Como melhorar e o que é bom para circulação do sangue (sanguínea)?

Por:
Como melhorar e o que é bom para circulação do sangue (sanguínea)?
29 de agosto de 2020 Núbia Pereira Pinto
Como melhorar a circulação sanguínea

Elaboramos esse artigo com dicas fundamentais para você saber o que é bom para circulação do sangue e saber como melhorar a circulação sanguínea de uma vez por todas.

Apesar de parecer algo fora do nosso controle, muitas pessoas ignoram o fato de que é possível melhorar a circulação sanguínea com alguns hábitos que envolvem exercícios e alimentação. 

Sabe-se que a má circulação do sangue pelo corpo pode levar a doenças vasculares, como varizes e trombose. Mas, além dessas, problemas vasculares estão relacionados a vários outros sintomas nocivos, como: falta de disposição no dia a dia, inchaço, formigamento, e dores nos membros, especialmente nas pernas.

Um estilo de vida sedentário e uma alimentação não saudável, especialmente muito gordurosa, são os principais vilões para a saúde vascular. Outros fatores considerados de risco são o tabagismo e a diabetes.

Além de implementar os bons hábitos, é importantíssimo fazer exames de check-up e não deixar de consultar o seu angiologista periodicamente para monitarar sua saúde vascular.⠀⠀⠀

Neste artigo vamos dar algumas dicas fáceis de como melhorar a circulação sanguínea na cabeça, nos pés e nas pernas. São dicas focadas em exercícios, movimentos e hábitos alimentares que podem ser implementados na sua rotina diária e que terão um impacto duradouro na sua saúde vascular.

Apenas com essas dicas já será possível melhorar a circulação das pernas e pés.

Como melhorar a circulação sanguínea (do sangue)?

Afinal, o que é bom para circulação do sangue? Veja a lista com dicas que preparamos para você.

1. Pratique exercícios

Os exercícios físicos, além de trazerem benefícios para a saúde de todo o corpo, são fundamentais para a circulação sanguínea. Durante os exercícios físicos, o fluxo sanguíneo aumenta e os vasos sanguíneos se expandem, tornando o transporte de oxigênio mais eficiente. 

Exercício para circulação sanguínea

Como recomendação, 30 minutos de caminhada por dia, no mínimo, são essenciais para manter a saúde como um todo. Mas cuidado para não pegar leve demais, é importante sentir o coração trabalhando de maneira mais acelerada durante a atividade física. 

Pratique exercícios

Para atividades realizadas em casa, simular que está pulando corda ou correndo sem sair do lugar, além do conhecido polichinelo, são boas alternativas para ativar o seu corpo. 

Essa combinação de fazer caminhadas longas ou subir escadas e depois se alongar será ótima para melhorar sua circulação. Infelizmente a maioria das pessoas passa a maior parte do dia sentada e fazem pouca ou nenhuma atividade física regular.

2. Alimente-se de forma equilibrada

A alimentação saudável, assim como os exercícios físicos, tem um importante papel na saúde vascular. Uma dieta com muita gordura, especialmente saturada, pode acabar entupindo as veias e prejudicando o fluxo sanguíneo. 

A recomendação é abusar de alimentos ricos em vitamina C e alimentos ricos em água e antioxidantes para o ajudar a eliminar as toxinas que podem estar provocando o problema. Alguns exemplos desse tipo de alimentos: laranja, limão, atum, sardinha, castanha-do-pará, amêndoas, alho, cebola.

Alimentos que melhoram a circulação

Além da pimenta, famosa por suas propriedades vasodilatadoras, o gengibre e o açafrão são ótimos para melhorar a circulação sanguínea por conta de seus componentes anti-inflamatórios e antioxidantes. Então trate de incluir esses alimentos em sua dieta.

alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes

Não fume

Fumar contrai os vasos sanguíneos e pode aumentar as chances do desenvolvimento de doenças pulmonares. Sabemos que o cigarro é prejudicial a saúde por diversos motivos e seus efeitos no sistema circulatório também é um deles.

3. Não fique muito tempo na mesma posição

Seja sentado ou em pé, esse hábito pode piorar a circulação sanguínea. Estar em movimento facilita que o sangue circule e leve os nutrientes para todo o corpo, como deveria. 

A recomendação é de fazer alongamentos ou caminhadas curtas pelo menos de hora em hora quando se está muito tempo na mesmas posição. 

aquecimento-e-alongamento-circulação sanguinea

Leia também:

O que acontece se eu não tratar as varizes?

4. Evite usar salto alto por muito tempo

O uso por tempo prolongado do salto alto pode atrapalhar na circulação sanguínea. O uso dos músculos da perna, principalmente da panturrilha, é o principal responsável pelo fluxo sanguíneo dos membros inferiores aos superiores.

O salto alto anula a necessidade de contração dos músculos da panturrilha e outros músculos da perna, dificultando que a circulação flua normalmente nos membros inferiores. 

Leia também

Exames para avaliação de varizes

Trombose: o que é, sintomas e diagnóstico

5. Faça exames de Check-up

Adote hábitos saudáveis e faça exames de check-up. O médico angiologista é o mais recomendado para cuidar da sua saúde vascular por ser especializado no estudo dos vasos do sistema circulatório: artérias, veias e também o sistema linfático. 

Veja alguns exames de check-up que podem ser solicitados pelo seu médico para monitorar sua saúde vascular. 

  • Ecodoppler de Membro Inferior (Arterial e Venoso) – tem como objetivo encontrar coágulos no interior de veias da perna (trombose) que podem se soltar para os pulmões, causando embolia pulmonar;
  • Ecodoppler de Membro Superior (Arterial e Venoso) – tem como objetivo analisar a circulação, nos braços, do sistema venoso;
  • Ecodoppler de Aorta e Ilíacas – avalia a aorta e as artérias ilíacas e fluxo sanguíneo. Este exame é indicado, principalmente, na avaliação dos aneurismas de aorta, que são dilatações na parede aórtica, assintomáticos e normalmente relacionados à aterosclerose, fumo e doenças cardíacas. A ruptura de um aneurisma de aorta pode causar consequências graves e até a morte.
  • Ecodoppler de Carótidas e Vertebrais – analisa as carótidas, que são artérias que passam pela região do pescoço, originadas na curvatura torácica da aorta e direcionando-se ao  cérebro.  As placas de gordura na parede das artérias podem diminuir a passagem de sangue para o cérebro,  causando AVC,  o chamado derrame cerebral.
  • Ecodoppler de Aorta e Artérias Renais – é um exame em que se avalia a aorta abdominal e as artérias renais, seu calibre, fluxo e a presença de dilatação ou estreitamento.  O estreitamento das artérias renais pode ser a causa da hipertensão em pacientes jovens .

Conclusão

Tanto a medicina tradicional como a alternativa concordam que a circulação sanguínea adequada é um fator chave para a saúde e o bem-estar. Existem várias maneiras de melhorar o fluxo sanguíneo, incluindo dieta e estilo de vida.

É difícil de acreditar, mas seu corpo possui cerca de 90.000 quilômetros de vasos sanguíneos. Junto com o coração e outros músculos, eles constituem o sistema circulatório. Essa rede de estradas leva sangue a todos os cantos do corpo mas quando sua circulação é ruim, ela retarda ou bloqueia esse fluxo sanguíneo.

Isso significa que as células do seu corpo podem acabar não recebendo todo o oxigênio e nutrientes de que precisam.

            Gostou das nossas dicas práticas de como melhorar a circulação sanguínea? A Clínica Viver realiza todos esses exames capazes de identificar problemas cardiovasculares. Para agendar um exame conosco, clique aqui! 

Confira também os convênios que atendemos.