Doenças

Conheça os 4 principais problemas de circulação e como evitá-los!

A circulação sanguínea é um processo vital para o corpo humano, já que é por meio dele que todos os órgãos e tecidos do corpo recebem os nutrientes – e o oxigênio – necessários para nossa sobrevivência.

No entanto, esse complexo sistema está passível de diferentes problemas e alterações, o que pode levar a riscos bastante graves, inclusive à morte.

Confira abaixo quais são os principais problemas de circulação e como você pode se prevenir, evitando que eles ocorram ou evoluam. 

Acompanhe!

Principais problemas de circulação

Selecionamos 4 principais problemas de circulação dentre os que mais afetam a população brasileira, para que você os conheça e saiba como evitá-los.

1. Hipertensão arterial

Popularmente conhecida também como pressão alta, a hipertensão arterial é uma doença que ataca os vasos sanguíneos, podendo por consequência atingir o coração, o cérebro, os olhos e até os rins.

Muitas vezes a hipertensão surge por conta de tendências hereditárias, porém, pessoas obesas, fumantes, sedentárias ou aquelas que consomem bebidas alcoólicas ou (principalmente) sal em excesso, têm mais chance de desenvolver o problema.

Conheça os 4 principais problemas de circulação e como evitá-los

O tratamento da hipertensão arterial é feito tanto com por meio de mudanças de hábitos, como a prática de atividades físicas e alterações na dieta, assim como com o uso de medicamentos anti-hipertensivos.

Por se tratar de um problema crônico, é possível controlá-lo, mas não curá-lo, sendo necessário manter os cuidados, o acompanhamento e o monitoramento da pressão arterial por toda a vida.

👉 Veja também:

Colesterol alto tem sintomas? Descubra neste artigo

2. Acidente vascular cerebral (AVC)

O acidente vascular cerebral é uma condição que afeta o fluxo sanguíneo do cérebro, podendo deixar sequelas ou levar inclusive à morte.

Esse problema pode se apresentar de duas formas:

Conheça os 4 principais problemas de circulação e como evitá-los

Entre os principais causadores do AVC estão a hipertensão arterial não controlada e comportamentos nocivos à saúde, como o consumo excessivo de álcool, o tabagismo e a má alimentação.

Níveis elevados de colesterol e triglicerídeos também podem levar a acidentes vasculares cerebrais – principalmente do tipo isquêmico.

Os principais sinais são a perda da movimentação de um dos lados do corpo, com perda da função do braço e da perna, paralisia facial e dificuldade para falar. Episódios de AVC são uma emergência médica, devendo a vítima ser levada a serviço de pronto-socorro o quanto antes.

👉 Veja também:

Por que a menopausa aumento o risco de problemas cardiovasculares

3. Aneurisma

De origem muito semelhante a AVC, o aneurisma também pode ser causado tanto pela hipertensão arterial não tratada quanto por hábitos danosos ao corpo.

Trata-se de um dos principais problemas circulatórios devido ao grande risco de morte que ele traz.

O problema se caracteriza pela dilatação da parede de uma artéria que, quando se rompe, causa sangramentos e hemorragia interna. Também é possível que essa dilatação se mantenha durante anos (ou toda a vida) sem se romper.

Aneurismas podem ocorrer em praticamente qualquer artéria do corpo, como cérebro, coração, rins e abdômen, sendo que os quadros mais graves se dão nos casos em que o rompimento ocorre em artérias cerebrais, na aorta torácica ou abdominal, podendo levar à morte.

Ressonância magnética mostrando sangramento cerebral
Ressonância magnética mostrando sangramento cerebral

Assim como os demais problemas, o aneurisma pode ser evitado a partir do controle da hipertensão e da adoção de hábitos saudáveis.

👉 Veja também:

Quais os sintomas do infarto em mulheres e homens

4. Trombose

Por fim, a trombose também aparece como um dos principais problemas circulatórios e um dos que mais oferecem risco à vida.

Causada pela presença de coágulos – ou trombos – que são formações endurecidas de sangue que se deslocam geralmente das pernas e seguem pela corrente sanguínea, podendo chegar a outras regiões, como pulmões ou cérebro, levando ao entupimento dessas estruturas, impedindo a circulação; quadro conhecido como embolia.

Esse fenômeno pode levar a complicações graves, inclusive à morte.

Conheça os 4 principais problemas de circulação e como evitá-los

Um dos maiores problemas da trombose é que ela pode passar despercebida por muito tempo, sem manifestar qualquer sintoma. No entanto é possível que se manifeste na forma de dor, inchaço, aumento de temperatura ou mudança de cor nas pernas.

O problema pode ser causado como consequência de varizes não tratadas, longos períodos de imobilidade (internações), cirurgias, cigarro, obesidade, uso de anticoncepcionais, entre outras razões.

👉 Leia também:

Como saber se é hora de procurar um cardiologista

Artrite reumatoide: causas, sintomas e tratamentos modernos!

Quando procurar ajuda médica?

Diferentes tipos de problemas circulatórios pedem a ação de diferentes especialidades.

Para iniciar um acompanhamento, é possível buscar inclusive um médico clínico, que fará o devido encaminhamento para o especialista mais adequado.

Esses – e outros – problemas de circulação podem ser investigados, tratados e acompanhados por um(a) cardiologista (como no caso da pressão alta), um(a) angiologista (varizes e trombose) ou mesmo neurologista ou neurocirurgião (AVC e aneurisma).

Se você possui histórico familiar ou fatores de risco para algum dos problemas citados, o ideal é passar por uma avaliação o quanto antes e manter um acompanhamento regular, para monitorar sua saúde vascular.

Uma das principais características da maioria dos problemas circulatórios é serem silenciosos, ou seja, não costumam dar sinais claros até que o quadro esteja bastante avançado.

Se você está em Brasília ou Entorno, considere a Clínica Viver como sua melhor opção para realização dos exames mais importantes para investigar problemas circulatórios, como ecodoppler venoso ou ultrassonografias.

Se você tem exames solicitados, clique agora no link abaixo e agende agora mesmo seus exames conosco!

QUERO AGENDAR MEUS EXAMES NA VIVER

Recomendados