Doenças

Mal súbito: o que é, causas, sintomas e como agir

Você provavelmente já ouviu falar na expressão mal súbito. Mas você sabia que ela não é uma doença em si, mas sim um sinal de que algo pode estar errado em seu corpo?

Conheça mais sobre essa condição que pode levar à morte, quais são as suas possíveis causas, os sintomas que a precedem, os meios de prevenção e como você deve agir ao identificar uma pessoa que está sofrendo um mal súbito.

Boa leitura!

O que é o mal súbito e quais os principais sinais?

O mal súbito é uma condição que pode afetar pessoas de todas as idades e de ambos os sexos, independentemente do seu estilo de vida. Ele é caracterizado pela perda de consciência ligada principalmente a problemas cardiovasculares ou no cérebro.

É importante saber diferenciar o mal súbito de um simples desmaio. Em casos em que ocorre o desmaio, a pessoa perde a consciência, porém ela retorna em poucos instantes, sem a necessidade de uma intervenção médica.

Já quando há o mal súbito, estamos falando de um tipo de parada cardíaca e, como tal, deve ser encarada como uma situação de emergência máxima, já que, após cada minuto, se reduz em 10% as chances de sobrevida da vítima

Em alguns casos, o mal súbito pode não ser precedido de qualquer sintoma, mas na maioria deles a condição é precedida de:

Lembrando que o tempo entre a aparição desses sintomas e a perda da consciência não costuma ser longo, tendo em vista que o mal súbito recebe esse nome justamente por acontecer subitamente, “de uma hora para outra”.

Leia também:

6 sintomas que podem indicar problema no coração

Principais causas de mal súbito

Apesar de surgir repentinamente, o mal súbito sempre tem uma causa, que está atrelada a alguma desordem no organismo. 

Na maioria dos casos, a condição será decorrente de problemas no funcionamento do coração, principalmente a arritmia cardíaca, condição em que ocorre uma alteração no ritmo dos batimentos.

Além dela, outros problemas ligados ao coração também podem ser a causa do mal súbito, como:

Além do coração, causas neurológicas também podem desencadear o mal súbito, como:

Além dessas causas, outras doenças e condições podem culminar em um episódio de mal súbito, como:

Cuidados para evitar um mal súbito

Para evitar o mal súbito, é fundamental focar na prevenção, realizando exames periódicos para identificação precoce de possíveis causas.

médico colocando eletrodos em mulher

Conheça os principais exames para avaliação da saúde do coração:

7 exames que avaliam a saúde do coração

Os exames são fundamentais justamente porque algumas das causas são silenciosas, como é o caso da cardiomiopatia hipertrófica (aumento do coração), que por vezes não apresenta qualquer sintoma.

Apesar de acometer pessoas de diferentes idades e com diferentes estilos de vida, está mais suscetível a ter um mal súbito quem se enquadra nas seguintes situações:

Os principais meios de prevenção ao mal súbito para quem se enquadra ou não nessas situações são:

É importante salientar que alguns comportamentos podem aumentar a chance de mal súbito, como a prática de atividades físicas intensas, sendo fundamental a ida a um cardiologista antes de iniciá-las.

Você sabe qual é o momento certo de procurar um cardiologista? Confira:

Como saber se é hora de procurar um cardiologista?

Recentemente, um famoso jogador de futebol argentino de 33 anos anunciou sua aposentadoria do esporte justamente por conta da identificação de uma arritmia cardíaca, que poderia levar a um mal súbito.

Como agir ao presenciar uma pessoa com mal súbito

Além de saber identificar o mal súbito, saber como agir ao encontrar uma pessoa que está apresentando os sintomas é fundamental para garantir maior chance de sobrevivência até a chegada do socorro.

Confira algumas ações a serem adotadas para amenizar a situação:

Mantenha o foco na prevenção

Como você viu, a melhor forma de se prevenir de um mal súbito é focando na prevenção, descobrindo através de exames a existência das condições que podem levar a sua aparição.

Aqui na Clínica Viver contamos com toda a estrutura necessária para a realização dos seus procedimentos. Se você está em Brasília ou Entorno e possui exames solicitados, clique no link abaixo e agende seus exames conosco.

QUERO AGENDAR MEUS EXAMES NA VIVER

Recomendados