Dores frequentes nas costas: o que pode ser?

Dores frequentes nas costas é uma condição que pode afetar boa parte das pessoas durante a vida; seja resultado de alguma atividade física, uma manobra brusca ou mesmo uma noite dormida numa posição ruim.

No entanto, apesar de ser algo bem comum, caso seja persistente esse incômodo também pode estar associado a alguma doença, que pode evoluir para algo mais grave se não receber o tratamento adequado. 

De modo geral, essas dores costumam passar com repouso e medidas caseiras. Porém, é preciso estar atento à frequência e à intensidade da dor, além de observar se ela está acompanhada de outros sintomas. 

Quer saber o que pode ser a causa de suas dores frequentes nas costas? Acompanhe o artigo para mais informações. 

Causas de dores frequentes nas costas

Como citamos acima, as dores nas costas – quando ocorrem de forma esporádica e por motivo conhecido – são sintomas comuns a muita gente, sem que isso represente algo mais grave ou preocupante.

Nesse sentido, as causas mais comuns costumam ser:

Até aqui falamos de condições esporádicas de dor nas costas, que tendem a passar com repouso e medidas analgésicas. No entanto, também existem as dores nas costas que ocorrem de forma repetida ou com sintomas que se mantêm de forma persistente.

Nesses casos, é importante investigar a origem dessas queixas, pois podem significar problemas mais sérios, que exigem avaliação profissional e tratamento específico.

A seguir você confere as causas mais frequentes para esse tipo de dor nas costas.

Quais as doenças que causam dor nas costas?

Caso suas queixas não sejam do tipo que citamos acima e persistam por mais tempo ou ocorram com certa frequência, é possível que estejam associadas a outras condições e problemas de saúde.

Dentre as doenças que tem como sintoma as dores frequentes nas costas, destacam-se:

Como vimos, cada uma das possíveis causas tem origens diferentes e, para identificar a causa da dor, o paciente precisa buscar por uma avaliação médica específica, quando será avaliado, por meio do exame físico, de exames de imagem e laboratoriais.

No caso específico da osteoporose, o diagnóstico é feito por meio da densitometria óssea; exame que mede a densidade mineral óssea, diagnosticando não somente a osteoporose, como também a osteopenia, que é o estágio inicial da doença. 

Dores frequentes nas costas: o que pode ser?
Fonte: imagem de divulgação

Quando devo me preocupar com a dor nas costas?

Como citamos acima, queixas de dores nas costas são comuns e podem ocorrer por diversas razões do cotidiano, mas também podem ser sintomas de alguma doença mais grave.

Por isso atente-se aos seguintes sinais:

Ao observar qualquer um desses sinais, o recomendado é procurar a avaliação médica o quanto antes. O especialista fará a avaliação adequada do seu quadro, e se preciso, solicitará exames específicos.

A Clínica Viver é referência em exames de diagnóstico por imagem em Brasília. Oferecemos aos nossos pacientes as mais modernas tecnologias em equipamentos, um ambiente confortável, além de um time de profissionais experientes e atenciosos, prontos para oferecer o melhor atendimento.

Se você está em Brasília e tem exames solicitados, venha cuidar da sua saúde conosco.

Recomendados