Elastografia
O ecocardiograma com doppler é o exame mais eficiente para analisar e diagnosticar diversas condições cardíacas.
A função doppler adiciona ao procedimento mais um grau de análise, incluindo a ampla avaliação da circulação sanguínea e da vascularização da região.
Esse exame – também conhecido como ultrassonografia do coração – se utiliza de ondas sonoras de alta frequência (inaudíveis ao ouvido humano) que, em contato com nosso corpo, é capaz de gerar imagens de várias estruturas do coração.
Se você (ou alguém próximo) recebeu a indicação de fazer este exame e quer saber mais sobre ele, este artigo trará as respostas que você procura.
O ecocardiograma com doppler é um exame de imagem que, ao contrário de outros exames, como radiografias e tomografias, não expõe o paciente a qualquer tipo de radiação, podendo ser realizado por qualquer pessoa.
Por meio da captação dos ecos gerados pelos ultrassons, o exame é capaz de revelar diversas informações sobre o coração, como:
Com isso, o ecocardiograma com doppler é uma ferramenta muito importante dentro da cardiologia, para investigação de diversas condições cardíacas.
Confira abaixo as principais situações em que este exame é solicitado:
O ecocardiograma com doppler pode ser indicado para investigar sintomas tipicamente associados a disfunções cardíacas, como:
Leia mais!
6 sinais de que há algo errado com seu coração
Exatamente por ser um exame sem efeitos colaterais e sem emissão de radiação, o ecocardiograma com doppler pode ser realizado anualmente, sem qualquer prejuízo ao paciente.
Em alguns casos, o cardiologista pode solicitar que esse exame seja incluído na bateria anual de exames para determinados grupos de pacientes, como:
Saiba mais!
Ecocardiograma: quando é indicado o ultrassom do coração
Como vimos até aqui, o ecocardiograma com doppler é capaz de diagnosticar diversas alterações cardiológicas. Dentre as doenças e condições cardíacas que este exame é capaz de diagnosticar, podemos citar:
As cardiopatias são doenças cardíacas congênitas, ou seja, originadas de malformações presentes desde o período intraútero.
Apesar de em geral não terem cura, essas doenças podem e devem ser tratadas para garantir melhor qualidade de vida e diminuir o risco de acidentes vasculares ou insuficiência cardíaca aguda.
O monitoramento periódico garante um acompanhamento mais eficiente, capaz de apontar medidas de tratamento mais eficientes e rápidas.
Alguns exemplos de cardiopatias que podem ser monitoradas pelo ecocardiograma:
Saiba mais!
Cardiopatia congênita: o que é, tipos e sintomas
O ecocardiograma com doppler é um procedimento simples, indolor, não invasivo, que leva cerca de 20 minutos para sua realização.
O paciente pode ser instruído a retirar jóias e roupas acima da cintura, e costuma ser oferecida uma roupa cirúrgica, para facilitar o acesso do médico à área cardíaca.
Para a realização do exame, o paciente é geralmente deitado do lado esquerdo, sendo orientado a manter o braço esquerdo apoiado atrás da cabeça, para que o médico possa movimentar livremente o transdutor para captação das imagens, o que é feito com o uso de um gel que facilita a movimentação.
Durante o exame, o paciente poderá ser solicitado a realizar algumas ações, como prender a respiração, beber água ou mudar de posição, para a visualização do coração em diferentes ângulos e situações.
As imagens são transmitidas em tempo real para um computador ligado ao ecógrafo, onde elas serão digitalizadas e as imagens projetadas no monitor, para visualização do médico. Assim que obtém as imagens necessárias, o médico as imprime e coloca em um laudo, juntamente com suas impressões sobre o que foi observado.
Veja também!
7 exames que avaliam a saúde do coração
Neste artigo você pôde conhecer um pouco mais sobre a importância do ecocardiograma com doppler para o diagnóstico e o acompanhamento de diversas alterações cardíacas.
Aliada à capacidade do ecocardiograma de avaliar toda a estrutura cardíaca, a técnica doppler acrescenta ainda mais utilidade ao exame, ao permitir ainda a avaliação do fluxo sanguíneo cardíaco.
Como você também viu, este exame está frequentemente presente nas avaliações de rotina e nos check-ups cardiológicos. Por isso, caso você se encaixe em alguma das condições citadas neste artigo, não se descuide das avaliações e dos exames periódicos, como o ecocardiograma.
———————
A Clínica Viver é referência em exames de imagem no Distrito Federal. Oferecemos a nossos pacientes os equipamentos mais modernos e um time de profissionais preparados e humanos, para que você tenha sempre o diagnóstico mais seguro e confiável.
Além disso, atendemos pela maioria dos convênios médicos e oferecemos condições especiais de pagamento através do nosso Cartão Conviver.
Caso você esteja em Brasília ou Entorno e tenha exames solicitados, faça seu agendamento online e venha fazer seus exames conosco!