O que é o ecodoppler arterial e venoso?

Por:
O que é o ecodoppler arterial e venoso?
16 de abril de 2021 Dra. Nubia
O que é o ecodoppler arterial e venoso

O ecodoppler arterial e venoso é um exame de ultrassom que, aliado à função doppler, permite a visualização do fluxo sanguíneo nas veias e artérias de várias regiões do corpo, gerando imagens coloridas e de alta resolução.

Este exame é considerado hoje o padrão-ouro para avaliação da saúde vascular, já que permite o monitoramento do fluxo, sentido e velocidade da circulação sanguínea, de forma não invasiva, podendo ser feito por pessoas de todas as idades.

Devido à sua grande capacidade investigativa, é utilizado como exame de investigação diagnóstica por diversas especialidades, como:

  • Cardiologistas em busca de avaliar o sistema cardiovascular.
  • Neurologistas que precisam verificar a circulação sanguínea cerebral.
  • Obstetras em busca de acompanhar a saúde do bebê antes de nascer.
  • Angiologistas que investigam varizes e outras alterações vasculares. 

Neste artigo você vai conhecer um pouco mais sobre este importante exame.

Para que serve ecodoppler arterial e venoso?

Como vimos até aqui, o exame de ecodoppler arterial e venoso avalia o fluxo de sangue de veias e artérias do corpo, assim como as estruturas desses vasos.

Este exame é uma associação de duas tecnologias (eco + doppler).

Enquanto a ecografia produz imagens que mostram as estruturas e a saúde de veias e artérias – dilatações, inchaços, entre outras alterações –, a função doppler age monitorando a circulação sanguínea dentro dessas estruturas.

Por ser capaz de fazer uma avaliação completa da saúde vascular, este exame é usado para avaliações de praticamente todas as áreas do corpo, como cérebro, coração, membros (braços e pernas) e outros órgãos.

Algumas finalidades do ecodoppler arterial e venoso:

  • Verificar presença de fluxo sanguíneo em cistos ou tumores.
  • Investigar dilatações ou inchaço das veias (varizes).
  • Acompanhamento pós-operatório de cirurgias cardíacas ou cerebrais.
  • Investigar possíveis quadros de trombose ou presença de coágulos.

Por sua característica não invasiva, é usado como opção preferencial antes de outras medidas, como procedimentos que exijam o uso de contraste injetado nas veias, por exemplo. Também é um exame preferencial para avaliação da saúde vascular infantil, em busca de informações sobre possíveis malformações cardíacas congênitas.

O que o ecodoppler arterial e venoso pode detectar?

De modo geral, os exames de ecodoppler arterial e venoso são capazes de captar obstruções em vasos sanguíneos (totais ou parciais), dilatações e estreitamentos de vasos e auxiliar no diagnóstico de algumas doenças. 

Confira algumas das doenças ou condições que podem ser diagnosticadas com o ecodoppler arterial e venoso: 

Ecodoppler arterial e venoso de membros superiores

  • Doença de Raynaud.
  • Roubo da subclávia.
  • Acompanhamento de hemodiálise.
  • Maturidade da fístula arteriovenosa.

Saiba mais sobre o ecodoppler de membros superiores feito na Clínica Viver! 

Ecodoppler arterial e venoso de membros inferiores

  • Insuficiência venosa.
  • Trombose venosa aguda (TVP).
  • Trombose venosa superficial e profunda.
  • Varizes.

Saiba mais sobre o ecodoppler de membros inferiores feito na Clínica Viver! 

Um ponto essencial a ser destacado é a prevenção de condições que podem ser fatais, como a embolia pulmonar. Classificada como uma emergência clínica, essa condição pode levar o paciente à morte em poucas horas, se não for tratada, e é comumente associada a complicações da Trombose Venosa Aguda (TVP). 

Leia mais:

Trombose: sintomas, diagnóstico e tratamento

Outra condição que também pode ser prevenida a partir do ecodoppler vascular é o Acidente Vascular Cerebral (AVC). O ecodoppler vascular também é capaz de auxiliar no diagnóstico de aterosclerose e distúrbios vasculares no fígado.  

Leia mais:

Exame de Doppler Vascular: o que é e como é feito?

Como é feito o ecodoppler arterial e venoso?

O ecodoppler arterial e venoso é feito com o auxílio de um ecógrafo (aparelho capaz de transmitir ondas ultrassom). Para facilitar a movimentação do transdutor (parte do ecógrafo que fica em contato com a pele) e a visualização das estruturas analisadas, é aplicado na pele um pouco de gel aquecido à base de água.

Esse transdutor, através da emissão de ondas sonoras, vai formar as imagens que serão enviadas ao computador e serão exibidas no monitor, para acompanhamento em tempo real pelo médico radiologista.

Através do ecodoppler, o médico pode acompanhar em tempo real o fluxo de sangue nas artérias e veias, verificar a velocidade desse fluxo e observar se está adequado ou não. Também é possível observar a presença de placas de gordura na parede das artérias, e quantificar se estas placas causam obstruções importantes. 

Aneurismas, que são dilatações da parede das artérias, e que dependendo do seu tamanho, características e localização causam risco à vida do paciente,  podem também ser diagnosticados por este exame.

No coração, o ecodoppler pode observar a direção do fluxo sanguíneo, e medir a capacidade de contração do músculo cardíaco, além de verificar se existe dilatação ou estreitamentos de vasos. 

Já em obstetrícia o ecodoppler é de extrema importância na avaliação do bem estar fetal, e pode  também predizer se a paciente tem chance de desenvolver pré eclâmpsia.

Algumas das principais vantagens do exame de ecodoppler é que ele não emite radiação, não utiliza agulhas, não necessita da injeção de contraste venoso nem requer qualquer tipo de preparo para sua realização.

Ao final do exame – que dura poucos minutos – o paciente está liberado retomar suas atividades normais. 

Leia também:

Como melhorar a circulação sanguínea?

Faça seu ecodoppler arterial e venoso com a Clínica Viver

Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre este importante exame de investigação da saúde circulatória, que é o ecodoppler arterial e venoso. Diversas condições de saúde – das mais simples às mais delicadas – são investigadas com esse recurso, sendo hoje a principal escolha dos médicos para esse tipo de avaliação.

Para a máxima segurança e qualidade no resultado, no entanto, é importante que você busque realizar seu exame de ecodoppler em um local confiável, com boa estrutura, equipamentos modernos e uma equipe experiente.

Aqui, na Clínica Viver, oferecemos aos nossos pacientes os mais modernos recursos e equipamentos do mercado. Além disso, todos os exames são realizados por médicos. Assim, garantimos profissionalismo e segurança durante a realização de seus exames, com a entrega de resultados no menor tempo possível. 

Se você está em Brasília ou Entorno e tem exames solicitados, faça seu agendamento online e venha cuidar da sua saúde conosco!