
A Ecografia ou Ultrassonografia Transvaginal com Doppler avalia útero, ovários, e por meio do doppler pesquisa a vascularização desses órgãos, de possíveis lesões existentes (cistos, miomas e pólipos), com o objetivo de melhor caracterização das patologias. A maior vascularização de lesões significa, em tese, que elas tendem a aumentar e/ou se espalhar pela região.
Leia esta página inteira para saber todos os outros nomes do exame de Ecografia Transvaginal com Doppler, o preparo necessário, e muitas das condições que podem ser evidenciadas por este exame.
Características da Ecografia Transvaginal com Doppler em Brasília DF
A Ultrassonografia Transvaginal com Doppler é um exame efetuado por meio de um aparelho chamado ecógrafo (ou ultrassonógrafo). Este aparelho emite um som de alta frequência, por meio de uma sonda, e, de acordo com as respostas dos ecos recebidos por um transdutor, pode-se saber mais sobre os órgãos analisados.
Estes sinais são convertidos em imagens pelo computador associado ao ecógrafo. Estas imagens são visualizadas em um monitor e podem ser impressas ou armazenadas em DVDs ou pen-drives, nos formatos de imagem ou vídeo.
Por meio das ultrassonografias são visualizados os órgãos internos com excelente precisão.
O ultrassonógrafo não emite radiação, e as frequências utilizadas são imperceptíveis ao ouvido humano. É um exame seguro, para crianças e adultos, sem contra-indicações.
Aplica-se um gel aquecido sobre a região que será analisada, para facilitar o deslizamento da parte do aparelho que toca o corpo (transdutor). O médico, olhando o monitor, movimenta o transdutor até chegar à região que deseja pesquisar e, quando consegue a imagem ideal, clica para fotografar ou filmar.
O exame pode solicitar ações diversas para comparar a reação dos órgãos em momentos diferentes, como, antes e depois de beber água, inspirando ou expirando, respirando ou prendendo o ar, para conseguir visualizar situações ou reações específicas.
Quando a ecografia é feita com estudo doppler fluxométrico, mais conhecido como doppler, analisa-se, além dos órgãos, estruturas e tecidos, a vascularização, isto é, a irrigação sanguínea da região ou de nódulos encontrados nesta. A análise desse fluxo sanguíneo na região analisada informa a maior ou menor tendência de crescimento ou espalhamento de possíveis problemas.
Patologias Que Podem Ser Descobertas com a Ultrassonografia ou Ecografia Transvaginal com Doppler DF
A maior parte dos exames de Ecografia Transvaginal com Doppler apresenta resultados normais, isto é, sem patologias graves encontradas. A principal função dos exames de imagem é justamente perceber qualquer problema em fase inicial de desenvolvimento, o que aumenta consideravelmente a chance de sucesso no tratamento.
Em uma pesquisa feita pelo exame de Ecografia Transvaginal com Doppler podem ser identificados ou avaliados:
- Miomas
- Cistos Endometrióticos
- Cistos Hemorrágicos
- Teratomas
- Adenomioses
- Cistos Ovarianos
- Gestações Ectópicas
- Hiperplasias Endometriais
- Carcinomas Endometriais
- Endometrioses
- Cistoadenomas Serosos e Mucinosos
- Ovários Micropolicísticos
- Cânceres de Ovário
- Neoplasias Endometriais
- Corpo Lúteo
O que Consta do Resultado / Laudo do exame de Ecografia ou Ultrassonografia Transvaginal com Doppler DF
O resultado do exame são as imagens impressas ou vídeos, e o laudo é um relatório descritivo do que foi encontrado.
O médico que solicitou o exame, ou um especialista por este indicado, deve analisar:
- as imagens (e vídeos, se houver),
- os laudos,
- os sintomas descritos,
- o histórico do paciente e
- todas as demais informações disponíveis.
A partir da associação de todas essas informações, o médico terá um diagnóstico preciso e completo, e poderá indicar os medicamentos e tratamentos devidos.
Com o diagnóstico, pode-se considerar necessário que outros exames sejam feitos, a fim de se ter estudos ainda mais aprofundados ou novas linhas de pesquisa.
Onde fazer a Ecografia ou Ultrassonografia Transvaginal com Doppler em Brasília?
Na Clínica Viver, todos os exames são feitos por médicos.
Os exames podem ser feitos por especialistas nos exames, ultrassonografistas, por exemplo, ou por profissionais médicos das especialidades que usam diretamente esses exames, como ginecologistas, obstetras ou mastologistas, e estes também serão os profissionais que farão os laudos.
Os laudos de mamografias e densitometrias são feitos por médicos radiologistas, que, na Clínica Viver de Imagens, são certificados pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Nossos profissionais estão perfeitamente preparados para analisar todos os importantes detalhes das suas imagens.
Marque agora mesmo sua Transvaginal com Doppler na Clínica Viver de Imagens Médicas, de Brasília. Entre em contato e nós poderemos esclarecer informações como preço do exame, convênios atendidos e qualquer outra dúvida que tenha.
Nós temos a sua melhor imagem!
Conheça melhor sobre a Clínica Viver e saiba como escolher a clínica mais adequada para realizar o seu exame no vídeo abaixo: