Ecodoppler de Carótidas na Prevenção do AVC

Para entendermos como o Ecodoppler de Carótidas é importante na Prevenção do AVC, primeiramente precisamos compreender como funciona o sistema de irrigação sanguínea do cérebro, e como ocorrem os problemas de estreitamento e entupimento das artérias.

O Sistema de Irrigação Cerebral

As carótidas cumprem um complexo trabalho, a fim de manterem o cérebro devidamente irrigado, com sangue rico em oxigênio, proveniente do coração.

Esse sangue vai do coração à cabeça pelas artérias carótidas e vertebrais, localizadas em ambos os lados do pescoço.

As carótidas internas irrigam a maior parte do cérebro, na sua porção anterior, as vertebrais na porção posterior, e as carótidas externas irrigam a face.

Esse sistema tem como risco, dentre outros, a aterosclerose, que é uma doença degenerativa das artérias, identificada quando ocorre depósito de placas de gordura, cálcio e células velhas nas paredes das artérias.

Este acúmulo pode causar o estreitamento da artéria (estenose), o que diminui a passagem de sangue para o cérebro. Além disso, pode se fragmentar, formando êmbolos (daí o termo embolia), que podem obstruir completamente uma artéria no cérebro, causando o AVC, acidente vascular cerebral, popularmente conhecido como “derrame”.

Veja como é feito e para que serve o exame Ecodoppler de Aorta e Ilíacas!

O Processo e os Fatores de Risco do AVC

A aterosclerose é uma doença silenciosa, isto é, não costuma apresentar sintomas, até que estabeleça uma obstrução grave.

Geralmente, a primeira manifestação dessa obstrução é o AIT (ataque isquêmico transitório), em que a circulação na artéria é restabelecida em minutos ou horas, fazendo com que eventuais sintomas apresentados pelo paciente desapareçam.

É uma situação mais grave do que parece, pois, normalmente, não se trata de um problema esporádico, já que a grande maioria dos pacientes que tiveram um AIT também desenvolverão um AVC.

A diferença entre eles, é que no AIT não ocorre a morte do tecido cerebral afetado, o que ocorre no AVC (acidente vascular cerebral),

Os sintomas dos 2 problemas são os mesmos e não é necessário que todos ocorram para estar configurado um problema:

Alguns pacientes podem se recuperar parcial ou totalmente de um AVC, e outros ficarão com sequelas, moderadas ou graves.

Os principais fatores de risco para o AVC são:

Exames e Diagnóstico de Doença Carotídea

O ecodoppler de carótidas e vertebrais é o exame inicial para o diagnóstico de doença carotídea. Você pode conhecer esse exames por outros nomes, como:

Tratamento e Prevenção do AVC

No exame, avalia-se a presença de placas de gordura, suas características, dimensões, velocidade do fluxo sanguíneo e, principalmente, a porcentagem de obstrução do fluxo, visto que este é fator determinante para se definir se o tratamento será clínico ou cirúrgico.

Geralmente, as cirurgias estão indicadas quando a obstrução é maior que 70%.

No caso de obstruções moderadas, indicam-se, acima de tudo, mudanças no estilo de vida, como:

O ecodoppler de carótidas e vertebrais também é utilizado para medir a espessura médio-intimal da parede da artéria carótida comum, já que estudos demonstram que uma espessura maior que 1 mm estaria relacionada a um maior risco de doença coronariana.

O ecodoppler de carótidas é um exame indolor, realizado com o paciente deitado, no qual o médico estuda os vasos sanguíneos do pescoço do paciente com um aparelho específico.

Assim, o Ecodoppler de Carótidas e Vertebrais é de extrema importância na prevenção do AVC e de doenças das coronárias, já que a presença, mesmo que discretas, de alterações nas paredes das artérias carótidas, que não causam sintomas, porém já indicam o início de tratamento.

Veja a página completa do exame Ecodoppler de Carótidas e Vertebrais, visto que ela contém todas as informações sobre este exame.

Resumo

Ficamos felizes de seu interesse em saber mais sobre Ecodoppler de Carótidas e a Prevenção do AVC. Por isso, fique com as principais informações:

1. As artérias carótidas e vertebrais irrigam o cérebro e a face com sangue rico em oxigênio.
2. O estreitamento das artérias diminui a passagem de sangue e configura risco de AVC.
3. Este problema não costuma apresentar sintomas antes de a obstrução se tornar grave.
4. O Ecodoppler de Carótidas e Vertebrais é exame importante para a prevenção do AVC em pessoas com mais de 50 anos, e/ou nas que tenham hábitos ou condições de risco, como fumo, obesidade e sedentarismo, entre outros.
5. Identificada a obstrução arterial, dependendo de sua seriedade, será indicado tratamento clínico ou cirúrgico.

Vídeo sobre Ecodoppler de Carótidas e Prevenção do AVC

Veja o vídeo que preparamos sobre Ecodoppler de Carótidas e Prevenção do AVC

A Clínica Viver

Nós, da Clínica Viver de Brasília, consideramos que, acima de tudo, a informação é sua melhor companheira na busca por uma vida saudável. Estamos sempre à disposição para responder suas dúvidas, ainda que você não esteja em Brasília.

Oferecemos, igualmente, vídeos com informações importantes em nosso canal de saúde, no Youtube.

Se você está em Brasília, estamos sua disposição. Será um prazer cuidar da sua saúde.

A Clínica Viver de Imagens Médicas, em Brasília, tem os mais modernos aparelhos de ultrassonografia, mamografia digital e densitometria óssea. Igualmente, realizamos punções de tireoide e mama, além de biópsias.

Passeie por dentro da Clínica Viver, navegando por fotos 360º.

Além disso, temos profissionais experientes e preparados para consultas nas especialidades de Endocrinologia, Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia, a fim de cuidar de seus exames e da sua saúde.

Na Clínica Viver, oferecemos aos nossos pacientes os mais modernos recursos e equipamentos do mercado. Aqui todos os exames são realizados por médicos. Assim, garantimos profissionalismo e segurança durante a realização de seus exames, com a entrega de resultados no menor tempo possível.

Se você está em Brasília ou Entorno e tem exames solicitados, faça seu agendamento online e venha cuidar da sua saúde conosco!