Exames Check up feminino para mulheres aos 40 anos: quais realizar?

Afinal, quais exames check up feminino devem ser realizados pela mulheres de meia idade?

A partir dos 40 anos, o corpo da mulher começa a passar por transformações significativas que podem comprometer a saúde e favorecer o desenvolvimento de algumas doenças. 

Como método preventivo, recomenda-se a realização de exames anuais para aferir o estado de saúde geral da paciente. Esse check up — uma recomendação médica para todas as idades —, a partir desta faixa etária, merece um comprometimento ainda mais apurado por parte delas. 

Portanto, se você é mulher e tem entre 40 e 49 anos, este artigo é para você! Aqui vamos te mostrar quais procedimentos devem ser realizados para colocar a sua saúde em dia.

Exames Check up feminino: Quais são aconselhados?

Exames de Check up regulares podem ajudar a encontrar problemas antes que comecem. Eles também ajudam a encontrar problemas precocemente, quando as chances de tratamento e cura são muito melhores.

Como mulher, você precisa de alguns exames especiais.

Sendo assim, durante o check-up feminino, seu médico geralmente irá solicitar os seguintes exames:

Mamografia

A mamografia é o principal exame de rastreamento usado para identificar o câncer de mama. É extremamente importante porque permite a geração de imagens detalhadas e da mais alta qualidade para a análise médica, identificando nódulos a partir de 2 milímetros de diâmetro.

Como o câncer de mama é mais recorrente em mulheres a partir dos 40 anos, a recomendação médica — incluindo o Ministério da Saúde — é que a mamografia seja realizada anualmente por elas (em caso de histórico familiar do câncer de mama, a partir dos 35 anos).  Definitivamente dentre todos os exames Check up feminino, mamografia não pode ficar de fora.

Exames pélvicos e transvaginais

Os exames pélvicos e transvaginais, embora também sejam altamente recomendados para todas as mulheres antes dos 40, devem ser mantidos no check-up geral anual. Esses são indispensáveis por diagnosticar com precisão possíveis doenças, como um câncer nos ovários, mais comuns com o avançar da idade da mulher. 

A Ecografia transvaginal, por exemplo, analisa o útero e ovários de maneira precisa, sendo o principal método para diagnóstico de miomas e cistos no ovário.

Já o exame de Papanicolau é um método preventivo que analisa células colhidas do colo do útero para identificar se há a presença de câncer ou processos inflamatórios na região. 

Leia também: Pólipo no Útero: o que é, sintomas e como tratar

Exame de glicemia

Não subestime o tradicional exame de sangue, trata-se de um dos principais exames Check up feminino. Embora o exame de glicemia não seja novidade, mulheres com 40 anos ou mais costumam ter maior propensão a diabetes

Esse exame averigua a quantidade de açúcar no sangue e, a partir do resultado, identifica se o paciente se encontra em um quadro de pré-diabetes, por exemplo. O procedimento é recomendado tanto para diagnóstico como para acompanhamento e monitoramento da doença. 

Exame colesterol e triglicerídeos

Ainda dentro da categoria de exames de sangue, a partir dos 40 anos é importantíssimo checar anualmente as taxas de colesterol e triglicerídeos. Esses índices são fundamentais para você se prevenir contra infarto e outras doenças cardiovasculares.  

Ultrassom de tireoide e abdômen

O ultrassom da tireoide e o ultrassom do abdômen servem para identificar nódulos na glândula tireoide e alterações nos órgãos abdominais, respectivamente.  Sabe-se que doenças na tireoide e pedras na vesícula são mais comuns em mulheres do que em homens e costumam se manifestar mais após os 40 anos de idade, sendo importante um acompanhamento médico.

Check-up feminino com oftalmologista 

Especialmente a partir dos 40 anos, é recomendado se atentar aos sintomas da vista cansada e a doenças mais sérias, como o glaucoma, que têm mais tendências a se manifestarem a partir dessa idade.  

Densitometria Óssea

A densitometria óssea é um importante exame que mede a densidade dos ossos da paciente, sendo analisados, geralmente, o fêmur, a coluna e punho. É o exame mais indicado para o diagnóstico da osteoporose, doença que causa diminuição da densidade óssea, o que torna os ossos mais frágeis, finos e sujeitos a fraturas. A densitometria deve ser feita ao menos uma vez por ano como exame de check-up.

A sua realização é indicada especialmente para mulheres que já passaram pela menopausa, o que geralmente acontece a partir dos 40 anos. Por causa desse processo natural, há uma queda na produção do estrogênio – hormônio que tem como função, dentre outras coisas, proteger os ossos. Com isso, os ossos da mulher se tornam mais frágeis e propensos à osteoporose.   

Concluindo

Manter-se saudável não é difícil, mas requer um certo esforço e vigilância. Uma parte desse esforço é estar com exames e check ups em dia, que são usados para detectar potenciais problemas de saúde quando ainda podem ser tratados.

Os exames que você precisa mudam conforme você envelhece. Depois de iniciar um tratamento ou exame, muitas vezes acontece de que ele seja necessário periodicamente pelo resto de sua vida. Por isso, não negligencie.

 Essas são apenas algumas orientações básicas dos principais exames solicitados em uma consulta médica. Para colocar seus exames Check up feminino em dia, consulte-se com um ginecologista. A partir de uma análise clínica, o médico irá indicar todos os exames importantes para a sua saúde

Recomendados