Ecodopplercardiografia fetal

Ecocardiografia Fetal DF (Ecodopplercardiograma Fetal ,  Ecocardiografia Fetal Com Mapeamento De Fluxo À Cores , Ecocardiograma Fetal , Ecofetal Com Mapeamento De Fluxo À Cores)

Para que serve a ecocardiografia fetal?

É uma ultrassonografia que estuda o coração,  as válvulas cardíacas,  grandes vasos , e o fluxo sanguíneo do coração fetal  , dentro do útero materno .

É um exame extremamente importante devido à grande frequência de malformações cardíacas fetais , que podem afetar 1 em cada 100  bebês . Com este diagnóstico,  o obstetra pode programar a data e via de parto , e escolher um hospital que tenha uma UTI neonatal preparada para receber e dar o suporte adequado ao bebê com alterações cardíacas , que também pode precisar de uma cirurgia de emergência.

A ecocardiografia fetal deve preferencialmente ser realizada entre 24 a 32 semanas de gestação. Ela pode diagnosticar doenças congênitas do coração fetal,  cujos principais sintomas são: dificuldade ou cansaço ao mamar , falta de ar , baixo peso e pneumonias de repetição ; e se classificam em :

1. Cianóticas : causam uma cor arroxeada no bebê,  devido à falta de oxigênio no sangue, que ocorre pela mistura dos sangue pouco oxigenado e bem oxigenado no coração fetal . Dentre estas temos : Tetralogia de Fallot , Transposição das grandes artérias  , Coração univentricular  e a Drenagem anômala das veias pulmonares.
  1.    Acianóticas :  quando  não causam uma cor arroxeada no bebê. São bem mais comuns que as cardiopatias congênitas cianóticas,  e menos graves .Geralmente aumentam o fluxo de sangue para os  pulmões , causando sobrecarga pulmonar. As mais frequentes são: Comunicação Interatrial,  Comunicação Interventricular,  Persistência do Canal Arterial e Coarctação da aorta .

As principais indicações da ecocardiografia fetal são:

1 ) Maternas: gestação acima de 35 anos , portadoras de Diabetes , pacientes que tiveram infecções virais na gestação ( rubéola,  toxoplasmose,  citomegalovírus ) , pacientes com lúpus , histórico familiar de doenças cardíacas, uso de álcool ,  anfetaminas, antidepressivos ( paroxetina )  e anticonvulsivantes. ( carbamazepina é lítio).

2 ) Fetais: suspeita de malformações cardíacas,  taquicardia fetal persistente ( frequência maior ou igual a 180 batimentos por minuto ) , bradicardia fetal persistente ( frequência menor que 120 batimentos por minuto ) , malformações graves extra cardíacas , fetos com translucência nucal maior ou igual a 3,5 mm, gestação gemelar monocoriônica ( fetos compartilham a mesma placenta) , na presença de cromossomopatias identificadas em procedimentos invasivos ( amniocentese, biópsia de vilo corial )   ou no exame NIPT ; e no caso de hidropsia fetal ( acúmulo de líquido na nuca , pulmões,  abdome ou coração fetal ) .

Qual o preparo?

Não é necessário.

Trazer ecografias anteriores.

Qual o tempo de entrega?

15 minutos após o exame .

Onde realizar o exame de Ecodopplercardiografia fetal em Brasília (DF)?

Unidade Clínica Viver em Brasília-DF

SHLS 716 Sul | Ed. Centro Clínico Sul Torre I | 3º andar | Salas 320 à 324 CEP: 70390-700

Unidade Clínica Viver em Taguatinga DF

QS 3 Lotes 3, 5 e 7 | Edifício Pátio Capital Pistão Sul | 2º andar | Salas 232 e 233 Taguatinga/DF

Agende seus exames online!

Para facilitar o agendamento de seus exames disponibilizamos canais de atendimento telefônico, via WhatsApp.

Agendar Online!