Elastografia
A principal ação do novo coronavírus é mesmo sobre o sistema respiratório, mas o vírus também afeta outras áreas do corpo, entre elas o coração.
Um estudo divulgado pelo American College of Cardiology, feito com pacientes internados devido à Covid-19, confirmou essa relação entre a infecção e problemas cardíacos:
Dentre os problemas cardiológicos causados pelo novo coronavírus, um dos principais tem sido a miocardite, especialmente por ser uma alteração provocada pela ação de vírus e infecções.
Se você quer entender a relação entre miocardite e Covid-19, confira as próximas linhas deste artigo!
Como dito no início, a miocardite é uma inflamação que acomete o coração, sendo provocada principalmente pela ação de vírus, como é o caso da Covid-19.
Como os efeitos provocados pela infecção pelo novo coronavírus ainda são recentes e sem muitos estudos, os especialistas ainda são receosos em afirmar relações muito claras para a ação do vírus nos casos de miocardite.
As maiores suspeitas estão no fato de que, ao enfraquecer o sistema imunológico, a Covid-19 abre portas para que o vírus se aloje no coração, levando à miocardite. Outra linha de investigação também estuda uma maior afinidade do vírus com o tecido cardíaco.
Trata-se de uma relação semelhante à de outras doenças infecciosas, que também favorecem a ocorrência da miocardite, como gripes, doença de Chagas, febre reumática, catapora e, até mesmo, a AIDS.
Por isso, é extremamente importante ficar atento aos sintomas e procurar pela avaliação de um cardiologista, assim que possível, em casos de infecção pelo novo coronavírus.
A miocardite é apenas uma entre as muitas doenças cardiovasculares, mas existem várias outras igualmente perigosas. Confira neste artigo uma lista com as mais comuns e como preveni-las!
Nos casos mais leves da doença, a miocardite não apresenta nenhum sintoma. Em geral, nesses quadros, nosso próprio sistema imunológico se encarrega de combater o agente infeccioso e resolver o problema, sem que seja preciso qualquer tipo de tratamento.
No entanto, em quadros mais graves, com infecções mais severas e longas, diversos sintomas cardíacos podem ser observados, como:
Mesmo nos quadros com sintomas mais leves, é fundamental a avaliação de um cardiologista, para investigação do caso e definição da melhor linha de tratamento.
A evolução da miocardite para quadros mais graves pode levar a situações de insuficiência cardíaca (redução da capacidade do coração), arritmias e até de morte súbita.
💡 Em estudo publicado pela revista médica americana JAMA Cardiology, analisando 26 atletas com cerca de 20 anos de idade, recuperados da Covid-19, os exames de ressonância magnética mostraram que 15% deles apresentavam sinais de miocardite.
Como saber se é hora de procurar um cardiologista? Somente em situações graves? Confira neste artigo todas as situações em que esse especialista é fundamental para garantir sua saúde!
Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre essa importante relação entre miocardite e a Covid-19.
Porém, independentemente de ter sido causada pela Covid-19 ou por outro agente infeccioso, os quadros de miocardite precisam ser investigados o quanto antes por um médico cardiologista, a fim de evitar maiores complicações à saúde do seu coração.
Além disso, realizar os exames indicados é outro passo fundamental, tanto para o diagnóstico quanto para o acompanhamento dos problemas cardiovasculares.
Para isso, conte com a Clínica Viver. Dispomos de equipamentos modernos, um ambiente confortável e acolhedor, além de um time de profissionais experientes e atenciosos, prontos para cuidar da sua saúde.
Caso você esteja em Brasília ou Entorno, venha cuidar da saúde do seu coração conosco!