Câncer
Com risco de evoluir para quadros graves, como o de embolia pulmonar, a trombose tem como um de seus principais aliados o diagnóstico rápido e realizado quando os sintomas estão começando a aparecer.
O local mais afetado pela condição são as pernas, que podem apresentar uma série de sintomas por conta do coágulo sanguíneo nas veias.
Saiba qual exame detecta trombose na perna, como ele funciona e quando um médico solicitará a sua realização.
Entenda mais sobre os trombos e como eles se formam lendo:
O que são trombos e como evitá-los
O exame que detecta trombose na perna é o ecodoppler venoso de membros inferiores.
Através do resultado do exame é possível detectar se existe um coágulo em alguma das veias da perna, sejam elas superficiais ou profundas.
Realizado através de um aparelho que emite um som de alta frequência, chamado ecógrafo, o ecodoppler tem os seus resultados convertidos em imagem por conta das respostas que o som encontra ao entrar em contato com as partes do corpo, nesse caso, a circulação sanguínea.
A pessoa com sintomas de trombose não precisa ter medo nenhum da realização do exame, o ecodoppler é totalmente indolor e não emite radiação, além de que as frequências de som utilizadas não são percebidas pelo nosso ouvido.
Dentro dos procedimentos padrões para a realização do exame, estão a aplicação de um gel aquecido para facilitar o deslizamento do aparelho e alteração da posição do paciente e da condição corporal, como inspirando e expirando, para uma melhor checagem.
Além de detectar a trombose venosa superficial ou profunda, o ecodoppler venoso de membros inferiores também identifica varizes, insuficiência venosa e outras complicações que envolvem a circulação sanguínea.
Quer descobrir como melhorar a sua circulação sanguínea? Confira nosso artigo completo sobre o assunto:
Como melhorar e o que é bom para circulação do sangue (sanguínea)?
Por conta do risco que a trombose traz aos demais órgãos do corpo, o médico solicitará a realização do ecodoppler assim que o paciente apresentar os sintomas de obstrução das veias, que são:
Além dos sintomas, também existem condições que facilitam o aparecimento da trombose, fazendo com que mesmo com sintomas leves ou quase imperceptíveis o médico solicite o exame, são elas:
Saiba mais sobre o diagnóstico da trombose lendo:
Trombose: sintomas, diagnóstico e tratamento
Agora que você já sabe qual exame detecta trombose na perna, confira como é realizado o tratamento da doença após a sua identificação.
Na maioria dos casos, o tratamento para a trombose é realizado através de remédios anticoagulantes.
O médico irá prescrever o seu tempo de uso conforme a gravidade e acompanhamento da situação, porém, um tempo regular seria de 3 a 6 meses.
Em alguns casos, o médico pode detectar riscos maiores da doença se desenvolver novamente, indicando o uso contínuo do remédio pelo paciente por tempo indeterminado.
Quando os remédios não fazem efeito, ou o trombo está localizado em uma veia muito profunda, o médico pode recorrer à cirurgia, retirando o coágulo ou aplicando um filtro na veia, o que impedirá a chegada da trombose a outros órgãos, como o coração.
Veja também: Glicose alta: causas, sintomas e como controlar
Para realizar o Ecodoppler venoso de membros inferiores em Brasília, você pode contar com a Clínica Viver.
As doenças cardiovasculares costumam apresentar sintomas que, muitas vezes, passam despercebidos.
Casos graves de trombose podem acabar afetando o coração, pulmão ou cérebro, levando a um infarto, embolia pulmonar e AVC, respectivamente.
Se o seu check-up vascular não está em dia, principalmente se você já foi vítima da COVID-19, marque a sua consulta na Viver, a clínica mais preparada de Brasília para cuidar da sua saúde.
Doenças cardiovasculares
Endocrinologia