Diagnóstico de Câncer de Próstata – Principais Exames

Exames Para o Diagnóstico de Câncer de Próstata

Seguindo com a nossa série sobre o câncer de próstata em formato de perguntas e respostas, vamos para a segunda parte, onde tratamos dos principais exames para diagnóstico de câncer de próstata.

Se você não viu a primeira parte, onde definimos câncer de próstata e falamos dos seus sintomas, clique abaixo se quiser vê-la primeiro:

Câncer de Próstata – Definição e Principais Sintomas

Prefere ver este conteúdo Exames para o Diagnóstico de Câncer de Próstata em vídeo?

Quais os Exames de Câncer de Próstata Para o Diagnóstico da Doença?

A pesquisa, na ordem indicada, passa por 3 tipos de exame e 1 procedimento:

Como o caminho de pesquisa percorrido pelo homem para acompanhamento da saúde de sua próstata tem certas peculiaridades, a ordem das perguntas e respostas seguirão esse caminho mais comum.

Torção testicular: sintomas, diagnóstico e tratamento

O que é o PSA? O Que a Taxa Informa?

PSA é uma substância produzida pela próstata e que pode estar em taxa aumentada no câncer de próstata.

Acontece que o PSA também pode ter ser valor incrementado em outras situações, tais como: aumento benigno da próstata; infecções, inflamações e traumas na próstata ou, ainda, por andar de bicicleta e após relações sexuais.

Qual o Valor de PSA que Confirma o Diagnóstico de Câncer de Próstata?

Geralmente, o câncer está presente quando os valores do PSA estão acima de 4 ng/ml. Apesar de este número ser uma base, um nível abaixo desse valor não garante a inexistência de câncer.

Cerca de 15% dos homens tem câncer de próstata com PSA normal. É importante se lembrar das condições benignas que aumentam o PSA.

Se o PSA de um paciente está aumentando, o médico pode repetir o exame após algum tempo ou indicar a biopsia da próstata.

Alguns médicos recomendam a biopsia com uma elevação do PSA a partir de 2,5 ng/ml e isso vai depender da idade, raça e histórico familiar do paciente.

Se a Dosagem do Meu PSA é Normal, Ainda Preciso Fazer o Toque Retal?

Sim, eles são exames complementares e o toque retal é importante, porque fornece informações extremamente importantes como o tamanho da glândula, a sua consistência e a presença de nódulos.

Cerca de 15% dos pacientes vão ter câncer de próstata com o PSA normal.

Um homem com PSA entre 2.5 e 10 e toque normal tem um risco de 20% de ter câncer de próstata, e com um toque alterado passa para 80%.

O Toque Retal e Rápido? Ele é Realmente Necessário? Ele confirma o Diagnóstico de Câncer de Próstata?

O exame de toque é rápido, pois dura de 5 a 10 segundos, e causa apenas um ligeiro desconforto. Ele ainda é realmente necessário, apesar de novos exames que estão aparecendo e se mostram como boas alternativas.

Se ele não confirma em definitivo o diagnóstico de câncer de próstata, ele indica a necessidade de pesquisa mais aprofundada.

Médicos experientes conseguem informações importantes por meio do toque retal e, como em qualquer tipo de câncer, a descoberta precoce é fator primordial no tratamento bem sucedido e cura, inclusive do câncer de próstata.

Andar de Bicicleta Causa Câncer de Próstata?

Não, esse é apenas um mito. Pode causar apenas uma elevação transitória dos níveis de PSA.

Como Deve ser Feita a Prevenção?

Geralmente o médico indica a dosagem de PSA no sangue e o toque retal a partir dos 50 anos, se o paciente não tem histórico familiar confirmado de diagnóstico de câncer de próstata ou não é da raça negra.

Para essas pacientes os exames são indicados a partir dos 40 ou 45 anos.

Se o PSA Está Elevado e o Toque Retal Alterado, o Que Fazer em Seguida?

Recomenda-se uma biópsia transretal guiada pela ecografia, um procedimento feito sob a anestesia, em que uma sonda e inserida pelo ânus e são colhidos fragmentos da próstata por uma agulha para análise definitiva.

Este procedimento é o último exame de câncer de próstata para confirmação da doença.

No próximo artigo, tratamos dos tratamentos para o câncer de próstata.

A saúde da sua próstata depende de suas ações. Consulte periodicamente seu médico de confiança e faça exames regularmente.

Se você está em Brasília, estamos sua disposição. Será um prazer cuidar da sua saúde.

A Clínica Viver

A Clínica Viver de Imagens Médicas, em Brasília, já se consolidou como referência em exames por imagens, tanto pela credibilidade e experiência de seu corpo clínico, como pelo constante aperfeiçoamento das suas equipes médicas e de atendimento, e, ainda, por seus equipamentos de última geração.

Nosso compromisso é proporcionar a quem nos procura um atendimento humano e ético, garantindo um diagnóstico seguro e rápido.

Dispomos de ambiente amplo e confortável, com grande área de recepção e espera, com área para crianças e 3 banheiros. Na área de exames temos 9 salas de ultrassonografia (ecografia), sendo uma delas com ecógrafo para ecodoppler fetal, além de mamografia digital e densitometria óssea.

Fazemos ultrassonografia de próstata, que é importante exame para o diagnóstico de câncer de próstata.

Todos os nossos equipamentos são recentes e de última geração. Veja nossas instalações em fotos normais e 360º.

Fazemos, também, biópsia de próstata guiadas por ultrassonografia de próstata.

Prezamos tanto pela agilidade tanto na marcação de consultas e exames, como na entrega dos resultados. Nossos laudos ecográficos são entregues minutos após o término do exame, e os laudos de mamografias e densitometrias ósseas em até 3 dias, sempre com checagem dupla.

Aqui, na Clínica Viver, oferecemos aos nossos pacientes os mais modernos recursos e equipamentos do mercado. Além disso, aqui todos os exames são realizados por médicos, garantindo assim mais segurança na realização de seus exames, com a entrega de resultados no menor tempo possível.

Se você está em Brasília ou Entorno e tem exames solicitados, venha fazer seus exames conosco!

Teremos grande prazer em receber você na nossa clínica.

Agradecemos seu interesse por nosso conteúdo. Acompanhe nossos textos e vídeos para mais informações sobre sua saúde.

Comente, pergunte, participe das nossas discussões.