Mamografia ou Ecografia Mamária? Qual o melhor exame para mim?

Mamografia ou Ecografia Mamária? Qual o melhor exame para mim?
28 de agosto de 2018 Dra. Nubia
Avatar
Destaques, Doenças

Mamografia ou Ecografia Mamária?

Acompanhar a saúde da mama é obrigação de toda mulher. Acompanhe por meio do autoexame, de visitas periódicas ao médico e pela mamografia, se acima dos 40, e pela ecografia mamária, se abaixo.

E uma dúvida bastante comum nesse processo é quanto ao exame mais indicado para o acompanhamento da saúde da mama:

Para o meu caso específico, eu devo fazer uma mamografia ou uma ecografia mamária?

A resposta simples é que os 2 tipos de exames são importantes e complementares, já que nos fornecem informações diferentes.

 

Câncer de Mama - Mamografia

Mamografia

A mamografia é o exame de escolha para rastreamento do câncer de mama em mulheres a partir dos 40 anos.

Ela é realizada por meio de um aparelho de Raio X adaptado especificamente para um objetivo, colher das mamas imagens bastante detalhadas.

Para isso, é necessário que haja compressão das mamas na plataforma do aparelho, para um maior espalhamento das estruturas. É um incômodo muito pequeno para os benefícios que podem os obter com a descoberta precoce de qualquer problema.

Assim, com bons aparelhos, os mamógrafos, nós conseguimos uma melhor visualização de detalhes e possíveis alterações na glândula mamária. Suas imagens permitem que sejam identificados nódulos muito pequenos, a partir de 3 milímetros de diâmetro.

A Mamografia é considerada o padrão ouro no diagnóstico do câncer de mama, pois permite a identificação de microcalcificações, manifestações de um câncer de mama em estágio inicial.

Se você está em Brasília ligue agora para marcar sua Mamografia Digital. Tel: (61) 3034-8833

Tire suas dúvidas sobre a mamografia aqui!

 

Radiação

Como em qualquer exame radiológico, a radiação recebida é uma preocupação de pacientes e médicos, porém, hoje, esta é uma preocupação exagerada. Com equipamentos modernos, a emissão de radiação é extremamente baixa.

Uma vinculação muito divulgada e que tem pouca base real é a relação entre o câncer de tireoide e a mamografia.

Estudos mostram que o risco de a mamografia causar câncer da tireoide é muito pequena, já que a radiação emitida em um exame equivale a 30 minutos de radiação recebida por exposição direta ao sol. De qualquer forma, é sempre bom procurar clínicas que tenham aparelhos modernos, que emitam baixa radiação.

Então, como vimos, a mamografia é uma arma extremamente importante na luta contra o câncer de mama. Quanto mais cedo nós detectarmos um problema, maiores serão as chances de cura, que chegam a 95% para um câncer de mama descoberto em fase inicial. Não deixe que informações sem sentido interfiram no acompanhamento da saúde de sua mama.

 

Tipos de Mamografia

São dois os tipos de mamografia: a mamografia convencional e a mamografia digital. As diferenças ocorrem na forma de se armazenar as imagens do exame, já que ambas utilizam raios-X para colher as imagens.

Na mamografia convencional, a imagem é impressa em um filme, ao passo que na mamografia digital o armazenamento é digital, em computador. E isso faz diferença.

Com bons monitores e softwares avançados aprimora-se a visualização, aprimora-se o armazenamento das imagens e, assim, pode-se chegar a uma precisão maior de resultados.

Além disso, não há perda de qualidade com o tempo, a imagem colhida será sempre nítida, o que não ocorre com o filme. Existe, também, maior facilidade em se rever, movimentar e trabalhar as imagens, para um estudo ainda mais preciso.

 

A Ecografia Mamária (Ultrassonografia das Mamas)

Já a ecografia mamária, também chamada de ultrassonografia das mamas, ou ainda pela abreviação US mamária, pode ser realizada em qualquer idade, e é fortemente indicada para acompanhamento da saúde das mamas, por mulheres a partir dos 30 anos.

Por meio da ecografia, podemos detectar nódulos, e, pelas suas características ecográficas, determinar com boa precisão se são benignos ou malignos.

Para nódulos suspeitos, aqueles que têm potencial de malignidade, isto é, chance de serem malignos, é indicada uma análise mais aprofundada, que normalmente é feita por meio de punção.

O material obtido pela punção, que é a extração de uma pequena amostra do nódulo, é remetida para análise, feita em laboratório de patologia. Estuda-se a amostra, para determinar, com absoluta precisão, se o nódulo é maligno ou não.

Saiba mais sobre o exame de punção core biopsy de mama.

A ecografia, porém, não permite a visualização de microcalcificações – calcificações muito pequenas -, o que só é possível com a Mamografia. Ela é indicada para pacientes jovens, como importante exame complementar à Mamografia.

O resultado dos exames de imagem, como mamografia e ecografia, são as imagens impressas ou armazenadas em computador, e o laudo é o relatório descritivo do que foi encontrado.

É importante confirmar que os profissionais que captam e analisam as imagens são bastante experientes, já que precisam perceber qualquer alteração que possa indicar problema, tanto durante o exame, quanto na hora da análise dos resultados.

Se você está em Brasília, ligue agora para marcar sua Ecografia Mamária. Tel: (61) 3034-8833

 

Resumo

Então, neste artigo vimos que:

  • É importante fazer acompanhamentos pessoal (auto-exame) e profissional (exames de mamografia ou ecografia da mama) da saúde das mamas.
  • A mamografia é o principal exame para este fim.
  • A mamografia pode ser convencional ou digital.
  • A ecografia da mama é importante exame complementar para análise de possíveis problemas.
  • Podem ser necessárias punção e biópsia para nos certificarmos quando houver suspeita de malignidade.
  • Quanto mais modernas forem as máquinas de mamografia, menor será a exposição à radiação, e melhores serão as imagens e a qualidade dos resultados.
  • É importante que sua clínica de escolha tenha profissionais preparados tanto para fazer o exame, quanto para examinar seus resultados.

Assim, consulte regularmente seu ginecologista, que pode solicitar exames de imagem para uma pesquisa mais aprofundada da saúde de suas mamas.

Se você conhece alguém a quem possa interessar este artigo, por favor, indique-o, ou o sua versão em vídeo, abaixo.

Ligue para marcar ainda hoje sua consulta com Ginecologista ou Mastologista ou sua Mamografia / Ecografia Mamária! Tel: (61) 3034-8833

A Clínica Viver de Imagens Médicas, de Brasília, tem os mais modernos aparelhos de mamografia e ultrassonografia mamária, além de profissionais experientes e preparados para cuidar de seus exames e da sua saúde.

Selo Padrão Ouro Mamografia Clinica ViverNossa equipe de mamografia e saúde das mamas conta com profissionais altamente qualificados, treinados para as particularidades do atendimento ao público feminino.

A Clínica Viver foi honrada com o Certificado de Qualidade em Mamografia pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Nós dispomos de ambiente amplo e confortável, com 9 salas de ultrassonografia (ecografia), sendo uma delas com ecógrafo para ecodoppler fetal, além de mamografia digital e densitometria óssea.

Todos os nossos equipamentos são recentes e de última geração.

Prezamos também pela agilidade na marcação de consultas e exames, assim como na entrega dos resultados.

Acompanhe nossos textos e vídeos para mais informações sobre sua saúde.

Nossos laudos ecográficos são entregues minutos após o término do exame, e os da mamografia e densitometria óssea, em até 3 dias, sempre com checagem dupla.

Aguardamos e agradecemos sua participação.

Comentários (0)

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*