Há Relação entre Prótese de Silicone e Câncer de Mama?

Há Relação entre Prótese de Silicone e Câncer de Mama?
14 de janeiro de 2019 Dra. Nubia
Avatar
Destaques, Doenças

Afinal, pode existir relação entre prótese de silicone e câncer de mama?

Estudos recentes indicam que a vinculação entre prótese de silicone e câncer de mama é rara, mas acontece.

Já se sabia que o implante de próteses de silicone pode dificultar o diagnóstico do câncer de mama, quando a lesão estiver localizada em regiao mais interna.

O problema é contornado com manobras para se afastar o silicone. Isso pode ser feito com o apoio de ultrassonografias e, em alguns casos, de ressonâncias magnéticas.

Agora, um estudo publicado pelo New York Times, alertou para a ocorrência de um tipo raro de câncer de mama, que associa prótese de silicone e câncer de mama, o Linfoma Anaplásico de Grandes Células.

 

Como se Vinculam Prótese de Silicone e Câncer de Mama?

Linfoma Anaplásico de Grandes Células

Essa relação entre prótese de silicone e câncer de mama acontece, mais comumente, com os implantes de próteses do tipo texturizado, que são aquelas com superfície rugosas, isto é, que possuem pequenas ranhuras.

O estudo relata a ocorrência de 359 casos com vinculação entre prótese de silicone e câncer de mama, sendo 203 relacionados a pacientes com próteses texturizadas, e 28, a lisas.

Provavelmente, o tumor decorre de processos inflamatórios de repetição, que ocorrem na superfície das próteses.

Essas inflamações desencadeariam infecções subagudas ou crônicas, que gerariam um processo de alteração de DNA, transformando em malignas as células imunológicas do tipo linfócitos T.

O Linfoma Anaplásico de Grandes Células, além de raro, costuma ser descoberto em fase inicial, o que aumenta sua possibilidade de cura.

 

Sintomas do Linfoma Anaplásico de Grandes Células

As pacientes com Linfoma Anaplásico de Grandes Células podem apresentar dor e inchaço (aumento de volume da mama), lesões formadas por acúmulo de líquidos (coleções líquidas), e, mais raramente, nódulos.

 

Diagnóstico do Linfoma Anaplásico de Grandes Células

O diagnóstico é feito por meio de ultrassonografias. Elas podem identificar a característica mais comum do Linfoma Anaplásico de Grandes Células, a coleção líquida. Este líquido retido pode ser puncionado durante os exames.

A ultrassonografia permite a punção das coleções para estudo imuno-histoquímico, com dosagem do CD 30, o que permite determinar-se a origem deste tipo de câncer.

A Ressonância Magnética pode complementar o diagnóstico em casos duvidosos.

Prefere ver Prótese de Silicone e Câncer de Mama em vídeo? O artigo continua após o vídeo.

 

Tratamento do Linfoma Anaplásico de Grandes Células

Prótese de Silicone e Câncer de MamaA grande maioria das pacientes é diagnosticada no estádio inicial, e o tratamento é feito por meio da retirada da prótese e de sua cápsula fibrosa, que envolve a prótese.

A quimioterapia e radioterapia são indicadas apenas em casos avançados.

Assim, é provável que exista uma relação entre a implantação de prótese de silicone e câncer de mama. Note, porém, que não há motivo para pânico.

O FDA, órgão americano de saúde, ressalta que o desenvolvimento deste tipo de lesão, o Linfoma Anaplásico de Grandes Células, é raro, e que este tipo de câncer é pouco agressivo.

Assim, não se aconselha as pacientes assintomáticas a removerem suas próteses.

A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda que as portadoras de implantes mamários não devem mudar a sua rotina de cuidados médicos e atenção.

O importante é manter constante acompanhamento, por meio de autoexame; dos exames de imagem, como mamografia e ultrassonografia das mamas. E nas consultas periódicas com seu especialista de confiança, tudo deve ser mencionado. Quaisquer alterações, como inchaço, acúmulo de líquido e dor, devem sempre ser imediatamente relatadas.

 

A Clínica Viver, de Brasília

Clínica Viver de Imagens Médicas, em Brasília, já se consolidou como referência em exames por imagens, porque preza pela experiência e credibilidade de seu corpo clínico, pelo constante aperfeiçoamento das suas equipes médicas e de atendimento, e pela disponibilidade de equipamentos de última geração.

Informar você é outra característica de nosso atendimento. Gostou de saber sobre a relação entre prótese de silicone e câncer de mama?

 

Nossos Compromissos

Nosso compromisso é proporcionar a quem nos procura um atendimento humano e ético, garantindo um diagnóstico seguro e rápido.

Nós dispomos de ambiente amplo e confortável. Temos grande área de recepção e espera, com área para crianças e 3 banheiros.

Temos 9 salas de ultrassonografia (ecografia), sendo uma delas com ecógrafo para ecodoppler fetal, além de mamografia digital e densitometria óssea.

Todos os nossos equipamentos são recentes e de última geração. Veja nossas instalações em fotos normais e 360º.

Temos, também, consultórios para fazer punções, guiadas por ultrassonografia, de mama, linfonodos, parótida e tireoide.

Além disso, nossa equipe de mamografia, ecografia e punção mamária (PAAF de Mama ou Core Biopsy de Mama) conta com profissionais altamente qualificados, treinados para as particularidades do atendimento ao público feminino.

Oferecemos, ainda, consultas médicas de Endocrinologia, Mastologia, Ginecologia e Obstetrícia.

Prezamos pela agilidade na marcação de consultas e exames, assim como na entrega dos resultados. Nossos laudos ecográficos são entregues minutos após o término do exame. Os laudos de mamografias e densitometrias ósseas, em até 3 dias, sempre com checagem dupla.

Teremos grande prazer em receber você na nossa clínica.

Agradecemos seu interesse por nosso conteúdo sobre Prótese de Silicone e Câncer de Mama. Acompanhe todos os nossos textos e vídeos a fim de ter mais informações sobre sua saúde.

Comente, pergunte, participe das nossas discussões.

 

Se precisar de exames de ultrassonografias, densitometrias, mamografias, tomografia, endoscopias ou biopsia em Planaltina-DF e região, procure a Clínica Afetus.

Clínica Afetus também oferece consultas de gastrenterologia, cirurgia geral, ortopedia, clínica médica, endocrinologia, mastologia, ginecologia e obstetrícia em Planaltina/DF.

Comentários (0)

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*