Câncer
Sendo uma das principais causas de morte no Brasil e no mundo, alguns problemas de coração preocupam mais o público feminino, já que o infarto causa 50% mais mortes em mulheres que nos homens.
Hoje você vai conferir qual é a motivo desse elevado número, quais são os principais causadores do infarto entre as mulheres, os seus sintomas e como você pode se prevenir.
Boa leitura!
O infarto causa mais mortes entre as mulheres por conta de uma junção de fatores. Confira quais são os principais deles:
Todas as doenças e condições apresentadas acima, além de serem desenvolvidas em maior número por mulheres, têm o infarto como uma de suas consequências.
Os causadores de doenças cardiovasculares nas mulheres são em sua maioria os mesmos que os homens, porém, quando as condições são somadas aos fatores apresentados acima, o infarto torna-se mais frequente.
Confira quais são esses causadores:
Outro fator a ser considerado é que entre as mulheres o diabetes, a hipertensão e o tabagismo representam maior risco de desenvolvimento de doenças do coração quando os mesmos comportamentos são observados em homens.
Veja também
Como saber se é hora de procurar um cardiologista?
Pré-diabetes: Sintomas e Como Prevenir
O infarto em mulheres pode ter sintomas diferentes dos homens, isso porque no público feminino eles podem não parecer relacionados ao coração.
Eles costumam ser classificados em dois grupos: típicos e atípicos. Os primeiros são os mais comuns também nos homens, mas são os últimos (atípicos) que são os mais perigosos, já que podem confundir a paciente e fazê-la não achar que o problema tem a ver com o coração.
1. Sintomas típicos
2. Sintomas atípicos
Veja também
6 sintomas que podem indicar problema no coração
Ataque cardíaco: sinais e como evitar?
Sopro no coração: causas e tratamentos
Agora que você já sabe por que o infarto causa mais mortes entre as mulheres, é fundamental também saber que a prevenção é o melhor caminho para evitar o desenvolvimento da condição.
Entre os cuidados para prevenir o infarto estão aqueles indicados para todas as outras condições cardiovasculares.
Entre os principais cuidados de prevenção, estão:
Veja também
7 exames que avaliam a saúde do coração
Como vimos, diversos motivos podem tornar o infarto uma ameaça ainda maior para as mulheres do que para os homens. No entanto, com cuidados básicos no dia a dia, é possível minimizar bastante esse risco.
E um dos cuidados mais importantes é manter as consultas médicas e os exames regulares, na forma do check-up cardiológico.
Se você está no Distrito Federal ou Entorno e tem exames solicitados, clique agora no link abaixo e venha cuidar da sua saúde conosco!
Doenças cardiovasculares
Endocrinologia