Ecocardiograma Transtorácico

Tipo de exame
Ecografia / Ultrassonografia | Ecografia com Doppler
Tempo para entrega do resultado
  15 minutos

Ecocardiograma transtorácico, também chamado Ecocardiografia,  é um exame de ultrassom,  que estuda a anatomia do coração,  ao mesmo tempo em que observa o fluxo sanguíneo através das câmaras cardíacas, válvulas, e grandes vasos .

Pode ser realizado em qualquer idade , inclusive em recém nascidos, por não utilizar qualquer tipo de radiação.

O exame de Ecocardiograma transtorácico em Brasília DF é indicado quando:

O ecocardiograma permite a detecção de quais doenças:

  • Doenças das válvulas cardíacas, que geralmente causam sopros;
  • Coágulos no interior do coração,
  • Doenças do pericárdio (membrana que reveste o coração externamente),
  • Aumento das dimensões do coração,
  • Estreitamentos e dilatações da aorta, e
  • Suspeita de infecção da membrana que reveste o coração internamente (endocardite infecciosa )

Quando o ecocardiograma deve ser indicado?

Geralmente é indicado em pacientes hipertensos, diabéticos, portadores de doenças cardiovasculares crônicas, e aqueles que apresentam sopros, desmaios, palpitações e dificuldades para respirar.

Pode também ser indicado no pré-operatório.

Características da Ecocardiograma transtorácico em DF (Brasília)

A Ecocardiograma é um exame efetuado por meio de um aparelho chamado ecógrafo (ou ultrassonógrafo). Este aparelho emite um som de alta frequência, por meio de uma sonda, e, de acordo com as respostas dos ecos recebidos por um transdutor, que obtém as imagens do coração.

Estes sinais são convertidos em imagens, pois há um computador associado ao ecógrafo. Estas imagens são visualizadas em um monitor e podem ser impressas ou armazenadas, nos formatos de imagem.

Por meio das ultrassonografias são visualizados os órgãos internos com excelente precisão.

É um exame seguro, para crianças e adultos, sem contra-indicações, visto que o ultrassonógrafo não emite radiação, e as frequências utilizadas são imperceptíveis ao ouvido humano.

Aplica-se um gel aquecido sobre a região que será analisada, para facilitar o deslizamento da parte do aparelho que toca o corpo (transdutor). O médico, olhando o monitor, movimenta o transdutor até chegar à região que deseja pesquisar, a fim de conseguir a imagem ideal, clica para fotografar ou filmar.

O exame pode solicitar ações diversas para comparar a reação dos órgãos em momentos diferentes, como, antes e depois de beber água, inspirando ou expirando, respirando ou prendendo o ar, para conseguir visualizar situações ou reações específicas.

Como a ecografia é feita com estudo dopplerfluxométrico, mais conhecido como doppler, analisa-se, além dos órgãos, estruturas e tecidos, a vascularização, isto é, a irrigação sanguínea da região ou de coágulos encontrados nesta. A análise desse fluxo sanguíneo na região analisada informa a extensão do problema.

Profissionais Envolvidos no Exame Ecocardiograma transtorácico em Brasília DF

Na Clínica Viver, todos os exames são feitos por médicos.

Os exames podem ser feitos por especialistas nos exames, ultrassonografistas, por exemplo, ou por profissionais médicos das especialidades que usam diretamente esses exames, como cardiologistas, sendo o profissional que fará o laudo.

Os laudos de mamografias e densitometrias são feitos por médicos radiologistas, que, na Clínica Viver de Imagens, são certificados pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem.

Por isso, nossos profissionais estão perfeitamente preparados para analisar todos os importantes detalhes das suas imagens.

Marque agora mesmo seu Ecocardiograma na Clínica Viver de Imagens Médicas, em Brasília.

Nós temos a sua melhor imagem!

Agende agora

Agradecemos seu interesse por nosso conteúdo. Acompanhe todos os nossos textos e vídeos a fim de ter mais informações sobre sua saúde. Além disso, oferecemos vídeos com informações importantes em nosso canal de saúde, no Youtube.