Por que o infarto causa mais mortes entre as mulheres?

Sendo uma das principais causas de morte no Brasil e no mundo, alguns problemas de coração preocupam mais o público feminino, já que o infarto causa 50% mais mortes em mulheres que nos homens.

Hoje você vai conferir qual é a motivo desse elevado número, quais são os principais causadores do infarto entre as mulheres, os seus sintomas e como você pode se prevenir.

Boa leitura!

Por que as mulheres morrem mais de infarto?

O infarto causa mais mortes entre as mulheres por conta de uma junção de fatores. Confira quais são os principais deles:

Todas as doenças e condições apresentadas acima, além de serem desenvolvidas em maior número por mulheres, têm o infarto como uma de suas consequências.

O que causa o infarto em mulheres?

Os causadores de doenças cardiovasculares nas mulheres são em sua maioria os mesmos que os homens, porém, quando as condições são somadas aos fatores apresentados acima, o infarto torna-se mais frequente.

Confira quais são esses causadores:

Outro fator a ser considerado é que entre as mulheres o diabetes, a hipertensão e o tabagismo representam maior risco de desenvolvimento de doenças do coração quando os mesmos comportamentos são observados em homens.

Como saber se é hora de procurar um cardiologista?

Pré-diabetes: Sintomas e Como Prevenir

Sintomas do infarto nas mulheres

O infarto em mulheres pode ter sintomas diferentes dos homens, isso porque no público feminino eles podem não parecer relacionados ao coração.

Eles costumam ser classificados em dois grupos: típicos e atípicos. Os primeiros são os mais comuns também nos homens, mas são os últimos (atípicos) que são os mais perigosos, já que podem confundir a paciente e fazê-la não achar que o problema tem a ver com o coração.

1. Sintomas típicos

2. Sintomas atípicos

6 sintomas que podem indicar problema no coração

Ataque cardíaco: sinais e como evitar?

Sopro no coração: causas e tratamentos

Como se prevenir do infarto

Agora que você já sabe por que o infarto causa mais mortes entre as mulheres, é fundamental também saber que a prevenção é o melhor caminho para evitar o desenvolvimento da condição.

Entre os cuidados para prevenir o infarto estão aqueles indicados para todas as outras condições cardiovasculares.

Entre os principais cuidados de prevenção, estão:

7 exames que avaliam a saúde do coração

Acompanhe a saúde do seu coração na Clínica Viver

Como vimos, diversos motivos podem tornar o infarto uma ameaça ainda maior para as mulheres do que para os homens. No entanto, com cuidados básicos no dia a dia, é possível minimizar bastante esse risco.

E um dos cuidados mais importantes é manter as consultas médicas e os exames regulares, na forma do check-up cardiológico.

Se você está no Distrito Federal ou Entorno e tem exames solicitados, clique agora no link abaixo e venha cuidar da sua saúde conosco!

QUERO AGENDAR MEUS EXAMES NA VIVER