Doenças comuns entre os homens e como evitá-las

De acordo com o IBGE, a expectativa de vida dos homens no Brasil atualmente é de 72,5 anos, enquanto a das mulheres é de 79,6 anos. Esses números correspondem a uma diferença considerável, que pode ser justificada por outro dado: segundo pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, um terço dos homens não cuidam da própria saúde.

Ao longo deste artigo, portanto, explicaremos mais sobre algumas doenças que acometem os homens e indicaremos os exames mais indicados como método de prevenção. Confira!

Doenças que acometem exclusivamente os homens

Câncer de próstata

O câncer de próstata ainda é o mais frequente entre os homens. De acordo com o Inca, um a cada seis homens desenvolverá a doença ao longo da vida, apresentando um número anual de cerca de 70 mil novos casos.

De maneira geral, a doença não apresenta sintomas na fase inicial e, por isso, os exames de prevenção devem ser realizados anualmente após os 50 anos ou a partir dos 40 anos, em casos de histórico familiar.

Os exames mais recomendados são de toque retal — para avaliar o tamanho, textura e forma da próstata —, e de PSA para avaliar a quantidade de proteína produzida pela próstata por meio um exame de sangue.

Para a prevenção da doença é importante manter hábitos saudáveis como a diminuição do consumo alcoólico, o consumo de legumes, verduras e frutas, cereais e grãos, além parar de fumar e preservar uma dieta com menos gordura.

Hidrocele

Hidrocele é o nome da doença causada pelo excesso de acúmulo de fluídos na região do testículo, causando inchaço. Apesar de muitas vezes desaparecer sem a necessidade de tratamentos específicos, a condição pode indicar doenças mais graves, como o câncer.

Além disso, se a hidrocele causar incômodo forte ou dores, pode ser feita uma cirurgia de remoção desse acúmulo de fluídos na membrana do testículo.

Infelizmente não há métodos de prevenção para a doença, a não ser manter os exames de check-up em dia para o diagnóstico precoce.

Varicocele

A varicocele é uma doença causada pela dilatação das veias devido ao funcionamento ruim das válvulas venosas. Esta condição, detectada por meio do exame físico, geralmente acontece no início da puberdade e, quando é tratada precocemente, pode evitar a infertilidade.

Por não possuir formas de prevenção, o ideal é que o homem realize anualmente os exames de check-up, a fim de realizar um diagnóstico precoce e facilitar o tratamento.

Torção testicular

Torção testicular é uma condição emergencial causada, normalmente, por fatores genéticos. Acontece devido ao enfraquecimento do tecido que suporta os testículos, causando a torção.

Principalmente por ser uma doença influenciada por fatores genéticos, é essencial que os pacientes com histórico familiar realizem os exames de check-up anualmente. O tratamento precoce influencia diretamente na recuperação do paciente e no resultado para preservar a saúde do testículo.

Orquite e epididimite

Ambas as condições são causadas por inflamações. De maneira geral, essas infecções apresentam sintomas como febre, mal-estar, dor intensa no saco escrotal e inchaço na região afetada. Além da recomendação médica para o tratamento, é necessário que o paciente permaneça de repouso e utilize compressas para aliviar as dores.

Existem alguns métodos de prevenção para as inflamações, como o cuidado para não contrair doenças sexualmente transmissíveis e cuidar corretamente de infecções no trato urinário.

Câncer testicular

Alguns sintomas do câncer testicular podem ser confundidos com problemas mais simples, como a orquite e a epididimite citadas anteriormente. É importante, portanto, consultar o médico sempre que surgirem sintomas como nódulos ou inchaço testicular, falta de ar e dor torácica.

Nesse caso, o autoexame é a forma mais eficiente para a prevenção. Assim como todos os tipos de cânceres, cultivar bons hábitos saudáveis e fazer exercícios físicos com frequência pode ajudar a prevenir a doença.

Principais exames de prevenção para a saúde dos homens

Os principais exames indicados pelos médicos para o diagnóstico dessas doenças citadas são os de ultrassonografia e ultrassonografia com doppler, além de exames de sangue feitos na frequência indicada.

Dessa forma, é possível entender que os métodos para a prevenção das doenças exclusivamente masculinas são relativamente simples, incluindo a realização de exames de rotina, consultas frequentes com o urologista e a preservação de bons hábitos alimentares.

Ainda não fez o seu check-up de rotina? Consulte-se com um urologista e conte com a Clínica Viver para realizar os seus exames de imagem.