Elastografia
O ecocardiograma é o exame mais eficiente para visualizar, analisar e diagnosticar condições cardíacas.
O ecocardiograma pode ser realizado durante todas as fases da vida (desde a fase fetal até a velhice), e é um exame rápido, simples e indolor, praticamente sem contraindicações.
Mas como esse exame é feito e quais são as recomendações para realizá-lo? Acompanhe o artigo abaixo e te ajudaremos a responder essas perguntas.
O ecocardiograma é um exame de imagem, realizado por meio da transmissão de ondas sonoras de altíssima frequência (inofensivas e inaudíveis ao ser humano), capazes de construir uma imagem detalhada das estruturas cardíacas com o auxílio de um computador. Assim, válvulas, câmaras, circulação sanguínea e frequência cardíaca podem ser avaliadas durante o exame.
A tecnologia já permite que as imagens captadas sejam unidimensionais, bidimensionais e até mesmo tridimensionais.
O tipos de ecocardiograma requisitado e realizado com maior frequência são:
Conheça para que serve o exame de ecocardiograma transtorácico!
Para a realização do ecocardiograma, em geral, o paciente deita-se na maca com a parte superior do corpo desnuda e recebe uma aplicação de gel para auxiliar o trânsito do transdutor (emissor de ondas de ultrassom) pela área torácica a ser analisada. O procedimento é indolor, não invasivo e dura por volta de 20 minutos. Depois de concluído, o paciente poderá voltar às suas atividades cotidianas normalmente. O procedimento é muito similar para o ecocardiograma fetal, alterando apenas o foco de área a ser analisado.
O ecocardiograma transesofágico é a única modalidade do exame que pode se utilizar de anestesia e realizará a inserção do transdutor inserido em um tubo flexível até o esôfago para analisar as estruturas cardíacas.
Devido à sua altíssima qualidade e riqueza de detalhes, o exame será capaz de detectar qualquer anomalia no sistema cardiovascular do paciente
Dentre as doenças que podem ser diagnosticadas por esse exame, podemos citar:
No caso da avaliação fetal, um grande destaque é a utilização do exame para diagnosticar cardiopatias ainda no útero materno.
Veja onde fazer o exame de ecocardiograma com doppler colorido fetal em Brasília-DF!
O ecocardiograma é recomendado para pacientes que apresentem sintomas sugestivos de doenças cardíacas, tais como dores no peito, palpitações, dificuldade para respirar, cianose nos lábios e extremidades ou a ocorrência de síncopes cardíacas (perda de consciência, desmaios associados à diminuição do fluxo de sangue para o cérebro).
Pessoas que já apresentem um diagnóstico de doenças cardiovasculares são indicadas a fazer o exame como forma de monitoramento (como, por exemplo, pessoas hipertensas e portadoras de doenças cardiovasculares crônicas). Além disso, o exame é altamente recomendado para pacientes diabéticos e mulheres que estejam passando pela menopausa.
Leia mais
Check-up após a menopausa: 6 exames que não podem faltar
Outra forte recomendação para realização do exame é para pacientes grávidas. O ecocardiograma fetal é um exame sem contraindicações e poderá ajudar no monitoramento da saúde cardiovascular e circulatório do feto, permitindo avaliar se tudo está nos conformes ou mesmo se existe a ocorrência de alguma malformação ou anomalia, geralmente denominada cardiopatia.
Nós oferecemos esse exame na Clínica Viver! Conheça mais sobre ele hoje mesmo: ecocardiograma fetal com doppler.
—
Apesar de ser um exame muitas vezes requisitado apenas quando surgem sintomas associados a um possível diagnóstico de doença cardiovascular, os ecocardiogramas podem ser incríveis aliados para o monitoramento da sua saúde e realizados na carga anual de exames periódicos (check-up). Consulte seu médico para avaliar a necessidade e frequência ideal para realizar esses exames!
SHLS 716 Sul | Ed. Centro Clínico Sul Torre I | 3º andar | Salas 320 à 324 CEP: 70390-700
QS 3 Lotes 3, 5 e 7 | Edifício Pátio Capital Pistão Sul | 2º andar | Salas 232 e 233 Taguatinga/DF