Dores frequentes nas costas é uma condição que pode afetar boa parte das pessoas durante a vida; seja resultado de alguma atividade física, uma manobra brusca ou mesmo uma noite dormida numa posição ruim.
No entanto, apesar de ser algo bem comum, caso seja persistente esse incômodo também pode estar associado a alguma doença, que pode evoluir para algo mais grave se não receber o tratamento adequado.
De modo geral, essas dores costumam passar com repouso e medidas caseiras. Porém, é preciso estar atento à frequência e à intensidade da dor, além de observar se ela está acompanhada de outros sintomas.
Quer saber o que pode ser a causa de suas dores frequentes nas costas? Acompanhe o artigo para mais informações.
Causas de dores frequentes nas costas
Como citamos acima, as dores nas costas – quando ocorrem de forma esporádica e por motivo conhecido – são sintomas comuns a muita gente, sem que isso represente algo mais grave ou preocupante.
Nesse sentido, as causas mais comuns costumam ser:
Lesão muscular: uma lesão muscular nas costas pode ocorrer em praticamente qualquer situação do dia a dia, seja se abaixando para pegar um objeto ou uma criança no chão, seja ao carregar um peso numa postura errada.
Má postura: a postura errada é provavelmente a maior causa de dores nas costas, e os hábitos da vida moderna têm muito a ver com isso. Ao usar o celular por longos períodos, com a cabeça inclinada para baixo, ocorre uma sobrecarga da coluna vertebral, que aumenta a tensão na região, podendo levar a lesões na coluna cervical e dores musculares.
Excesso de exercícios: praticar exercícios de alto impacto, com carga excessiva ou além de seus limites pode causar dores e lesões nas costas, especialmente atividades para as quais você não esteja perfeitamente condicionado, ou mesmo ao buscar ultrapassar um limite de esforço; seja de carga ou de resistência, como ao colocar alguns quilos a mais na musculação ou percorrer aqueles quilômetros extras na corrida.
Sedentarismo: ao não se exercitar, os músculos responsáveis pela sustentação da coluna perdem volume, força e resistência, o que pode ocasionar dores.
Má qualidade do colchão: colchões de baixa qualidade ou numa consistência inadequada a seu perfil ortopédico também podem causar a condição, devido à má estruturação e sustentação do corpo na hora do descanso.
Até aqui falamos de condições esporádicas de dor nas costas, que tendem a passar com repouso e medidas analgésicas. No entanto, também existem as dores nas costas que ocorrem de forma repetida ou com sintomas que se mantêm de forma persistente.
Nesses casos, é importante investigar a origem dessas queixas, pois podem significar problemas mais sérios, que exigem avaliação profissional e tratamento específico.
A seguir você confere as causas mais frequentes para esse tipo de dor nas costas.
Quais as doenças que causam dor nas costas?
Caso suas queixas não sejam do tipo que citamos acima e persistam por mais tempo ou ocorram com certa frequência, é possível que estejam associadas a outras condições e problemas de saúde.
Dentre as doenças que tem como sintoma as dores frequentes nas costas, destacam-se:
Inflamação no nervo ciático: esse tipo de dor em geral ocorre na região lombar (parte baixa da coluna) e pode se espalhar para a parte de trás da coxa, chegando até o pé.
Cálculo renal: popularmente conhecida como “pedra nos rins”, essa dor também costuma ocorrer na parte baixa das costas, podendo ser muito intensa, às vezes levando o paciente a precisar de internação hospitalar, para conseguir controlar os sintomas. Ela pode se irradiar para a região do baixo ventre ou para a região genital.
Doenças respiratórias: alguns tipos de doenças respiratórias também podem gerar dores, em geral na região torácica (meio das costas), que costumam piorar quando o paciente inspira mais profundamente.
Hérnia de disco: outra causa comum de dores, costuma ser resultado de uma movimentação ou deformação de algum disco intervertebral, que são estruturas esponjosas que ficam entre as vértebras da coluna. Ao sair do lugar, esse disco acaba comprimindo nervos, gerando dores.
Artrose e artrite: dois problemas que podem afetar articulações de todo o corpo, tendo sintomas semelhantes, mas de causas diferentes. A artrose é uma degeneração articular provocada pelo desgaste da cartilagem (estrutura que protege as extremidades dos ossos de impacto). Já a artrite é resultado de doenças inflamatórias, como lúpus, gota e reumatismo. Quando afetam as vértebras da coluna, podem levar a dores fortes e persistentes.
Infecção na coluna: causadas pela ação de fungos ou bactérias que se alojam nas estruturas da coluna, seja relacionado a alguma cirurgia no local, seja por micro-organismos que se fixaram na região vindos de outras áreas, levando a dores nas costas.
Osteoporose: apesar dessa condição não ser dolorosa a princípio, o enfraquecimento dos ossos, provocado pela osteoporose, pode levar a fraturas nas vértebras, o que pode causar dores persistentes nas costas.
Como vimos, cada uma das possíveis causas tem origens diferentes e, para identificar a causa da dor, o paciente precisa buscar por uma avaliação médica específica, quando será avaliado, por meio do exame físico, de exames de imagem e laboratoriais.
No caso específico da osteoporose, o diagnóstico é feito por meio da densitometria óssea; exame que mede a densidade mineral óssea, diagnosticando não somente a osteoporose, como também a osteopenia, que é o estágio inicial da doença.
Quando devo me preocupar com a dor nas costas?
Como citamos acima, queixas de dores nas costas são comuns e podem ocorrer por diversas razões do cotidiano, mas também podem ser sintomas de alguma doença mais grave.
Por isso atente-se aos seguintes sinais:
São frequentes e persistentes.
Surgem de forma inesperada, sem razão aparente.
Não se resolve com analgésicos comuns.
Causa formigamento ou dor em outras partes do corpo.
Está acompanhada de sintomas, como fraqueza, febre, entre outros.
Ao observar qualquer um desses sinais, o recomendado é procurar a avaliação médica o quanto antes. O especialista fará a avaliação adequada do seu quadro, e se preciso, solicitará exames específicos.
A Clínica Viver é referência em exames de diagnóstico por imagem em Brasília. Oferecemos aos nossos pacientes as mais modernas tecnologias em equipamentos, um ambiente confortável, além de um time de profissionais experientes e atenciosos, prontos para oferecer o melhor atendimento.
Se você está em Brasília e tem exames solicitados, venha cuidar da sua saúde conosco.