Miocardite associada ao coronavírus e influenza: quais os sintomas e como detectar

A miocardite, quando associada ao coronavírus e ao vírus influenza, pode causar danos muito mais sérios ao coração do que se sabia até então.

Existe  um aumento significativo do risco de inflamação do músculo cardíaco, levando à complicações,  quando o(a) paciente apresenta doenças que afetam o sistema respiratório, como gripes, pneumonias, bronquites, dentre outros. Porém, essa relação com o coronavírus, o H1N1 e o H3N2 são descobertas relativamente novas.  Sabemos que as infecções por vírus são as causas mais comuns de miocardites.

Para entender porque isso acontece e qual a relação entre miocardite, coronavírus e influenza, continue acompanhando o artigo!

Relação entre miocardite, coronavírus e influenza

A miocardite é uma inflamação que afeta o músculo cardíaco. A principal causa é uma reação desproporcional do sistema imunológico, que está tentando proteger o organismo de algum vírus, seja o coronavírus, influenza, dengue, herpes, dentre outros.

Contudo, o vírus também pode atacar o miocárdio diretamente, alterando seu funcionamento e impedindo que o sangue e o oxigênio cheguem até os órgãos como deveriam.

Embora haja uma chance desse tipo de inflamação ser revertida pela atuação do próprio sistema imunológico, nem sempre isso ocorre. Então, se não há tratamento, há a possibilidade de desenvolvimento de sintomas cardíacos mais graves, como arritmias, infarto e até insuficiência cardíaca ( coração fraco ) .

Um estudo, realizado em conjunto por pesquisadores alemães, da Universidade de Göttingen e da Escola de Medicina de Hannover, avaliou de forma mais detalhada os efeitos desses vírus no coração.

Ao analisar as estruturas cardíacas de pacientes saudáveis e aqueles que sofreram miocardite pela Covid-19, percebeu-se que, no primeiro grupo, o coração estava íntegro. Já naqueles que foram acometidos pela ação do vírus, essas estruturas apresentavam danos, causados pela morte de células cardíacas, com fibrose ,  perda da contração normal do músculo cardíaco e dilatação do coração.  Ocorreu também a formação de coágulos nas artérias coronárias,  levando a  infartos.

👉 Veja também

Conheça as doenças cardíacas mais comuns.

Glicose alta: causas, sintomas e como controlar

Quais os sintomas da miocardite associada ao coronavírus e influenza?

Os sintomas mais comuns da miocardite associada a esses tipos de vírus podem variar muito. Isso porque os pacientes podem apresentar tanto somente sintomas ligados à Covid-19 ou gripe, sinais típicos de miocardite,  ou uma mistura de ambos.

Portanto, fique atento se apresentar:

Além disso, as manifestações da miocardite vão depender das áreas cardíacas afetadas pela inflamação, que tanto pode ser bastante localizada quanto pode se espalhar. A insuficiência cardíaca é mais comum em casos mais graves.

Mesmo que os sinais apresentados sejam leves, é fundamental procurar um médico para o diagnóstico, pois se o paciente tiver sido infectado pela Influenza ou Covid-19, estes podem indicar um quadro de miocardite associado a esses vírus.

👉 Leia também:

Artrite reumatoide: causas, sintomas e tratamentos modernos!

Como é feito o diagnóstico da miocardite

O primeiro passo para essa definição é a avaliação de um(a) cardiologista, que fará o exame clínico e vai colher o histórico do paciente, em busca de informações que levem a essa conclusão.

Um dos primeiros sinais que levam suspeita para miocardite é quando pacientes sem histórico de problemas cardíacos apresentam sintomas desse tipo.

A partir disso, existe uma série de exames que podem ser realizados para fechar o diagnóstico de miocardite, como:

Dos pacientes que evoluem com disfunção cardíaca, 50% irão se recuperar completamente,  25% irão permanecer com algum grau de dilatação do coração,  e 25% irão evoluir para uma grave disfunção cardíaca.

Se confirmado o diagnóstico, o tratamento envolve o uso de medicação imunossupressora  e antiviral , e em caso de constatação de arritmia e insuficiência, outras medicações específicas também podem ser prescritas.

👉 Veja também:

Conheça 7 exames que avaliam a saúde do coração

Miocardite: a importância das consultas e exames

A miocardite tem cura. Por isso, independente de seu desenvolvimento ter sido causado pelo coronavírus, influenza ou qualquer outro tipo de vírus, é extremamente necessário procurar o auxílio de um médico o quanto antes para que a condição não resulte em complicações cardíacas.

Portanto, ao menor sinal de alterações – como as citadas no texto – não deixe de buscar ajuda médica o quanto antes, para realização da avaliação clínica e dos exames específicos.

E para a realização de seus exames de imagem, considere a Clínica Viver como sua opção!

Somos referência em Brasília em exames de imagem e oferecemos a nossos(as) pacientes tecnologia de ponta, em um ambiente confortável e acolhedor, além de um time de profissionais experientes e atenciosos.

Se você está em Brasília ou Entorno, faça o pré-agendamento do seu exame, clicando no botão abaixo.