Elastografia
A Ciência já sabe hoje que a deficiência da vitamina D pode – em alguns casos – levar à dor óssea e osteomalácia (perda da rigidez óssea) em adultos, e ao raquitismo (fragilidade e deformidades) em crianças.
Entretanto, alguns estudos têm demonstrado a relação da vitamina D também com doenças cardiovasculares (como a hipertensão), obesidade, transtornos do humor, diabetes, fraqueza muscular e até câncer colorretal (intestino grosso). Estudos chegaram a apontar que a falta da vitamina aumentaria as chances de desenvolvimento da forma grave da covid-19.
Confira quais são os outros distúrbios que a deficiência de vitamina D pode causar em nosso corpo e como esse quadro pode ser revertido.
A vitamina D está envolvida em vários processos, tanto do nosso sistema imunológico, digestivo, circulatório, ósseo e até nervoso.
Para entender o que a deficiência desta vitamina pode causar, é necessário entender primeiramente quais os benefícios que ela traz para o nosso corpo, dentre os quais podemos citar:
Agora que você já sabe quais os benefícios que a vitamina D traz para o nosso corpo, confira quais são as principais doenças causadas por sua deficiência:
A osteomalácia é uma doença causada pela falta de deposição de cálcio e fosfato nos ossos (desmineralização óssea), devido a deficiência de vitamina D, que impede que esses minerais sejam absorvidos pelo intestino.
Com isso, os ossos se tornam mais fracos, ficam arqueados e com maior risco de sofrer fraturas.
Além disso, a musculatura tende a também ficar enfraquecida, e o paciente se queixa de dores ósseas generalizadas.
Saiba mais
Densitometria óssea: a importância do exame para as mulheres
Fibroadenoma mamário: o que você precisa saber
Ataque cardíaco: sinais e como evitar?
A exemplo da osteomalácia, o raquitismo também está relacionado à deficiência de vitamina D, sendo que suas principais causas na infância são as doenças gástricas, doenças intestinais, insuficiência renal, insuficiência hepática, desnutrição, uso de medicações (como anticonvulsivantes), entre outras.
Esse quadro se manifesta com o atraso no fechamento das moleiras, retardo no crescimento, ossos mal desenvolvidos e curvados.
Saiba mais
8 fatores de risco para a saúde dos ossos
Você poderia até saber que a deficiência de vitamina D traz problemas para os ossos, mas você sabia que ela também pode estar associada a questões respiratórias, como a asma?
Isso mesmo, a falta de vitamina D tende a aumentar as chances de crise de asma em adultos e crianças.
A explicação científica para isso é que alguns genes relacionados ao aparecimento e agravamento da asma são regulados por essa vitamina em nosso corpo.
Por conta disso, pessoas que já apresentam problemas respiratórios devem redobrar a atenção e evitar que os níveis de vitamina D fiquem abaixo do normal.
Além dessas doenças, algumas outras também podem estar ligadas a falta de vitamina D, como a diabetes tipo 2 e depressão.
Para evitar o surgimento desses problemas de saúde, é necessário identificar e tratar a deficiência de vitamina D.
Para descobrir se o seu nível de vitamina D está baixo ou não, é necessário fazer um exame de sangue. Inclusive é indicado que esse exame seja incluído no check up anual, garantindo um acompanhamento constante.
Em caso de deficiência comprovada, a reposição da vitamina D pode ser feita de algumas formas, a depender da avaliação médica, como:
Neste artigo você conheceu alguns dos problemas que a deficiência de vitamina D pode causar.
Como sabemos, uma das principais consequências da carência dessa vitamina é a fraqueza dos ossos e, para avaliar a situação dos ossos, o principal exame é a densitometria óssea. Na Clínica Viver você realiza a densitometria com toda comodidade e tecnologia, para ter o resultado mais preciso e seguro.
Se você está no Distrito Federal ou Entorno e tem pedido médico, clique no link abaixo e agende seu exame conosco!