Elastografia
Nós já falamos por aqui no blog da Clínica Viver sobre os principais exames de coração, especificando como funciona cada um deles.
E hoje você verá não só os exames mais usuais na hora de checar a saúde do coração, mas sim quais os objetivos de cada um deles, com o apontamento dos casos em que cada um é indicado.
Boa leitura!
Confira uma lista com os principais exames de coração e quais são as doenças, ou problemas cardíacos, que podem ser descobertos através de cada um deles.
Os exames laboratoriais são aqueles feitos a partir da análise bioquímica de amostras corporais, como sangue, urina e fezes; a partir do que poderão ser identificados diversos fatores que impactam a nossa saúde como um todo, especialmente o sistema cardiovascular.
Por meio dos exames laboratoriais é possível diagnosticar e monitorar, por exemplo, como andam, por exemplo:
Veja também
Dor no peito é sempre sinal de problemas cardíacos?
Pré-diabetes: Sintomas e Como Prevenir
Partindo para os exames de imagem, temos o raio X de tórax, que é importante para avaliar diversas estruturas do tórax, inclusive o coração.
Ele é indicado para avaliar o tamanho e o formato do coração, o que é importante para investigar, por exemplo, quadros de insuficiência cardíaca.
Outra função desse exame é investigar a possibilidade de deposição de cálcio na artéria aorta.
O eletrocardiograma é um dos principais exames do coração por conta da sua capacidade de investigar alterações elétricas, que se reflitam no ritmo e na frequência dos batimentos.
Por meio dele, é possível diagnosticar problemas como arritmias ou infarto.
O exame de MAPA (monitorização ambulatorial da pressão arterial) é outro exame fundamental para avaliação da saúde cardiovascular, neste caso a avaliação da pressão alta ao longo de 24 horas.
O exame é útil para confirmar alterações pressóricas com mais segurança, ao longo da rotina diária do paciente, já que monitora a pressão inclusive durante o sono.
O Holter também é um exame de longa duração, porém, ele não avalia a pressão arterial, mas sim o ritmo e a frequência do coração.
Sendo similar ao eletrocardiograma, o exame também ajuda a diagnosticar alterações nos batimentos cardíacos, porém de forma mais prolongada (24 horas), visando captar possíveis alterações que não seriam percebidas numa avaliação rápida em consultório.
O exame de Holter é útil para acompanhar paciente em uso de marcapasso cardíaco, monitorar a resposta de medicamentos, entre outras utilidades.
Sendo basicamente um ultrassom do coração, o ecocardiograma é solicitado por cardiologistas que desejam verificar as condições do funcionamento do órgão.
A partir dele pode-se diagnosticar, por exemplo, insuficiência e sopros cardíacos, alterações nas câmaras do coração e nos vasos, além de tumores no coração.
Veja também
Como saber se é hora de procurar um cardiologista?
Ataque cardíaco: sinais e como evitar?
Conhecido também como teste do esforço, esse exame tem a função de analisar as respostas do coração diante de um esforço físico controlado e gradual.
Esse exame é útil para determinar a capacidade cardiovascular do(a) paciente para a prática de atividades físicas, estabelecer risco cirúrgico, investigar suspeitas cardíacas, entre outras.
Este exame é um ultrassom das artérias que saem do coração e passam pelo pescoço em direção ao cérebro, levando o sangue oxigenado à este; as artérias carótidas e vertebrais.
Através desse ultrassom podemos avaliar se há placas de gordura nestas artérias, qual o grau de obstrução, se existem estreitamentos ou dilatações (aneurismas) , e assim determinar o tratamento, que pode ser medicamentoso ou cirúrgico.
Além disso, é possível medir a espessura da parede da artéria carótida , e determinar se o paciente tem aumento do risco cardiovascular, devendo fazer mudanças no estilo de vida e uso de estatinas.
Os exames do coração citados acima são os mais importantes para investigar, diagnosticar e acompanhar a saúde do seu coração e fazem parte do chamado check-up cardiológico, que devem ser feitos de forma regular, especialmente para pessoas a partir dos 40 anos ou que possuam fatores de risco, como histórico de doença cardíaca, hipertensos, sedentários, obesos, entre outros.
Nesse sentido, conte com a Clínica Viver para realizar seus exames de imagem!
Nosso time de profissionais, experientes e atenciosos, e nossa estrutura moderna vão garantir os diagnósticos mais precisos e seguros para você e sua família.
Se você está no Distrito Federal ou Entorno, clique no link abaixo e agende sua avaliação e venha se cuidar conosco!