Atitude Saudável

Sinais de que o seu corpo pode ter falta de Vitamina D

A vitamina D possui um papel fundamental no metabolismo do cálcio e, consequentemente, na saúde óssea

Por isso, sua ausência pode levar a diversos problemas e até causar doenças graves, principalmente no sistema músculo-esquelético.  

Muito se tem debatido e estudado sobre as valores normais ou alterados para essa vitamina (já considerada um hormônio), bem como sobre seu papel em outras áreas do nosso corpo, e hoje sabemos que ela parece interferir também no cérebro, coração e artérias, sistema imunológico, pâncreas e até no intestino grosso.

Mas o que acontece quando nosso corpo está com falta de Vitamina D? Conheça os sinais que indicam a falta da substância e como diagnosticar essa ausência.

Sinais que o seu corpo pode ter falta de Vitamina D.

1. Enfraquecimento dos ossos

A osteomalácia e o raquitismo são problemas causados pelo enfraquecimento dos ossos, e ocorrem, respectivamente, na idade adulta e na infância, devido à não formação adequada da parte mineral do osso (cálcio e fosfato), em decorrência da deficiência de vitamina D. 

Já a osteoporose é o enfraquecimento dos ossos devido à perda de tecido ósseo,  ocasionada pela incapacidade do nosso organismo de repor adequadamente a composição dessa estrutura. 

A osteomalácia costuma causar dores ósseas e fraqueza muscular,  já a osteoporose não causa sintomas, até que a primeira fratura ocorra, geralmente na coluna, quadril ou punho.

Saiba mais

Quais as diferenças entre osteopenia e osteoporose 

2. Dificuldade para dormir

A insônia também pode ser causada pela baixa produção de vitamina D. Segundo alguns estudos, devido à interferência que essa carência faz na produção de serotonina.

3. Fadiga sem causa aparente

Alguns pacientes referem sensação de cansaço constante, sem recuperação após o sono.  

Após serem descartadas outras causas orgânicas, como problemas cardíacos, a deficiência de vitamina D deve ser um dos fatores a se considerar, pois pode levar à sensação de falta de energia.  

4. Infecções respiratórias de repetição.  

Gripes e resfriados de repetição também poderiam ser facilitados pela deficiência de vitamina D, através da inibição de células envolvidas no sistema imunológico.

Além disso, alguns estudos têm demonstrado uma associação entre níveis insuficientes de vitamina D e algumas doenças, como hipertensão arterial, resistência à insulina, doenças autoimunes e câncer colorretal.  

Entretanto, um estudo realizado em janeiro de 2022, pela American Journal of Clinical Nutrition, com 2.495 participantes – utilizando suplementação de vitamina D para verificar doenças cardiovasculares ou câncer invasivo – detectou que a suplementação não impediu o aparecimento dessas doenças.

Assim, ainda são necessárias mais pesquisas e estudos sobre o assunto.  

Saiba mais

6 sintomas que podem indicar problema no coração

Como confirmar a falta de Vitamina D?

Se você apresenta os sinais de falta de Vitamina D e quer confirmar se essa pode ser a causa (ou uma delas) para os problemas percebidos, a maneira mais fácil é através da realização de um exame de sangue, com a dosagem da 25 OH vitamina D, também chamada Calcidiol.

Caso seja confirmada a falta dessa vitamina, seu médico-assistente pode sugerir tanto alguns cuidados no dia a dia quanto a suplementação dessa substância.

Neste outro artigo do nosso Blog, você sabe mais sobre como proteger sua saúde óssea como formas de aumentar seus níveis de vitamina D. 

Exames de imagem para os ossos? Clínica Viver!

Neste artigo você conheceu alguns sinais de que seu corpo pode ter falta de vitamina D. Esperamos que o conteúdo tenha sido útil.

Como sabemos, uma das principais consequências da carência dessa vitamina é a fraqueza dos ossos e, para avaliar a situação dos ossos, o principal exame é a densitometria óssea. Na Clínica Viver você realiza a densitometria com toda comodidade e tecnologia, para ter o resultado mais preciso e seguro.

Se você está no Distrito Federal ou Entorno e tem pedido médico, clique no link abaixo e agende seu exame conosco!

QUERO AGENDAR MEU EXAME NA VIVER

Recomendados