A Importância do Profissional nos Exames e Diagnósticos de Imagem

A Importância do Profissional nos Exames e Diagnósticos de Imagem
26 de abril de 2019 Dra. Nubia
Avatar
A Clínica, Destaques, Exames de Imagem
Diagnósticos por Imagem

Exames de imagem… É, aquela imagem que mais parece um desenho de nuvens no céu, tem informações que podem ser extremamente importantes para a sua saúde e a dos seus.

Nas imagens do exames estão as justificativas para dores, avisos que você tem que agir rapidamente e notícias felizes que dizem que o que era um problema hoje não existe mais.

Seja por meio de uma ultrassonografia, densitometria, mamografia, raio-x ou qualquer tipo de exame, uma coisa é indiscutível: o protagonismo dos exames de imagem nos diagnósticos.

E uma coisa é de suma importância nesse protagonismo: a importância da qualificação dos profissionais que captam e leem todas informações que os exames fornecem.

 

Não é Chute, é Análise!

Esse bebê será garantidamente um jogador de futebol ou tem alguma má-formação óssea?

ultrassonografia

Aparelhos de última geração certamente facilitam o trabalho e dão mais conforto ao paciente. Salas perfeitamente climatizadas, com iluminação apropriada, também são importantes. Profissionais de atendimento que acalmem e instruam os pacientes desempenham papel primordial. Toda estrutura que dê conforto ao paciente facilita a coleta das imagens.

Agora, nada substitui o trabalho de profissionais devidamente preparados para lidar com as imagens. E isso não é simples. O médico radiologista é um especialista que estuda Diagnósticos por Imagem, por vários anos, após terminar o curso de Medicina. É a arte de analisar todas as informações apresentadas por uma imagem colhida em um exame.

Você certamente viu essa pedra nos rins, não é mesmo? O profissional que lê nas entrelinhas viu…

pedra nos rins

 

Conhecimento Geral das Especialidades

É necessário, também, ter uma profunda noção geral das diversas especialidades, a fim de saber que alguma coisa está alterada, que a parede mais espessa de um órgão pode ser mais que uma característica pessoal, ou que o ângulo usado para captar a imagem não mostrou com clareza um ponto e o exame precisa ser refeito.

É preciso, ainda, considerar as informações dadas pelo paciente e comparar imagens de exames anteriores com os atuais, para verificar o progresso de uma situação boa ou ruim.

E, quando há aprimoramento das máquinas ou das técnicas, esse profissional precisa passar por uma reciclagem de aprendizado.

A captação das imagens, a análise destas, a consideração dos relatos dos pacientes e de seu histórico de exames permitem, por fim, a apresentação dos resultados, por meio de um relatório denominado laudo. E é este laudo que leva o médico que solicitou o exame a um diagnóstico preciso e completo, permitindo-o indicar os medicamentos, ações e/ou tratamentos devidos.

O médico que pediu o exame pode, ainda, considerar necessário que outros exames sejam feitos, a fim de ter informações ainda mais aprofundadas ou iniciar novas linhas de pesquisa.

 

Pesquise e Escolha Onde Fazer Seu Exame

O progresso das técnicas de captura e produção das imagens, o avanço na qualidade dos aparelhos e a disponibilidade de centros de excelência para o preparo profissional dos médicos especializados em Diagnósticos por Imagens  deram aos exames de imagem posição de protagonismo nas avaliações médicas.

Veja o artigo que fizemos sobre a importância de exames de imagem para diagnósticos precisos.

Os exames de imagem podem respaldar ou não as suspeitas que uma série de avaliações anteriores levantaram. Com eles, o que era uma suspeita ganha forma, medidas e características visuais.

O exame de imagem não têm importância apenas na fase de diagnósticos. Procedimentos e cirurgias, se necessários, não partirão da mera presunção do que se encontrará, mas de imagens muito próximas das reais, que guiarão esses processos.

O paciente, hoje, tem muita informação disponível, mas nem sempre ele a utiliza da melhor maneira. É comum uma pessoa perguntar qual o modelo da máquina de ultrassonografia, mas não pergunta sobre o médico que fará o exame.

Note que equipamentos de ponta só ajudam, estrutura também é fator importantíssimo na sua escolha, mas saiba que nada substitui a competência dos médicos que lidam com as imagens e fazem os laudos de seu exame. Assim, tome sua decisão considerando o conjunto de fatores, mas sempre dê peso maior ao aspecto médico.

E tudo isso é para você ter mais saúde. Por isso, escolha seu médico e sua clínica de imagens com a mesma responsabilidade que estes profissionais se dedicam a pesquisar a sua situação.

 

Profissionais Envolvidos no Exame

A Clínica Viver, de Brasília, já se consolidou como referência em exames de imagem, pela experiência e credibilidade de seu corpo clínico, pelo constante aperfeiçoamento das suas equipes médicas e de atendimento, pela excelente estrutura e pela disponibilidade de equipamentos de última geração.

Os exames podem ser feitos por especialistas nos exames, ultrassonografistas, por exemplo, ou por profissionais médicos das especialidades que usam diretamente esses exames, como ginecologistas, obstetras ou mastologistas, e estes também serão os profissionais que farão os laudos.

Os laudos de mamografias e densitometrias são feitos por médicos radiologistas, que, na Clínica Viver de Imagens, são certificados pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem.

Nossos profissionais estão perfeitamente preparados para analisar responsavelmente todos os importantes detalhes das suas imagens.

Marque agora mesmo seu exame de imagem na Clínica Viver de Imagens Médicas, de Brasília.

Porque nós temos a sua melhor imagem!

 

Se precisar de exames de ultrassonografias, densitometrias, mamografias, tomografia, endoscopias ou biopsia em Planaltina-DF e região, procure a Clínica Afetus.

Clínica Afetus também oferece consultas de gastroenterologia, cirurgia geral, ortopedia, clínica médica, endocrinologia, mastologia, ginecologia e obstetrícia em Planaltina/DF.

Comentários (0)

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*