Câncer
A Ecografia de Órgãos e Estruturas Superficiais é um procedimento não invasivo, utilizado para investigação de traumas, malformações, processos inflamatórios e tumorais em órgãos e estruturas mais superficiais como:
Leia esta página inteira para saber todos os outros nomes do exame de Ecografia de Órgãos e Estruturas Superficiais, o preparo necessário, e muitas das condições que podem ser evidenciadas por este exame.
A Ultrassonografia de Órgãos e Estruturas Superficiais é um exame efetuado por meio de um aparelho chamado ecógrafo (ou ultrassonógrafo). Este aparelho emite um som de alta frequência, por meio de uma sonda, e, de acordo com as respostas dos ecos recebidos por um transdutor, pode-se saber mais sobre os órgãos analisados.
Estes sinais são convertidos em imagens pelo computador associado ao ecógrafo. Estas imagens são visualizadas em um monitor e podem ser impressas ou armazenadas em DVDs ou pen drives, nos formatos de imagem ou vídeo.
Por meio das ultrassonografias são visualizados os órgãos internos com excelente precisão.
O ultrassonógrafo não emite radiação, e as frequências utilizadas são imperceptíveis ao ouvido humano. É um exame seguro, para crianças e adultos, sem contra-indicações.
Aplica-se um gel aquecido sobre a região que será analisada, para facilitar o deslizamento da parte do aparelho que toca o corpo (transdutor). O médico, olhando o monitor, movimenta o transdutor até chegar à região que deseja pesquisar e, quando consegue a imagem ideal, clica para fotografar ou filmar.
O exame pode solicitar ações diversas para comparar a reação dos órgãos em momentos diferentes, como, antes e depois de beber água, inspirando ou expirando, respirando ou prendendo o ar, para conseguir visualizar situações ou reações específicas.
A maior parte dos exames de Ecografia de Órgãos e Estruturas Superficiais é feita para auxiliar, complementar e/ou interagir, com outras especialidades médicas..
O exame de Ultrassonografia de Órgãos e Estruturas Superficiais costuma ser solicitado como adicional aos órgãos ou estruturas.
O resultado do exame são as imagens impressas ou vídeos. O laudo é um relatório descritivo do que foi encontrado.
O médico que solicitou o exame, ou um especialista por este indicado, deve analisar:
A partir da associação de todas essas informações, o médico terá um diagnóstico preciso e completo, e poderá indicar os medicamentos e tratamentos devidos.
Com o diagnóstico, pode-se considerar necessário que outros exames sejam feitos, a fim de se ter estudos ainda mais aprofundados ou novas linhas de pesquisa.
Na Clínica Viver, todos os exames são feitos por médicos.
Os exames podem ser feitos por especialistas nos exames, ultrassonografistas, por exemplo, ou por profissionais médicos das especialidades que usam diretamente esses exames, como ginecologistas, obstetras ou mastologistas, e estes também serão os profissionais que farão os laudos.
Os laudos de mamografias e densitometrias são feitos por médicos radiologistas, que, na Clínica Viver de Imagens, são certificados pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Nossos profissionais estão perfeitamente preparados para analisar todos os importantes detalhes das suas imagens.
Marque agora mesmo sua Ecografia de Órgãos e Estruturas Superficiais na Clínica Viver de Imagens Médicas, de Brasília.
Agendar agora
Nós temos a sua melhor imagem!
Doenças cardiovasculares
Endocrinologia