O que são trombos e como evitá-los

A circulação é essencial no transporte de oxigênio e nutrientes para manter o bom funcionamento do corpo.

Então, o surgimento de trombos em veias e artérias pode levar a consequências graves, prejudicando o funcionamento de órgãos vitais como o pulmão, o coração e o cérebro.

Neste artigo, você vai entender o que são trombos, quais são as principais causas, como evitá-los e quando você deve procurar ajuda médica, impedindo que o quadro se agrave. 

Boa leitura!

O que são trombos?

Trombos são coágulos sanguíneos formados nas veias ou artérias que dificultam a circulação do sangue para outras partes do corpo, gerando aquilo que chamamos trombose.

O que são trombos e como evitá-los

Saiba mais sobre a trombose em nosso artigo completo sobre a doença:

Trombose: sintomas, diagnóstico e tratamento

Os principais fatores de risco para a formação de trombos são:

Os trombos geralmente afetam os membros inferiores e podem levar a complicações graves, sendo a principal delas a embolia.

A embolia acontece quando um trombo se desprende e passa a se movimentar na corrente sanguínea.

Esse coágulo, então, pode ficar preso em locais críticos do corpo — como cérebro, coração e pulmão — que quando impossibilitados de receber sangue, começam a ter o funcionamento prejudicado.

A trombose pode ser superficial ou profunda e dividida em duas categorias:

1. Trombose venosa

Ocasionada pelo trombo formado em uma veia, a trombose venosa pode ser considerada superficial ou profunda, conforme a veia afetada. 

O que são trombos e como evitá-los

Quando profunda, a trombose venosa — também conhecida por TVP —  pode desencadear a embolia pulmonar, que ocorre quando o trombo desprendido na veia se aloja no pulmão.

A TVP é considerada comum e em 90% dos casos o coágulo se forma nas pernas.

Já ao contrário das veias profundas, as veias superficiais não são rodeadas de músculos que podem comprimir e desalojar um coágulo de sangue. Por essas razões, em apenas 3% dos casos de TVS ocorre o desprendimento de um trombo (embolia).

2. Trombose arterial

A trombose arterial corresponde ao trombo que se desenvolveu em uma artéria. Ela é mais difícil de tratar, sendo muitas vezes solucionada apenas por cirurgia, e pode causar gangrena dos tecidos e amputação do membro

O que são trombos e como evitá-los

O coágulo formado e levado até uma artéria coronária – vasos fundamentais para o funcionamento do coração – pode causar um infarto.

Saiba mais sobre os problemas cardíacos e suas relações com as dores no peito:

Dor no peito é sempre sinal de problemas cardíacos?

Quando afeta a circulação cerebral, a trombose arterial pode levar a um acidente vascular cerebral – AVC.

O que causa o trombo e como evitá-los?

Agora que você já sabe o que são trombos, confira quais são as 3 principais categorias de causas da condição:

1. Lesão no vaso sanguíneo

A lesão na parede de um vaso, seja ele veia ou artéria, pode levar a formação de um coágulo.

Isso pode acontecer por procedimentos cirúrgicos que de alguma forma lesionam o vaso ou através de exames que utilizam cateter venoso.

2. Hipercoagulação

A hipercoagulação ocorre quando há um desequilíbrio no processo natural de coagulação, que pode ser ocasionado por processos inflamatórios, como:

3. Redução de velocidade do fluxo sanguíneo

Passar longos períodos com um membro imobilizado, principalmente a perna, pode levar a formação de coágulos. 

Por isso, para viagens longas e outras condições nas quais o corpo fique parado por horas, é sempre indicado colocar o corpo em movimento.

Como evitar os trombos

Algumas atitudes simples podem ser tomadas para evitar que os trombos apareçam. Elas são:

Como identificar um trombo e quando procurar ajuda?

Além de saber o que são trombos e como você pode evitá-los, ter o conhecimento de seus sintomas é o ideal para que você consiga identificar os sinais e possa procurar ajuda médica o mais rápido possível, evitando o agravamento do caso.

Os sintomas mais notórios da trombose no seu local de formação são:

Ao identificar um desses sintomas e principalmente se você estiver enquadrado nos fatores de risco de desenvolver trombos, procure um centro de saúde imediatamente.

Uma das formas de identificar se você tem propensão para desenvolver trombos, principalmente o arterial, é através de um check up vascular

Leia também:

Conheça os 4 principais problemas de circulação e como evitá-los!

Check up cardiovascular é na Clínica Viver!

Aqui na Clínica Viver estamos preparados para realizar o seu check up cardiovascular e auxiliar no cuidado da sua saúde. Realizamos vários exames capazes de identificar a trombose ainda em seu estágio inicial.

Somos referência em Brasília em exames de imagem e oferecemos a nossos(as) pacientes tecnologia de ponta, em um ambiente confortável e acolhedor, além de um time de profissionais experientes e atenciosos.

Recomendados