Nódulo na tireoide: sintomas e características

Os nódulos de tireoide são lesões arredondadas, que surgem na glândula tireoide, sendo a grande maioria (em torno de 95%) benigna. Eles podem ser sólidos, císticos (com conteúdo liquido), ou mistos (sólidos e císticos).

É preciso monitorar quaisquer nódulo na tireoide, não apenas para tratar o hipotireoidismo ou hipertireoidismo, mas para identificar rapidamente problemas potencialmente mais sérios.

Os nódulos são geralmente assintomáticos, isto é, não apresentam sintomas, a não ser nos casos em que são grandes, visíveis ou palpáveis, situação que pode causar dificuldade para se engolir. Quando os nódulos produzem hormônios, isto normalmente denota sintoma de hipertireoidismo.

Assim como são comuns as condições de hipertireoidismo e hipotireoidismo, a presença de nódulos tireoidianos também são ocorrências usuais. Estatísticas dizem que 1 em cada 3 mulheres adultas pode ter nódulos na tiroide, assim como mais da metade das pessoas acima dos 50 anos, independentemente de sexo.

nodulo na tireoide

Veja como é feito e para que serve o exame de Ultrassonografia da Tireoide Com Doppler!

Quais os Tipos de Nódulos na Tireoide?

Resumidamente, podemos citar:

Sintomas dos nódulos na tireoide

A maioria dos nódulos na tireoide não são percebidos e podem sugir sem manifestar nenhum tipo de sintoma. Já os nódulos de maior tamanho tem maior probabilidade de ocasionarem alguns sintomas, como:

Nódulos que produzem hormônios da tireoide provavelmente podem manifestar sintomas de hipertireoidismo, incluindo:

Pele úmida, pulso acelerado, apetite aumentado, nervosismo e agitação, vermelhidão na pele e/ou ressecamento dela, inchaço facial, cansaço e perda de cabelo.

Conheça as causas do hipotireoidismo, sintomas e como funciona o diagnóstico!

Nódulos da Tireoide: exames para diagnóstico

Os possíveis tratamentos dependem do tipo nódulo(s) encontrado(s). Tudo começa com exames laboratoriais de sangue, para se saber mais dos níveis de TSH, T3 e T4, e, assim, rastrear o desenvolvimento do nódulo.

Os níveis indicarão a necessidade de exames mais aprofundados ou o tratamento mais indicado. Quando o TSH está baixo, isto normalmente indica um nódulo produtor de hormônios, sendo o próximo passo a realização de uma cintilografia de tireoide para confirmar se o nódulo é ativo.

Nódulo na Tireoide

São exames indicados para aprofundamento da análise de nódulo na tireoide:

O resultado dos exames pode classificar os nódulos em 4 categorias:

Tratamento do Nódulo na Tireoide

O tratamento do nódulo na tireoide depende da sua etiologia (causas) e da categoria do resultado:

Confirme com um endocrinologista quais os exames laboratoriais e de imagem mais indicados para um diagnóstico preciso do caso específico, e, em caso de necessidade, é aconselhável partir imediatamente para o tratamento.

Nódulo na tireoide pode sumir?

Como já dito anteriormente, a grande maioria dos nódulos não irá causar mal algum à saúde da pessoa. E sim, há casos de nódulos que somem ou diminuem de tamanho sem precisar fazer cirurgia ou tratamento.

Contudo é imprescindível buscar orientação médica pois apenas um profissional da saúde capacitado poderá de fato diagnosticar e dizer se o surgimento de determinado nódulo é perigoso ou não.

Nódulos na tireoide são aglomerados de células que surgiram a partir da glândula tireoide e que podem crescer e se tornar malignos. Busque análise médica especializada mesmo que não esteja sentindo dores ou desconforto.

Clínica Viver

A Clínica Viver de Imagens Médicas, em Brasília, tem os mais modernos aparelhos de ultrassonografia, fazemos punções de tireoide e mama, além de biópsias. Temos, também, profissionais experientes e preparados para cuidar de seus exames e da sua saúde.

Ligue para a Viver. Conseguimos agendar sua consulta e/ou exame até para o mesmo dia. E acompanhe nossos textos e vídeos para mais informações sobre sua saúde.

Agendamento online