Quais fatores determinam sua densidade óssea?

Por:
Quais fatores determinam sua densidade óssea?
30 de julho de 2021 Dra. Nubia
Quais fatores determinam sua densidade óssea?

Seu nível de densidade óssea é o que determina a solidez e resistência do seu esqueleto, de acordo com a quantidade de certos minerais. Ou seja, serve para indicar qual é o estado de saúde dos seus ossos

Fazer essa avaliação – especialmente na terceira idade – é muito importante para diagnosticar doenças como a osteopenia e a osteoporose, assim como para avaliar o risco de fraturas, caso a densidade dos seus ossos esteja baixa.

Geralmente, as mulheres sofrem mais com a fragilização da estrutura óssea, devido à perda de cálcio no organismo, que ocorre por conta das mudanças hormonais e da menopausa. 

Neste artigo você vai conhecer quais são os principais fatores que determinam seu nível de densidade óssea, para que você aprenda a cuidar melhor dessa estrutura fundamental para sua saúde e qualidade de vida!

Principais fatores que determinam a densidade óssea?

São vários os fatores que determinam sua densidade óssea, sendo a genética um deles. Mas, além desse aspecto, há outros, como:

  • Atividade física regular: Pessoas que praticam atividades físicas com regularidade – especialmente a musculação e o pilates – tendem a ter uma melhor estrutura óssea do que os sedentários. 
  • Alimentação: O consumo adequado de certos alimentos e nutrientes fazem toda diferença na saúde dos ossos. Invista em fontes ricas em cálcio, vitamina K, proteínas e fósforo.
  • Índice de massa corporal: Seu nível de massa muscular é um fator importante para sua saúde óssea. Mais um motivo para investir em atividades de força – como musculação ou pilates – durante toda a vida.
  • Nível de vitamina D e hormônios sexuais: A vitamina D e alguns hormônios sexuais exercem papel determinante para a saúde dos seus ossos. No caso das mulheres, as mudanças hormonais da menopausa estão entre as principais razões da osteoporose. 
  • Idade: À medida que envelhecemos, nossa capacidade de absorver e reter certas vitaminas e minerais diminui. Com isso, a densidade dos ossos diminui. Nas mulheres, esse fenômeno se acentua, em geral, a partir dos 45 anos, nos homens aos 65.
  • Tabagismo: Os males do cigarro influenciam nossa saúde como um todo. Suas substâncias tóxicas prejudicam nossa capacidade de retenção de minerais, como o cálcio, fundamental para a densidade óssea.
  • Ingestão de álcool: O consumo excessivo de álcool contribui para a eliminação, pela urina, de parte do cálcio e outros minerais importantes.

Conheça 3 importantes doenças que podem afetar sua estrutura óssea e aprenda a se prevenir para ter saúde por toda a vida:

3 doenças dos ossos: sintomas, diagnóstico e prevenção!

Por que é tão importante checar densidade óssea?

Com a passagem do tempo, torna-se extremamente importante avaliar a densidade dos seus ossos, para identificar possíveis perdas de massa óssea ainda em seus estágios iniciais.

Nesse momento – chamado de osteopenia – a redução na densidade óssea é mais discreta e pode ser revertida com medidas simples, como exercícios físicos, mudanças alimentares e uso de suplementos.

Já quando esse quadro evolui e se torna mais grave – osteoporose – não é mais possível se reverter, aumentando muito o risco de acidentes e fraturas, prejudicando a qualidade de vida. Essa condição é determinada por perdas de massa óssea superiores a 30%.

Como medir a densidade óssea?

A densitometria óssea é um exame de imagem feito por um aparelho que usa a radiação para avaliar a densidade dos ossos do paciente. 

O procedimento dura, em média, entre 10 a 15 minutos, e não oferece nenhum risco, pois a radiação usada é mínima. 

Também não é necessário nenhum preparo especial, sendo uma das poucas orientações que o paciente remova objetos metálicos e acessórios no momento do exame. 

A recomendação é que mulheres a partir dos sintomas do climatério realizem o exame pelo menos uma vez ao ano, incluindo o procedimento no seu check-up anual

Já os homens precisam incluir a avaliação em sua rotina médica a partir dos 65 anos, ou antes, caso possuam histórico de fraturas ou mesmo baixos índices de testosterona.

Já as pessoas que possuem histórico de doenças renais, reumáticas ou gastrointestinais também precisam incluir o exame em seu check-up anual, pois fazem parte do grupo de risco. 

Conheça o exame de densitometria óssea realizado na Clínica Viver e aproveite para fazer seu agendamento online agora mesmo, pelo celular, computador ou tablet.

Quero avaliar a saúde dos meus ossos!

Quais são os possíveis resultados do exame de densitometria óssea

Para a medição da densidade óssea pelo exame de densitometria, são utilizados dois índices diferentes: o T-Score e o Z-Score. 

T-Score

O T-Score é utilizado principalmente para avaliar pacientes que estejam no grupo de risco para o desenvolvimento de osteoporose, como mulheres na menopausa. Nesse índice, é feita uma comparação entre a massa óssea da pessoa que está sendo avaliada com a de indivíduos mais jovens.

Os possíveis resultados são densidade normal, osteopenia (fase inicial) ou de osteoporose (fase avançada).

Z-Score

Já o Z-Score é utilizado para medir a densidade óssea em mulheres na pré-menopausa e homens com menos de 50 anos de idade. Nesse índice, é feita a comparação entre indivíduos da mesma idade e sexo.

Os resultados podem ser considerados normais ou abaixo da média para a idade.

Conheça as indicações mais atuais da medicina para realização do exame de densitometria óssea e descubra se você deveria fazer:

Mais recentes indicações da densitometria óssea: quem deve realizar? 

Onde avaliar minha densidade óssea em Brasília?

Neste artigo você conheceu os principais fatores que determinam sua densidade óssea e como funciona o principal exame para fazer essa avaliação tão importante.

Já tem um pedido de densitometria óssea e não sabe ainda onde fazê-la? A Clínica Viver é referência em Brasília em diagnósticos por imagem. Investimos constantemente em oferecer equipamentos de ponta em um ambiente confortável e acolhedor para nossos pacientes.

Se você está em Brasília e tem exames solicitados, agende online agora mesmo e venha cuidar da saúde dos seus ossos conosco!

Quero agendar meus exames na Viver!