Check up geral de saúde feminino, masculino e infantil: que exames fazer?

Não é novidade para ninguém: o check up geral é extremamente importante para preservar a saúde. Isso porque muitas doenças silenciosas e, a princípio assintomáticas, quando descobertas precocemente têm maiores chances de cura, além de tratamentos mais eficazes.

Acompanhe o artigo, portanto, para conhecer os principais exames que devem ser feitos ao longo da vida. Vamos lá?!

Importância do check up geral anual

Muitas doenças em estágio inicial não apresentam sintomas e, com isso, passam despercebidas. Por isso o check up geral de saúde é imprescindível: ele pode detectar e diagnosticar possíveis, e muitas vezes, pequenas alterações.

Quando se descobre uma doença precocemente, as chances de curá-la são significativamente maiores.

Check up geral de saúde infantil: Exames principais

É comum que se pense que crianças não demandam muitos cuidados preventivos. Entretanto, recomenda-se que também realizem check-ups anuais. Estes exames são simples e podem — além de evitar doenças —, detectar a predisposição a várias patologias que se descobertas durante a infância, facilitam a prevenção.

Por isso, é extremamente importante atentar-se à periodicidade dos exames dos filhos.

check up saude

Dentre os principais exames recomendados pelos médicos durante a infância estão:

1. Hemograma completo;
  2. Análise de fezes e urina;
  3. Funções tireoidiana e renal;
  4. Exames de audição;
  5. Glicemia .

Os exames listados acima podem ser solicitados pelo pediatra para crianças  a partir dos 5 anos, ou para jovens até os 18 anos.

Após completarem a maioridade, exames mais complexos também passam a ser requeridos. Há aqueles específicos para homens e mulheres. Confira-os a seguir.

check up geral de saude

Check up geral de saúde feminino: Exames principais

Os exames podem variar de acordo com as necessidades de cada paciente. No entanto, os comumente solicitados pelo ginecologista são:

1. Ultrassonografia mamária;
  2. Papanicolau;
  3. Hemograma completo;
  4. Dosagem de hormônios da tireoide e glicemia.
  5. Ultrassonografia pélvica ou transvaginal.
  6. Exames de sangue que detectam infecções ou doenças sexualmente transmissíveis.

Exames importantes para mulheres a partir dos 40 anos

A partir dos 40 anos é uma ótima hora para avaliar seu estado de saúde geral, corrigir possíveis problemas e preparar seu corpo para muitas outras décadas de sua vida. Seu médico pode ajudar verificando se há problemas comuns à idade que podem estar prejudicando sua saúde.

Os exames básicos para as mulheres a partir dos 40 anos são:

De maneira geral, este exame se torna mais importante após a menopausa. Isso acontece porque os ossos vão ficando mais porosos e frágeis.

Saiba mais sobre este exame fundamental para a saúde da mulher:

Densitometria óssea: a importância do exame para as mulheres

Até os 40 anos — no caso de mulheres que não possuem histórico familiar de câncer de mama — o exame feito para detectar nódulos e outras alterações mamárias é a ultrassonografia. No entanto, quando se trata de mulheres com mais de 40 anos, a mamografia é essencial  para a detecção de nódulos ainda não palpáveis e microcalcificações, que podem ser a manifestação mais precoce do câncer de mama.

Mamografia: tire suas dúvidas sobre o exame

Também é necessário manter os outros exames em dia e repeti-los anualmente.

Check up geral de saúde masculino: Exames principais

Conheça os exames mais importantes que podem ser incluídos em seu check up geral anual.

1. Hemograma completo;
  2. Análise de urina e fezes;
  3. Glicemia e exames da tireoide.
  4. Exames de sangue que detectam infecções ou doenças sexualmente transmissíveis.

Para homens após os 50 anos

Completar 50 anos de idade é um marco, especialmente no que diz respeito a sua saúde. É por isso que é fundamental que homens com mais de 50 anos façam exames de saúde regulares para melhorar sua qualidade de vida.

Ao reservar um tempo para fazer check-ups periódicos, você e seu médico podem detectar quaisquer problemas subjacentes antes que se tornem algo sério. Segue lista com os principais exames:

Comumente este exame é recomendado para homens a partir dos 50 anos, porém, quando há histórico familiar de câncer de próstata, deve-se realizá-lo já a partir dos 40. Os homens negros são duas a três vezes mais propensos ao câncer prostático e, por este motivo, a recomendação é de que façam este exame, em média, entre os 40 ou 45 anos.

O exame é simples e rápido: sua duração média é de apenas 10 segundos. Além de rastrear tumores malignos, também pode identificar inflamações e outras doenças na área do ânus e reto — como inflamações na próstata, fissuras anais e hemorroidas. O médico responsável pelo procedimento é o urologista.

A ecografia de próstata é um exame de imagem que permite ao médico a visualização da região. Esta ultrassonografia pode ser requerida quando se pretende investigar a presença de nódulos na próstata ou hiperplasia prostática.

O procedimento pode ser realizado através de uma ecografia abdominal ou transretal, sendo a segunda solicitada quando o médico suspeita de um diagnóstico.

A colonoscopia é recomendada para qualquer pessoa acima dos 50 anos. Em casos de pacientes com histórico familiar de câncer de intestino, entretanto, a pesquisa colorretal deve ser feita anteriormente a esta idade indicada, de acordo com as orientações médicas. O exame busca investigar sintomas como sangramento anal e dores abdominais nos pacientes, além de ser preponderante na prevenção ao câncer colorretal.

Hoje, sabe-se que o câncer de intestino, na maioria das vezes, desenvolve-se a partir de tumores benignos – pólipos – localizados na região. Por este motivo, a pesquisa de tumores através de um exame de imagem propicia o rastreamento – e a retirada –  de possíveis pólipos colorretais, antes que se desenvolvam para um câncer.

O exame é realizado com o uso de sedativo e possui duração média de 20 a 60 minutos.

Além destes, é necessário manter os outros exames na lista de check-up e repeti-los com a mesma frequência.

Há outros exames que podem ser incluídos no check-up, de acordo com a necessidade de cada paciente. Nesse caso, o médico terá o papel de recomendá-los baseado em uma análise individual do histórico clínico. De maneira geral, entretanto, os listados acima são os mais indicados.

Saiba mais:

Mamotomia: o que é e como é feito o exame?

Doenças comuns entre homens e como evitá-las

Preparação para a realização dos exames de check up de saúde

Quando se trata de um exame de rotina em um consultório médico, o máximo requerido do paciente costuma ser a apresentação clara dos seus sintomas — caso existam — e histórico médico. É importante tirar todas as dúvidas e responder com sinceridade às perguntas que o médico fizer.

No caso de exames de imagem em clínicas ou laboratórios especializados, as recomendações de preparação são dadas por eles mesmos. O paciente deve segui-las estritamente, além de comparecer ao local no horário previamente agendado.

É interessante considerar a realização de todos os exames em uma mesma clínica ou laboratório, pois isso garantirá que tenham um padrão de qualidade equivalente, caso se escolha um local de excelência.

Além dos exames de check up de saúde realizados na frequência correta, também é importante manter a saúde do corpo em dia.

Fazer exercícios regularmente, beber água e se alimentar bem são os principais aliados da medicina à prevenção de diversas doenças. Siga com todas essas boas práticas e esteja sempre acompanhando o bem-estar do seu corpo.