Que médico procurar para um check-up?

Por:
Que médico procurar para um check-up?
31 de janeiro de 2020 Dra. Nubia
Médico indicando exames de check-up

O check-up médico é essencial para a preservação da saúde, assim como para a prevenção de doenças. Dessa forma, todos devem realizar, ao menos uma vez por ano, exames de rotina, conforme orientação médica.

Confira ao longo deste artigo as principais especialidades recomendadas em diferentes casos. 

Primeiros passos para o check-up

Em muitos casos, o médico recomendado para a realização do direcionamento de um check-up, após anamnese realizada, é o clínico geral. 

Durante a consulta, o profissional deverá perguntar sobre a rotina básica do paciente, se há um incômodo específico em seu bem-estar ou se há histórico familiar de determinadas doenças. Diante das informações, o médico poderá fazer o direcionamento correto de acordo com o histórico de saúde e de hábitos do paciente.

No entanto, os pacientes também podem procurar especialistas diretamente. No caso das mulheres, por exemplo, é ideal incluir a visita ao ginecologista em seu check-up. Ou, para homens acima de 50 anos, recomenda-se a consulta com um urologista anualmente.

Saiba mais:

Conheça as especialidades da Clínica Viver para o seu diagnóstico

Ecografia Transvaginal: tudo sobre este exame ginecológico

Direcionamento médico

Após a etapa de reconhecimento do histórico do paciente, alguns especialistas podem ser envolvidos para o diagnóstico completo da saúde do corpo. Entenda melhor a seguir.

Pneumologista

Este profissional é especializado na saúde dos pulmões e responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças no órgão. Tais como: pneumonia, câncer de pulmão, embolia pulmonar, e doenças da via respiratória.

Sendo assim, pessoas com problemas respiratórios, com histórico de infecções e fumantes, por exemplo, devem ser direcionadas para o pneumologista. Nestes casos, alguns dos principais exames recomendados, a depender do caso, são:

 

  • Raio-x do tórax
  • Espirometria

 

Endocrinologista

São encaminhados para este profissional pessoas com sintomas de disfunções hormonais. Sendo os principais sintomas a perda ou ganho de peso repentina, queda excessiva de cabelo, unhas frágeis e alteração na taxa glicêmica.

Os principais exames solicitados pelo endocrinologista são:

 

  • Ecografia de abdome total
  • T3 e T4

 

  • TSH 

 

  • Glicemia de jejum
  • Insulina basal
  • Lipidograma
  • Provas de função hepática e renal
  • Dosagem de hormônios sexuais

Saiba mais:

Tireoide: como detectar distúrbios relacionados

Cardiologista

Pacientes que precisam de tratamento no coração, exames de rotina ou orientação preventiva devem procurar um especialista em cardiologia.  

Dor no peito, cansaço e falta de ar, taquicardia, e histórico familiar são os principais indicadores para a necessidade de acompanhamento deste especialista. 

Dentre os principais exames solicitados pelo cardiologista para o check-up estão: 

 

  • Raio-x do tórax
  • Eletrocardiograma
  • Ecocardiografia
  • Mapa e Holter

 

Dermatologista

O dermatologista é indicado para o tratamento e prevenção de doenças da pele, do cabelo e das unhas.

É recomendado procurar este profissional quando há excesso de cravos e espinhas, manchas e irritação na pele, queda excessiva de cabelo. 

O exame físico é o mais comum durante uma consulta com o dermatologista. Quando detectada alguma alteração na pele do paciente, no entanto, há a possibilidade de que o especialista solicite outros exames, como a biópsia.

Gastroenterologista 

Este profissional é responsável por todo o trato gastrointestinal — da boca ao ânus —, desde medidas de prevenção até o tratamento de doenças.

Doenças como hemorroida, gastrite, refluxo, pancreatite, cirrose e intolerância à lactose são de domínio do gastroenterologista.

Os principais exames solicitados:

 

  • Endoscopia digestiva alta
  • Ecografia abdominal

 

Reumatologista

Reumatologista é o médico que cuida do tecido conjuntivo, ossos, tendões e cartilagens do corpo humano.

Problemas como artrite, osteoporose, lupus, tendinite e gota são tratados por este especialista. Este profissional deve ser indicado principalmente para pessoas idosas. 

Alguns dos principais exames recomendados pelo reumatologista são:

 

  • Provas de atividade reumática no sangue.

 

Mastologista

O mastologista é o profissional que cuida da saúde das mamas, responsável pelo tratamento de patologias e prevenção de doenças na região.

Presença de nódulos e assimetrias, sangramento e secreções, alterações na aparência dos mamilos, dores e inchaço são alguns dos principais sintomas tratados por especialistas em mastologia.

Os exames pedidos com mais frequência por este especialista são:

  • Mamografia — para mulheres acima de 40 anos, ou com histórico de câncer de mama na família.

 

 

Ginecologista

O ginecologista é o responsável pelo aparelho reprodutor feminino e pela manutenção da saúde da mulher, no geral. Mulheres de todas as idades, portanto, devem consultar o médico anualmente. 

Durante uma consulta com o ginecologista, além da anamnese, podem ser realizados alguns exames,  o papanicolau,  e a colposcopia. O ginecologista pode ainda pedir exames para pesquisa de HPV, como a captura híbrida. 

Geralmente são indicados:

Ecografia transvaginal ou pélvica para avaliação do útero e ovários, e se descartar a possibilidade de miomas, pólipos e cistos ovarianos.  Ou dosagens hormonais em casos específicos.

Saiba mais:

Exames ginecológicos: conheça os principais

Urologista

Especialmente para homens acima de 50 anos, ou pessoas com histórico de infecções urinárias, o urologista deve ser incluído para a realização do check-up. 

Responsável por cuidar especialmente do trato urinário, um dos exames solicitados com maior frequência pelo urologista é a ecografia do aparelho urinário e da próstata.

Saiba mais:

Doenças comuns entre os homens e como evitá-las

————————————————

O que você está esperando para agendar o seu check-up? Se já tem pedidos de exames de imagem em mãos, clique aqui e agende agora mesmo o seu exame.