Exames de Imagem - Clínica Viver

Exame MAPA 24h: como é feito e para que serve?

Por mais que a medição tradicional da pressão arterial seja importante para avaliar esse dado, em alguns casos pode ser necessária uma avaliação mais prolongada e completa.

Nesses casos, o exame de escolha é o MAPA de 24h!

Se você passou por uma consulta médica, recebeu recomendação para realizar o exame MAPA 24h e quer saber mais sobre como ele é feito e para que serve, neste artigo você poderá sanar todas as suas dúvidas sobre esse procedimento fundamental para a análise da sua saúde cardiovascular. 

Boa leitura!

O que é para que serve o exame MAPA de 24 horas?

MAPA de 24h significa monitorização ambulatorial da pressão arterial realizada durante 24 horas. Como o próprio nome sugere, esse exame avalia a pressão do paciente durante um dia inteiro, inclusive durante o sono e suas atividades cotidianas.

Essa avaliação é importante porque algumas condições cardiovasculares podem só se manifestar em outros momentos e situações, que uma simples avaliação da pressão no ambulatório pode não revelar.

Algumas das vantagens dessa forma prolongada de avaliar a pressão em relação à medição tradicional são:

Agora que você já sabe o que é o MAPA, continue acompanhando o texto para conhecer a resposta para outras dúvidas que se relacionam ao exame.

Como é feito o exame MAPA 24 horas?

Assim como a avaliação da pressão em consultório, o exame MAPA 24h é um exame não invasivo e tranquilo para o paciente.

Ele é feito a partir de um manguito fixado ao braço do paciente, para acompanhar a pressão, além de um monitor que registra os seus resultados. Esse monitor pode ficar em uma pequena bolsa ou fixado à cintura.

O tempo de intervalo entre as verificações pode ser indicado pelo próprio médico, e todo trabalho é feito pelo próprio aparelho. Por exemplo, se a medição tiver de ser realizada a cada 15 minutos, nesse intervalo de tempo, o próprio sistema fará o procedimento e registrará o resultado.

Veja também

Check-up médico: exames e especialidades médicas

Qual a diferença entre o Holter e o MAPA?

Apesar de guardarem algumas semelhanças, o Holter e o exame MAPA 24h são procedimentos realizados de maneira diferentes e priorizam a identificação de resultados distintos.

O Holter serve para monitorar a atividade elétrica do coração, também durante 24 horas, com eletrodos fixados ao tórax do paciente e ligados a um aparelho que faz o acompanhamento do registro.

Exame Holter
Exame Holter 24h

Nesse exame serão identificados arritmias, bloqueios,  palpitações e demais alterações no funcionamento do coração, enquanto no MAPA serão identificados problemas relacionados à pressão arterial.

Ambos os exames podem ser utilizados de maneira complementar, possibilitando um diagnóstico mais preciso de doenças ligadas ao coração.

Veja também

7 exames que avaliam a saúde do coração

Onde realizar o exame MAPA 24h em Brasília-DF?

O MAPA pode fazer parte do check-up anual do paciente ou indicado esporadicamente para o acompanhamento da pressão.

Se você é de Brasília e possui um pedido de realização do MAPA conheça a Clínica Viver e agende o seu exame, contamos com equipamentos de ponta e uma equipe preparada para atender às suas necessidades!

 

Exame MAPA 24h na Asa Sul, Brasília-DF

SHLS 716 Sul | Ed. Centro Clínico Sul Torre I | 3º andar | Salas 320 à 324 CEP: 70390-700

Exame MAPA 24h Em Taguatinga, Brasília-DF

QS 3 Lotes 3, 5 e 7 | Edifício Pátio Capital Pistão Sul | 2º andar | Salas 232 e 233 Taguatinga/DF

QUERO AGENDAR MEU EXAME NA VIVER

Recomendados