Exames que mulheres na faixa dos 30 anos devem realizar em seu check up

Exames que mulheres na faixa dos 30 anos devem realizar em seu check up
13 de setembro de 2019 Dra. Nubia
Médica indicando exames para mulheres

Se você é mulher e possui entre 30 e 39 anos, este artigo é para você. Conheça, agora, os principais exames que podem ser incluídos em seu check up anual.

Lembre-se: o check up representa a melhor forma de prevenção, especialmente para doenças assintomáticas (que não apresentam sintomas). Para realizar os exames citados aqui, consulte seu/sua ginecologista para seguir com a avaliação geral da sua saúde. 

Saiba como agendar seus exames clicando aqui!

Exames de sangue

Os exames de sangue são necessários para detectar diversas alterações no corpo. Os exames mais pedidos, geralmente, são: hemograma, glicemia de jejum, colesterol e triglicérides, hormônios tireoideanos, exames de função renal e hepática. 

Eles podem detectar anemias, infecções, reações do corpo a medicamentos e muito mais. Além disso, muitas doenças graves podem ser identificadas apenas na análise do material.

Exames de fezes e urina

Comumente pedidos, os exames de fezes e urina servem para detectar diversos desequilíbrios no organismo, desde infecções simples, até mesmo tumores. 

Para ambos, existe uma gama de variações. Cada uma delas, com um objetivo diferente. Entretanto, na maioria das vezes, o material de apenas uma coleta separada em recipientes diferentes pode ser suficiente para os diferentes exames. 

Papanicolau

O exame de Papanicolau deve fazer parte do check up desde os 25. Ele é feito por meio de uma raspagem do material do colo uterino, que coleta o material. É um procedimento rápido, indolor e causa, no máximo, um desconforto durante a raspagem. Ele detecta doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), a presença de infecções e o mais importante: o vírus HPV, uma das principais causas do câncer de colo de útero.

Apesar de simples, o exame traz resultados valiosos. O papanicolau pode detectar a presença de lesões que podem desenvolver o câncer no colo do útero* e é uma das estratégias utilizadas pelos médicos para o diagnóstico precoce da doença. 

*De acordo com o INCA, o câncer do colo do útero é o quarto tipo de câncer mais comum entre as mulheres e é responsável por 265 mil óbitos por ano ao redor do mundo.

Colposcopia

O exame geralmente é recomendado em caso de alterações no Papanicolau. Ele investiga doenças na área da vagina, da vulva e do colo uterino. 

Lesões que muitas vezes não podem ser vistas a olho nu são identificadas por meio do exame, que funciona como uma lente de aumento.

Ultrassonografia das mamas

A ultrassonografia mamária é um exame de imagem indicado para mulheres com menos de 40 anos. O exame preventivo tem como objetivo detectar alterações nas mamas.

Por meio de ondas sonoras emitidas por um aparelho, as imagens são detectadas e posteriormente projetadas, sendo possível identificar lesões e avaliá-las. 

Ultrassonografia transvaginal

O ultrassom transvaginal é um exame de imagem comumente solicitado pelos ginecologistas, por ser indolor e gerar resultados rapidamente, sem emitir radiação.

Para a realização do exame, uma sonda é inserida no canal vaginal. Por meio das ondas sonoras emitidas pelo aparelho, são geradas imagens do útero, colo uterino, ovários e trompas. O exame é muito importante para identificar alterações no sistema reprodutor feminino.

Radiografia de tórax

A radiografia de tórax utiliza taxas pequenas de radiação e é importante para detectar doenças do sistema cardiorrespiratório. Nesse caso, o exame tem resultados mais gerais, pois abrange toda a área do tórax, possibilitando uma fotografia interna do corpo humano. Por meio dele, é possível visualizar o contorno do coração, os pulmões, os ossos da caixa torácica, o diafragma, dentre outras áreas do corpo. 

Os exames podem variar de acordo com as necessidades da paciente. Consulte seu médico para mais informações.

Já possui uma lista de exames na mão para o seu check up? Clique aqui e agende agora mesmo seus exames na Clínica de Imagens Médicas Viver.

Deseja emagrecer ou avaliar o estado nutricional do seu corpo? Conheça, também, as vantagens do exame de densitometria de corpo inteiro para avaliar de forma rápida e precisa as taxas de massa magra ou muscular e de gordura do seu corpo. Leia o artigo abaixo e cuide-se sempre!

Para que serve a Densitometria de Corpo Inteiro?