Derrame pericárdico: causas e tratamento

Além das patologias comumente associadas ao coração, como isquemias, arritmias e insuficiência cardíaca, também existem aquelas que não são tão desconhecidas da maioria das pessoas, mas que também são perigosas.

É o caso do derrame pericárdico, uma condição que acomete o coração, trazendo riscos para o funcionamento do órgão e, por consequência, para a vida do paciente.

Confira mais sobre o que é o derrame, quais são as suas causas, sintomas e como é o tratamento.

Boa leitura!

O que é derrame pericárdico?

Para entender o que é derrame pericárdico, é necessário saber o que é o pericárdio e qual é a sua função em nosso corpo.

O pericárdio é uma membrana que envolve o coração em sua parte externa, criando uma espécie de parede entre o órgão e o restante do corpo. Dentro dessa membrana, líquidos são armazenados, servindo como lubrificante para o coração, facilitando seus batimentos.

Fonte: Minuto Biológico

Quando contraímos alguma doença ou condição que tem como uma de suas causas o estímulo da produção do líquido do pericárdio, temos a condição chamada de derrame pericárdico.

Ou seja, o derrame pericárdico é a condição em que a produção de líquido no pericárdio se torna excessiva, levando a um aumento da pressão sobre o órgão e atrapalhando o funcionamento das artérias.

Quais são as causas e sintomas do derrame pericárdico?

As principais causas do derrame pericárdico são as doenças que geram infecções na membrana, fazendo com que a produção do líquido aumente

Esse tipo de infecção recebe o nome de pericardite e tem como principais causadoras as seguintes doenças:

Além dessas condições, o uso de medicações para controlar pressão alta também pode ser a causa da pericardite.

Já os sintomas do derrame pericárdico variam conforme o grau da infecção, que faz com o que acúmulo de líquido seja baixo ou mais alto, confira quais são os principais deles:

Como saber se é hora de procurar um cardiologista?

Pré-diabetes: Sintomas e Como Prevenir

Ataque cardíaco: sinais e como evitar?

Como é o diagnóstico e o tratamento do derrame pericárdico?

A partir da suspeita gerada pelos sintomas, o médico irá solicitar um ecocardiograma, o exame mais preciso para identificar o derrame pericárdico.

A partir do diagnóstico, a gravidade da condição será analisada. Se considerada branda, o tratamento envolverá o uso de medicamentos para controlar o quadro.

Entre as medicações possivelmente indicadas, estão a aspirina, o ibuprofeno e alguns corticóides, como a prednisolona.

Por outro lado, se o derrame pericárdico diagnosticado for considerado de mais alto risco para o funcionamento cardíaco, o tratamento poderá envolver outros tipos de procedimentos, como:

7 exames que avaliam a saúde do coração

Quais são as possíveis complicações do derrame pericárdico?

As possíveis complicações do derrame pericárdico se relacionam à insuficiência cardíaca, por conta da pressão exercida pelo líquido que está em excesso.

Essa insuficiência pode levar a paradas cardiorrespiratórias, sendo essa a consequência mais grave do derrame.

Cuide do seu coração na Clínica Viver!

Para que problemas como o derrame pericárdico sejam descobertos em seu estágio inicial, é necessário estar atento à saúde do seu coração.

A melhor forma de fazer isso é através da realização do check-up cardiológico regular.

Se você está em Brasília e tem exames solicitados, clique no botão abaixo e venha realizar seus exames conosco!

QUERO AGENDAR MEUS EXAMES NA VIVER