Quais as causas de morte súbita em adultos jovens?

Responsável pela morte de cerca de 300 mil brasileiros por ano, segundo a Sobrac (Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas), a morte súbita acomete pessoas de qualquer idade, inclusive jovens e adultos.

Mesmo aqueles que mantêm um estilo de vida saudável podem ser vítimas dessa fatalidade.

Pensando nisso, elaboramos um conteúdo para que você saiba quais são as principais causas da morte súbita em adultos jovens e como a prevenção pode ser feita.

O que é morte súbita?

A morte súbita é caracterizada por um evento que leva uma pessoa a óbito subitamente, isto é, de maneira inesperada, repentina. Nesse sentido, o quadro se caracteriza pela ausência de qualquer sinal prévio ou sintomas anteriores.

É importante frisar que na medicina é estabelecida como morte súbita ocasiões que decorrem de fatores internos, como o mau funcionamento do coração, e não fatores externos, como acidentes e agressões.

Leia também:

6 sintomas que podem indicar problema no coração

Causas de morte súbita nos adultos jovens

A principal causa de morte súbita em adultos jovens é a arritmia cardíaca, ou seja, quando os batimentos do coração passam a acontecer em um ritmo diferente do normal.

Porém, esse descompasso não acontece do nada, sendo gerado por alguma condição prévia. Sabendo disso, confira quais são as principais causas de arritmia cardíaca, que pode levar à morte súbita:

Essas duas condições são as principais causas da morte súbita em adultos jovens (até 35 anos) e, muitas vezes, a arritmia é a sua primeira manifestação.

Também ligado à saúde do coração, temos o uso de substâncias ilícitas ou o uso de medicamentos sem orientação médica (condições que também podem gerar arritmias cardíacas), tais como:

A morte súbita também pode estar relacionada a outros fatores, como:

Pré-diabetes: Sintomas e Como Prevenir

Principais fatores de risco

Apesar de poder acometer pessoas de diferentes idades e estilos da vida, alguns fatores podem ser indicados como de risco para a ocorrência de morte súbita em adultos jovens, como:

Leia também:

Dor no peito é sempre sinal de problemas cardíacos?

Ataque cardíaco: sinais e como evitar?

Como prevenir a morte súbita em adultos jovens

Infelizmente, os principais causadores de morte súbita em adultos jovens não apresentam sintomas, portanto a melhor forma de prevenção é a realização de exames periódicos para checar a saúde, principalmente do coração, identificando potenciais causadores de arritmia.

Pessoas que se enquadram nos fatores de riscos devem priorizar esses exames e procurar um médico aos mínimos sinais de que algo está errado com o funcionamento do corpo.

Ao optar pela prática de uma atividade física intensa, que eleve os batimentos cardíacos acima dos 150 bpm, é fundamental que o atleta procure previamente um cardiologista para avaliar as condições do seu coração.

Entre os principais exames que ajudam a identificar problemas cardiovasculares que podem resultar em morte súbita estão:

mulher realizando teste ergométrico acompanhada de profissional

Conheça os exames mais solicitados para checar a saúde do coração:

7 exames que avaliam a saúde do coração

Não deixe para depois, mantenha sua saúde em dia!

Neste artigo, você conheceu as causas de morte súbita em adultos jovens e o que fazer para se prevenir.

Se você está em Brasília e tem exames de imagem solicitados, conheça a Clínica Viver. Contamos com uma estrutura moderna e um time de profissionais preparados e atenciosos para garantir a avaliação mais precisa e confortável para você e sua família.

Clique no link abaixo e venha cuidar da sua saúde conosco!

AGENDE JÁ OS SEUS EXAMES!

Recomendados