Atitude Saudável

O que a deficiência de vitamina D pode causar?

A Ciência já sabe hoje que a deficiência da vitamina D pode – em alguns casos – levar à dor óssea e osteomalácia (perda da rigidez óssea) em adultos, e ao raquitismo (fragilidade e deformidades) em crianças.

Entretanto, alguns estudos têm demonstrado a relação da vitamina D também com doenças cardiovasculares (como a hipertensão), obesidade, transtornos do humor, diabetes, fraqueza muscular e até câncer colorretal (intestino grosso). Estudos chegaram a apontar que a falta da vitamina aumentaria  as chances de desenvolvimento da forma grave da covid-19.

Confira quais são os outros distúrbios que a deficiência de vitamina D pode causar em nosso corpo e como esse quadro pode ser revertido.

Quais os benefícios da vitamina D?

A vitamina D está envolvida em vários processos, tanto do nosso sistema imunológico, digestivo, circulatório, ósseo e até nervoso.

Para entender o que a deficiência desta vitamina pode causar, é necessário entender primeiramente quais os benefícios que ela traz para o nosso corpo, dentre os quais podemos citar:

O que a deficiência de vitamina D pode causar?

Agora que você já sabe quais os benefícios que a vitamina D traz para o nosso corpo, confira quais são as principais doenças causadas por sua deficiência:

1. Osteomalácia

A osteomalácia é uma doença causada pela falta de deposição de cálcio e fosfato nos ossos (desmineralização óssea), devido a deficiência de vitamina D, que impede que esses minerais sejam absorvidos pelo intestino.

Com isso, os ossos se tornam mais fracos, ficam arqueados e com maior risco de sofrer fraturas.

Além disso, a musculatura tende a também ficar enfraquecida, e o paciente se queixa de dores ósseas generalizadas. 

Saiba mais

Densitometria óssea: a importância do exame para as mulheres 

2. Raquitismo na infância. 

A exemplo da osteomalácia, o raquitismo também está relacionado à deficiência de vitamina D, sendo que suas principais causas na infância são as doenças gástricas, doenças intestinais, insuficiência renal, insuficiência hepática, desnutrição, uso de medicações (como anticonvulsivantes), entre outras.

O que a deficiência de vitamina D pode causar

Esse quadro se manifesta com o atraso no fechamento das moleiras, retardo no crescimento, ossos mal desenvolvidos e curvados.

Saiba mais

8 fatores de risco para a saúde dos ossos

3. Doenças respiratórias

Você poderia até saber que a deficiência de vitamina D traz problemas para os ossos, mas você sabia que ela também pode estar associada a questões respiratórias, como a asma?

Isso mesmo, a falta de vitamina D tende a aumentar as chances de crise de asma em adultos e crianças.

A explicação científica para isso é que alguns genes relacionados ao aparecimento e agravamento da asma são regulados por essa vitamina em nosso corpo.

Por conta disso, pessoas que já apresentam problemas respiratórios devem redobrar a atenção e evitar que os níveis de vitamina D fiquem abaixo do normal.

O que a deficiência de vitamina D pode causar?

O que fazer para tratar a falta de Vitamina D?

Além dessas doenças, algumas outras também podem estar ligadas a falta de vitamina D, como a diabetes tipo 2 e depressão.

Para evitar o surgimento desses problemas de saúde, é necessário identificar e tratar a deficiência de vitamina D.

Para descobrir se o seu nível de vitamina D está baixo ou não, é necessário fazer um exame de sangue. Inclusive é indicado que esse exame seja incluído no check up anual, garantindo um acompanhamento constante.

Em caso de deficiência comprovada, a reposição da vitamina D pode ser feita de algumas formas, a depender da avaliação médica, como:

Exames de imagem para os ossos? Clínica Viver!

Neste artigo você conheceu alguns dos problemas que a deficiência de vitamina D pode causar.

Como sabemos, uma das principais consequências da carência dessa vitamina é a fraqueza dos ossos e, para avaliar a situação dos ossos, o principal exame é a densitometria óssea. Na Clínica Viver você realiza a densitometria com toda comodidade e tecnologia, para ter o resultado mais preciso e seguro.

Se você está no Distrito Federal ou Entorno e tem pedido médico, clique no link abaixo e agende seu exame conosco!

QUERO AGENDAR MEU EXAME NA VIVER

Recomendados