Qual é a importância da vitamina D para os ossos?

Com o passar dos anos, é comum que algumas pessoas apresentem doenças ligadas ao enfraquecimento dos ossos, como a osteoporose.

Mas você sabia que a vitamina D é o principal agente com poder de combater os problemas ósseos dentro de nosso corpo?

Confira qual é a importância da vitamina D para os ossos e a partir de quais fontes você pode obter esse componente tão importante para a nossa saúde. Boa leitura!

Qual é a importância da vitamina D para os ossos?

A principal importância da vitamina D para os ossos é o seu auxílio na absorção do cálcio, fundamental para a manutenção e regeneração óssea.

Ou seja, uma pessoa que possui baixo índice de vitamina D está sujeita a ter pouco cálcio, o que com o tempo trará problemas para os ossos.

Confira outros problemas que podem afetar a saúde dos ossos além da falta de vitamina D:

8 fatores de risco para a saúde dos ossos

Além, dos ossos, a vitamina D é fundamental para a fortificação de dentes e músculos, além de também influenciar o bom funcionamento do cérebro.

Os números relacionados a quantidade da vitamina presente em nosso corpo devem ser observados principalmente em mulheres que passaram dos 50 anos.

A partir da menopausa, a produção de estrogênio pelo corpo feminino diminui, o que leva a diminuição da massa óssea. Se somada à falta de vitamina D, as consequências tendem a ser mais graves, como a osteopenia e osteoporose.

Confira os principais responsáveis pela diminuição da massa óssea:

O que diminui a densidade óssea?

Fontes de Vitamina D

Agora que você já sabe qual é a importância da vitamina D para os ossos, é hora de conhecer as principais fontes de vitamina D, que recarregam nossos estoques e auxiliam evitando o aparecimento dos problemas ósseos.

1. Luz solar

A melhor e mais indicada fonte de vitamina é a luz solar

A exposição ao sol por pelo menos 15 minutos diários evita o aparecimento de problemas ósseos relacionados à falta de vitamina D e outras condições também induzidas por ela.

É importante que essa exposição seja feita sem o uso de protetor solar e em momentos do dia em que ele não está tão forte, como das 8h às 10h da manhã e das 16h às 18h.

O sol é a maneira mais fácil de conseguir a vitamina D por conta do seu contato direto com o corpo, fazendo com que o nutriente seja absorvido diretamente pela pele.

2. Alimentos

Se a principal maneira de conquistar a renovação dos estoques de vitamina D é através do sol, a segunda opção é através da alimentação.

Confira uma lista de alimentos ricos em vitamina D:

 

Quando tomar suplemento de vitamina D?

A reposição de vitamina D através da suplementação é indicada em alguns casos específicos, tendo em vista que a maneira ideal é mais saudável de se obter o nutriente é através da luz solar e da ingestão de alimentos ricos na vitamina.

A suplementação é indicada para os seguintes grupos:

Saiba como evitar a osteoporose:

Como cuidar da saúde dos ossos e prevenir a osteoporose?

Fibroadenoma mamário: o que você precisa saber

Como confirmar a falta de Vitamina D?

Se você apresenta os sinais de falta de Vitamina D e  quer confirmar que essa é a causa dos problemas percebidos, a maneira mais fácil é através da realização de um exame de sangue, com a dosagem da 25 (OH)  vitamina D, também chamada calcidiol.

Como você conferiu no artigo, o fator idade, somado à falta de vitamina D, pode causar consequências mais graves, como a osteopenia e osteoporose. Por isso, realizar exames de prevenção para checar a saúde e a densidade dos ossos, como a densitometria óssea, é fundamental para a manutenção de uma vida saudável.

Para realizar seu exame de densitometria óssea, considere a Clínica Viver como sua opção. Somos referência em Brasília em exames de imagem e oferecemos a nossos(as) pacientes, tecnologia de ponta, em um ambiente confortável e acolhedor, além de um time de profissionais experientes e atenciosos. 

Realize o seu check up endocrinológico  Clínica Viver e conte com o melhor atendimento do DF

Recomendados