Por que fazer check-up cardiológico?

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, os problemas relacionados ao coração são a principal causa de morte em nosso país.

Mesmo com essa evidente gravidade, as patologias cardiológicas têm um importante aliado em seu combate, o diagnóstico precoce, que pode ser realizado através da identificação das doenças durante o check-up cardiológico.

Saiba mais sobre essa importante bateria de exames e porque você deve fazer o check-up cardiológico, boa leitura!

O que é e por que fazer check-up cardiológico?

O check-up cardiológico é um conjunto de exames que visam avaliar a condição de saúde do seu coração e de outros componentes do corpo ligados a ele, como as artérias.

Como a maioria das doenças do coração apresentam sintomas apenas quando o quadro já é grave, a melhor forma de saber se você está desenvolvendo alguma delas é através de uma seleção de exames realizados em conjunto que oferecem informações sobre a saúde cardiovascular.

Você sente dores no peito? Saiba se elas se relacionam aos problemas cardíacos:

Dor no peito é sempre sinal de problemas cardíacos?

Pré-diabetes: Sintomas e Como Prevenir

Fibroadenoma mamário: o que você precisa saber

Quando fazer check-up cardiológico?

Não existe um período definitivo que indique o momento que você deve realizar o check-up cardiológico, isso dependerá principalmente da sua condição de saúde.

Pessoas que se possuem algum dos fatores de risco a seguir devem se acostumar a fazer o check-up desde o início da vida adulta:

Também se incluem nos fatores de risco alguns hábitos de vida, como tabagismo, alcoolismo, sedentarismo e má alimentação.

Se você não se enquadra ao grupo de risco, é recomendado que o check-up cardiológico seja agregado aos seus exames de rotina anuais, a partir dos 35 anos para homens e 40 para mulheres.

Pensando em procurar um médico cardiologista? Saiba se é o momento certo:

Como saber se é hora de procurar um cardiologista?

Ataque cardíaco: sinais e como evitar?

Sopro no coração: causas e tratamentos

Exames do check-up cardiológico

Agora que você já sabe o que é e qual é a importância do check-up cardiológico, confira os principais exames que fazem parte dele:

1. Exames de laboratório

Os exames laboratoriais são uma excelente fonte de material para o início de uma investigação da saúde do coração, a partir da coleta de sangue é possível analisar os seguintes resultados que se relacionam ao órgão:

2. Eletrocardiograma

Provavelmente quando você pensa em exames ligados à verificação do coração, o eletrocardiograma é o que vem em sua mente.

Fundamental para uma checagem e o começo de um diagnóstico aprofundado, o procedimento é realizado através de eletrodos fixados no tórax do paciente.

Eletrocardiograma

Nesse exame, será possível avaliar o ritmo do coração, se ele possui algum distúrbio na condução elétrica, sobrecargas de artérias e válvulas e isquemias cardíacas.

3. Teste ergométrico

Similar ao eletrocardiograma, no teste ergométrico, conhecido também como teste do esforço, eletrodos são fixos ao tórax dos pacientes. Porém, esse exame, ao contrário do anterior, é realizado em movimento, podendo ser em uma esteira ou bicicleta ergométrica.

Por que fazer check-up cardiológico?

Através do controle dos batimentos e da pressão arterial durante o procedimento, é possível indicar se o paciente possui algum problema do coração quando submetido a um grande esforço físico.

4. Exames complementares

Além dos 3 principais exames citados, o médico responsável também pode incluir no check-up cardiológico outros exames complementares, como o MAPA e o Holter.

O MAPA – Monitoramento Ambulatorial da Pressão Arterial – mede durante 24 horas a pressão arterial do paciente em ambiente externo ao da clínica.

MAPA 24h

Já o Holter verifica, nas mesmas 24 horas, o ritmo cardíaco através de eletrodos fixos ao paciente durante o período.

Exame Holter 24h

Conheça outros exames relacionados a avaliação do coração:

7 exames que avaliam a saúde do coração

Faça check-up na Clínica Viver!

Como você viu, o check-up cardiológico engloba os principais exames que possibilitam o diagnóstico precoce de problemas no coração.

Se você está em Brasília e deseja cuidar da saúde desse órgão vital para o funcionamento do seu corpo, não deixe de conhecer a Clínica Viver.

Possuímos toda a infraestrutura necessária para que você seja bem atendido e realize os seus procedimentos com tranquilidade.

Agende já os seus exames aqui!