Dor abdominal: causas, diagnóstico e tratamentos!

A dor abdominal é uma queixa comum, que pode afetar pessoas de todas as idades e suas causas podem variar desde condições benignas até situações que exigem intervenção médica urgente.

Entender as possíveis causas, métodos de diagnóstico e opções de tratamento é essencial para lidar adequadamente com este sintoma e prevenir complicações.

Logo abaixo listamos as informações mais importantes que você precisa saber para proteger a você e sua família.

Confira!

Causas comuns de dor abdominal

Como dito, são inúmeras as possibilidades de causas para dores abdominais, já que essa região comporta diversos órgãos e estruturas, que podem vir a apresentar alterações. Confira abaixo as causas mais comuns:

Gastrite

A gastrite é a inflamação do revestimento do estômago, frequentemente causada por infecção bacteriana (como H. pylori), uso excessivo (ou inadequado) de anti-inflamatórios ou consumo exagerado de bebidas alcoólicas.

Os sintomas mais comuns incluem dor na região superior do abdômen, náuseas e vômitos.

👉 Saiba mais – Dor no estômago: o que pode ser e como tratar?

Úlcera péptica

Úlceras pépticas são feridas que se formam no revestimento do estômago ou duodeno. As principais causas para esse tipo de problema são infecção por H. pylori e uso prolongado de anti-inflamatórios.

Os sinais mais frequentes de um quadro de úlcera péptica incluem dor em queimação no abdômen, que geralmente se alivia ao comer.

Refluxo gastroesofágico

A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) ocorre quando o ácido do estômago retorna ao esôfago, causando azia e dor abdominal superior.

Esse quadro pode ser agravado por alguns tipos específicos de alimentos – como pimenta, bebidas alcoólicas e refrigerante. Além disso, a obesidade e o hábito de fumar também pioram o quadro.

Síndrome do intestino irritável

A síndrome do intestino irritável é uma condição crônica que causa dor abdominal, inchaço e alterações no hábito intestinal, seja com diarreia ou com constipação.

Ainda não há clareza quanto à real causa desse problema, mas é atribuído a diversos fatores, desde questões emocionais, uso de certos medicamentos e o consumo de alimentos específicos.

Apendicite

A apendicite é a inflamação do apêndice e frequentemente é um problema que só é resolvido com a realização de cirurgia.

Os principais sintomas incluem dor abdominal intensa, que começa perto do umbigo e se move para o lado inferior direito, além de febre e náuseas.

Pancreatite

Pancreatite é a inflamação do pâncreas, geralmente causada por cálculos biliares ou consumo excessivo de álcool. Esse quadro em geral se apresenta com dor abdominal intensa na região superior, além de náuseas e vômitos.

Infecções gastrointestinais

Entre as principais causas para infecções intestinais estão vírus, bactérias ou parasitas, o que pode levar ao quadro de dor abdominal, que também costuma provocar diarreia, náuseas e vômitos.

As principais formas de prevenção incluem manter uma higiene adequada e atenção quanto aos alimentos que consome, especialmente fora de casa.

Problemas no fígado

Condições como hepatite (inflamação do fígado) também podem causar dor abdominal, além de icterícia (pele amarelada) e fadiga. As principais causas incluem infecções virais, consumo de álcool e doenças autoimunes.

Causas menos comuns

Acima citamos as principais causas para dores na região do abdômen, mas também é possível citar – como causas menos comuns – problemas como Doença de Crohn e colite ulcerativa, que causam inflamação crônica do trato gastrointestinal; pedras nos rins e infecções renais, podem causar dor intensa no abdômen e na região lombar; além de endometriose, cistos ovarianos e gravidez ectópica, que podem causar dor abdominal em mulheres.

Diagnóstico da dor abdominal

Devido às inúmeras possibilidades de causas para dores na região do abdômen, em geral é preciso fazer uma avaliação detalhada do quadro apresentado, além de exames, para encontrar a origem do problema. Entre as principais ações, estão:

✅ Histórico clínico – O histórico clínico inclui perguntas detalhadas sobre os sintomas, duração, localização da dor e possíveis fatores desencadeantes. Informações sobre dietas, medicamentos e histórico familiar também são relevantes.

✅ Exame físico – O exame físico envolve palpação do abdômen para identificar áreas de sensibilidade, rigidez ou massas. Sinais vitais como temperatura e pressão arterial também são avaliados.

✅ Exames laboratoriais – Exames de sangue, urina e fezes ajudam a identificar infecções, inflamações e outras anormalidades. Testes específicos como função hepática e pancreática podem ser solicitados.

✅ Exames de imagem – Ultrassom, tomografia computadorizada (TC) e ressonância magnética (RM) são usados para visualizar órgãos internos, identificar anormalidades e avaliar a gravidade de certas condições.

✅ Endoscopia e colonoscopia – A endoscopia visualiza o esôfago, o estômago e o duodeno, enquanto colonoscopia examina o intestino grosso. São usados para diagnosticar úlceras, inflamações e tumores.

Tratamentos para dor abdominal

As possibilidades de tratamentos para dores abdominais são tão diversas quanto as possíveis causas. Entre as principais condutas, podemos citar:

Medicações

Analgésicos e anti-inflamatórios são frequentemente usados para aliviar a dor. Antibióticos tratam infecções bacterianas e medicamentos específicos podem ser prescritos para condições relacionadas, como inibidores de bomba de prótons, frequentemente usados para casos de úlcera e gastrite.

Mudanças na dieta e estilo de vida

Alimentação equilibrada, evitando alimentos que irritam o estômago, além de manter-se hidratado são medidas essenciais. Exercícios físicos regulares e manejo do estresse também ajudam.

Intervenções cirúrgicas

Cirurgias são necessárias em casos como apendicite, úlceras perfuradas e alguns tipos de hérnias. Procedimentos minimamente invasivos são preferidos quando possível.

Cuidados de prevenção

Já entre os cuidados importantes para reduzir as chances de ter esse tipo de problema, estão as práticas de higiene, como lavar as mãos regularmente, cozinhar alimentos adequadamente e evitar água que possa estar contaminada.

Uso indiscriminado de anti-inflamatórios e outros medicamentos – especialmente sem prescrição médica – também deve ser evitado, já que isso pode causar danos ao estômago e ao fígado.

🚨Em casos de dor abdominal severa e persistente, febre, vômitos contínuos, perda de peso inexplicável e presença de sangue nas fezes, busque cuidados médicos o quanto antes.

—————————-

Uma das missões da Clínica Viver de Imagens Médicas é promover saúde, bem-estar e qualidade de vida para as pessoas; seja oferecendo serviços de excelência, seja produzindo conteúdos úteis e sempre gratuitos.

Somos referência em exames de imagem no Distrito Federal e contamos com as tecnologias e os profissionais que você precisa para ter o melhor diagnóstico.

Se você está no Distrito Federal ou Entorno e tem exames de imagem solicitados, clique no link abaixo para agendar conosco!

Quero agendar meus exames na Viver