Elastografia
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, os problemas relacionados ao coração são a principal causa de morte em nosso país.
Mesmo com essa evidente gravidade, as patologias cardiológicas têm um importante aliado em seu combate, o diagnóstico precoce, que pode ser realizado através da identificação das doenças durante o check-up cardiológico.
Saiba mais sobre essa importante bateria de exames e porque você deve fazer o check-up cardiológico, boa leitura!
O check-up cardiológico é um conjunto de exames que visam avaliar a condição de saúde do seu coração e de outros componentes do corpo ligados a ele, como as artérias.
Como a maioria das doenças do coração apresentam sintomas apenas quando o quadro já é grave, a melhor forma de saber se você está desenvolvendo alguma delas é através de uma seleção de exames realizados em conjunto que oferecem informações sobre a saúde cardiovascular.
Você sente dores no peito? Saiba se elas se relacionam aos problemas cardíacos:
Dor no peito é sempre sinal de problemas cardíacos?
Pré-diabetes: Sintomas e Como Prevenir
Fibroadenoma mamário: o que você precisa saber
Não existe um período definitivo que indique o momento que você deve realizar o check-up cardiológico, isso dependerá principalmente da sua condição de saúde.
Pessoas que se possuem algum dos fatores de risco a seguir devem se acostumar a fazer o check-up desde o início da vida adulta:
Também se incluem nos fatores de risco alguns hábitos de vida, como tabagismo, alcoolismo, sedentarismo e má alimentação.
Se você não se enquadra ao grupo de risco, é recomendado que o check-up cardiológico seja agregado aos seus exames de rotina anuais, a partir dos 35 anos para homens e 40 para mulheres.
Pensando em procurar um médico cardiologista? Saiba se é o momento certo:
Como saber se é hora de procurar um cardiologista?
Ataque cardíaco: sinais e como evitar?
Sopro no coração: causas e tratamentos
Agora que você já sabe o que é e qual é a importância do check-up cardiológico, confira os principais exames que fazem parte dele:
Os exames laboratoriais são uma excelente fonte de material para o início de uma investigação da saúde do coração, a partir da coleta de sangue é possível analisar os seguintes resultados que se relacionam ao órgão:
Provavelmente quando você pensa em exames ligados à verificação do coração, o eletrocardiograma é o que vem em sua mente.
Fundamental para uma checagem e o começo de um diagnóstico aprofundado, o procedimento é realizado através de eletrodos fixados no tórax do paciente.
Nesse exame, será possível avaliar o ritmo do coração, se ele possui algum distúrbio na condução elétrica, sobrecargas de artérias e válvulas e isquemias cardíacas.
Similar ao eletrocardiograma, no teste ergométrico, conhecido também como teste do esforço, eletrodos são fixos ao tórax dos pacientes. Porém, esse exame, ao contrário do anterior, é realizado em movimento, podendo ser em uma esteira ou bicicleta ergométrica.
Através do controle dos batimentos e da pressão arterial durante o procedimento, é possível indicar se o paciente possui algum problema do coração quando submetido a um grande esforço físico.
Além dos 3 principais exames citados, o médico responsável também pode incluir no check-up cardiológico outros exames complementares, como o MAPA e o Holter.
O MAPA – Monitoramento Ambulatorial da Pressão Arterial – mede durante 24 horas a pressão arterial do paciente em ambiente externo ao da clínica.
Já o Holter verifica, nas mesmas 24 horas, o ritmo cardíaco através de eletrodos fixos ao paciente durante o período.
Conheça outros exames relacionados a avaliação do coração:
7 exames que avaliam a saúde do coração
Como você viu, o check-up cardiológico engloba os principais exames que possibilitam o diagnóstico precoce de problemas no coração.
Se você está em Brasília e deseja cuidar da saúde desse órgão vital para o funcionamento do seu corpo, não deixe de conhecer a Clínica Viver.
Possuímos toda a infraestrutura necessária para que você seja bem atendido e realize os seus procedimentos com tranquilidade.