Exames de Imagem - Clínica Viver
Os sintomas que podem indicar um problema no coração são diversos e nem sempre diretamente associados à área cardíaca necessariamente. Caso você identifique algum dos sintomas desta lista de maneira persistente, procure assistência médica.
As doenças cardiovasculares são distúrbios que acometem tanto o coração quanto os vasos sanguíneos e podem causar danos graves e permanentes à saúde, incluindo a morte.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças do sistema cardiovascular são a principal causa de morte no mundo, com quase 18 milhões de óbitos só em 2016, sendo que boa parte poderia ter sido evitada apenas com cuidados básicos, como mudanças nos hábitos de vida.
No entanto, nem sempre é fácil identificar os sinais de que há algo errado com o seu coração, pois algumas doenças costumam ser silenciosas ou só apresentarem sintomas em estágios mais avançados.
Nesses casos, as avaliações médicas regulares e os exames preventivos são o melhor cuidado que você pode tomar.
Acompanhe o artigo para descobrir quais são os 6 principais sinais de que pode haver algo errado com o seu coração.
Abaixo listamos os principais sintomas de que você pode estar tendo um problema cardíaco:
Dores no peito não estão associadas apenas à doenças do coração: elas também podem estar relacionadas a problemas como gases, ataques de pânico e problemas respiratórios.
As principais características das dores no peito relacionadas à doenças cardiovasculares (principalmente o infarto agudo do miocárdio) são a intensidade da dor, que costuma ser bem elevada, com sensação de ardência ou como um “aperto no peito”, que se mantêm por mais de 20 minutos.
A sensação de irradiação da dor para outros membros próximos, como o braço esquerdo, pescoço, costas e mandíbula também são indicativos de um possível infarto agudo do miocárdio.
Em qualquer caso de dor persistente e intensa no peito, procure assistência médica imediatamente.
De modo geral, em repouso um coração saudável bate de maneira regular. As batidas cardíacas irregulares podem ser percebidas quando o ritmo de batimentos do coração é alterado sem a presença de estímulos externos como estresse, esforços físicos, sustos, dentre outros.
Dentre os tipos de batidas cardíacas irregulares, podemos citar a bradicardia (quando o coração parece estar batendo devagar demais) e a taquicardia (quando está batendo de maneira acelerada).
Ambos os sintomas podem estar associados a algum tipo de insuficiência cardíaca e indicam deficiências no envio de sangue para as extremidades do corpo.
A cianose se caracteriza pela coloração azulada incomum nas pontas dos dedos, nos pés e também pode se manifestar nos lábios.
Já a sensação de frio em mãos e pés, indicativa de insuficiência cardíaca, se caracteriza por seu caráter constante e por não ser resultado de condições externas, como a temperatura ambiente.
Ficar constantemente sem fôlego ao realizar tarefas rotineiras simples, como caminhar na rua, subir pequenos lances de escadas ou carregar pequenas quantidades de peso também pode ser indício de insuficiência cardíaca.
É importante diferenciar esse sintoma de uma simples falta de condicionamento físico, mas aqui estamos nos referindo a esforços realmente pequenos.
A falta de oxigenação e irrigação de sangue para os pulmões e outros órgãos ocasiona essa falta de ar constante. Ao detectar essa redução de oxigênio disponível, o cérebro prioriza a manutenção básica dos órgãos vitais, não respondendo bem a qualquer outro tipo de esforço.
Os sintomas de tonturas e desmaios geralmente estão associados a algum tipo de esforço físico mais intenso, que gere uma redução do fluxo de sangue para o cérebro, ou mesmo a uma baixa importante nos níveis de açúcar no sangue, devido à má alimentação ou desregulação glicêmica em pacientes diabéticos.
No entanto, quando essas tonturas e/ou desmaios ocorrem de maneira recorrente e sem um motivo aparente, é sim, um sinal que merece sua atenção, pois pode indicar que algo está errado com sua saúde cardiovascular.
Isso sem contar que possíveis desmaios e quedas podem te colocar em risco de impactos e acidentes. Fique atento.
6. Inchaço nas pernas
A insuficiência cardíaca também pode estar associada a sintomas como inchaço e dores nos tornozelos, pernas e pés.
O inchaço é mais um dos sintomas associados à possibilidade de insuficiência cardíaca. A explicação é que, nesses casos, o coração não tem força para bombear o sangue com a pressão necessária, causando retenção de líquidos nas extremidades, especialmente nas pernas.
Vale lembrar que há outras possíveis razões para o inchaço nas pernas, como problemas no fígado ou nos rins. Portanto, na dúvida, busque avaliação médica para investigação do quadro.
O coração grande ou cardiomegalia não é uma doença, é um sinal de outra doença do coração como insuficiência cardíaca, doença arterial coronária e problemas nas válvulas do coração ou arritmia.
O coração grande ou cardiomegalia é normalmente confundida com uma doença, mas na verdade é mais um sinal de que seu coração pode estar com problemas, como uma insuficiência cardíaca por exemplo.
Ocorre frequentemente em idosos, porém pode afetar jovens e adultos com algum problema cardíaco.
No inicio, não é possível identificar sintomas, mas com o tempo e com a evolução do quadro clinico começa-se a notar uma dificuldade de bombeamento de sangue por parte do coração
Quando já se encontra em estágio avançado, os sintomas do coração grande podem ser:
É importante consultar um cardiologista logo que esses sintomas apareçam ou procurar um pronto socorro mais próximo se apresentar sintomas de infarto como dor no peito e dificuldade de respirar.
Leia também!
Ecocardiograma: quando é indicado o ultrassom do coração?
A ansiedade, em si, não configura um distúrbio. Ela é uma emoção comum a todos os seres humanos, sendo inclusive importante para nos ajudar a reagir a riscos e situações de perigos.
Porém, quando em excesso, a ansiedade pode resultar em uma série de distúrbios capazes de prejudicar bastante a qualidade de vida.
Dentre esses distúrbios, o transtorno de ansiedade generalizada e os ataques de pânico são aqueles que podem gerar sintomas semelhantes a problemas cardíacos, como aperto no peito, engasgos, falta de ar, tontura, desmaios e a sensação de morte iminente.
Os principais fatores que podem diferenciar transtornos de ansiedade e problemas cardíacos são:
Lembre-se de que, apesar de não ser uma ocorrência que ofereça danos diretos à vida, os ataques de pânico são condições de saúde que também merecem atenção e cuidado profissional.
Caso você apresente algum sinal de distúrbio de ansiedade ou tenha passado por um episódio dessa natureza, procure ajuda psicológica o quanto antes.
A prevenção de doenças cardíacas está fortemente associada à adoção e manutenção de hábitos de vida saudáveis. Entre os principais, podemos citar:
Dentre as medidas de prevenção, uma das mais importantes é estar em dia com seu check-up cardiovascular, especialmente se você apresenta histórico familiar de doenças cardíacas, está passando pela menopausa ou tem mais de 45 anos.
Essa recomendação é válida tanto para homens quanto mulheres, já que um dos principais fatores responsáveis por doenças cardíacas é a idade avançada.
Muitas vezes, pode ser difícil perceber os sintomas de que há algo errado com o seu coração, já que alguns problemas cardiovasculares são silenciosos, como a hipertensão. Sendo assim, a medida mais acertada é mesmo manter uma rotina regular de consultas e exames, para prevenção ou diagnóstico precoce de problemas do coração.
———————–
Na Clínica Viver você conta com uma estrutura moderna de equipamentos para realizar seus exames cardíacos e ficar em dia com a saúde do coração. Nosso time de profissionais está pronto para te atender de maneira cuidadosa e humana.
Se você está em Brasília e possui pedidos de exames, faça seu agendamento online com toda a facilidade e venha cuidar da sua saúde conosco!
Exames de Imagem - Clínica Viver
Exames de Imagem - Clínica Viver
câncer de mama