Conheça as especialidades da Viver para o seu diagnóstico

Por:
Conheça as especialidades da Viver para o seu diagnóstico
18 de dezembro de 2019 Dra. Nubia
Médico na Clínica Viver

Aqui na Clínica Viver são realizados os mais variados tipos de exames de imagem para o diagnóstico dos pacientes. 

Com uma equipe de médicos bem preparada para situações adversas, um ambiente confortável e um atendimento de qualidade do início ao fim das consultas, nós garantimos uma boa experiência para todos que passam por aqui. Além disso, um dos grandes diferenciais da Clínica Viver é que os resultados dos exames saem rapidamente. Por vezes, até imediatamente.

Ao longo deste artigo explicaremos mais sobre as especialidades da Viver para o seu diagnóstico. Confira!

Biópsia

A biópsia é um exame no qual a amostra de um tecido vivo do corpo do paciente é coletada, a fim de realizar um diagnóstico. Normalmente é recomendado por médicos para pacientes que possuem alguma alteração importante no corpo que ainda não foi diagnosticada. 

O material é recolhido por meio de uma agulha ou de um bisturi. Após essa etapa, o tecido é armazenado, colocado em formol e levado até à clínica. Por meio de testes com corante médico, há reações das células, que se mostram cancerosas ou não. 

Aqui na Viver nós realizamos alguns tipos de biópsia, como a de colo do útero,  da mama e da tireoide. 

Possui um pedido médico? Marque a sua biópsia agora mesmo.

Densitometria Óssea

A densitometria óssea é um importante exame para a detecção de problemas ósseos, indicado principalmente para mulheres, após os 40 anos, já que nesta fase os hormônios femininos que fixam o cálcio ao osso começam a decair, podendo ocasionar a osteopenia,  que é a diminuição da massa óssea, ou a osteoporose, uma doença em que os ossos ficam frágeis, e sujeitos à fraturas. Este exame também é indicado em homens acima dos 60 anos, atletas, pacientes submetidos à cirurgia bariátrica, pessoas que tenham doenças hepáticas, renais, doenças inflamatórias intestinais e doenças reumatológicas, além de pacientes com anorexia.

 Já a Densitometria de corpo inteiro é o melhor método para avaliação da massa muscular , massa gordurosa,  percentual de gordura corporal e o tecido adiposo visceral, que é a gordura que fica entre as vísceras, e que quando aumentada, está relacionada ao risco de doenças cardíacas, diabetes e pressão alta. É um exame extremamente importante para o acompanhamento de dietas , e para a avaliação de sarcopenia, que é a diminuição da massa muscular, que ocorre após os 40 anos. 

O exame é simples, rápido e não precisa de preparo. A sua duração é curta, assim como as taxas de radiação utilizadas.

Aqui na Viver, é possível realizar tanto a densitometria em partes isoladas do corpo — normalmente a lombar, o fêmur e o punho, como também no corpo inteiro. O resultado do exame sai em apenas 3 dias. 

Densitometria óssea: a importância do exame para as mulheres

Ecodoppler

O exame de ecodoppler é caracterizado por usar imagens e sons para avaliar o fluxo sanguíneo de partes variadas do corpo. Além de ser um exame simples, rápido e indolor, o ecodoppler é muito importante para o diagnóstico de doenças. 

De maneira geral, não é necessário fazer qualquer tipo de preparação para o exame. 

Aqui na Viver, estão disponíveis os ecodoppler de abdome superior para pesquisa de refluxo em criança; de aorta e de artérias renais; de aorta e ilíacas; de artérias viscerais; de carótidas e vertebrais; de membro inferior (arterial e venoso); de membro superior (arterial e venoso); de veia cava inferior e de fígado, e da tireoide . 

O resultado do exame sai rapidamente, demorando, em média, apenas 15 minutos.  

Precisa agendar um Ecodoppler? Clique aqui para marcar!

Ecografia

A ecografia é um tipo de exame que usa de sons para formar imagens médicas, a fim de avaliar tecidos do organismo. Por meio da ecografia é possível descobrir diversas alterações no corpo, além de diagnosticar nódulos, por exemplo. 

Para a realização do exame, também não é necessário qualquer tipo de preparação específica. 

Aqui na Clinica Viver, há inúmeros tipos de ecografias, como as de obstetrícia, mamária, transvaginal para pesquisa de endometriose e outras várias para diagnóstico. O resultado demora, em média, 15 minutos para ficar pronto. 

Ultrassonografias: tipos e vantagens para a mulher

Mamografia

Por meio de um mamógrafo, as mamas são comprimidas e avaliadas pelos médicos, que examinam as glândulas da região. Apesar de ser incômodo, o exame é extremamente importante para o diagnóstico de câncer de mama e normalmente é indicado para mulheres que tenham acima de 40 anos. A mamografia é o melhor método para o rastreamento do câncer de mama, pois pode detectar nódulos com até 2,0 mm e microcalcificações, que são  as manifestações mais precoces do câncer de mama. É um exame que utiliza doses baixas de radiação, e comprovadamente seguro. 

Para a realização do exame, não é necessária preparação, e o resultado fica pronto em três dias. 

 A Clínica Viver possui o selo de qualidade de Mamografia do Colégio Brasileiro de Radiologia, e sua equipe responsável pelos exames de Mamografia é referência em Brasília neste método de imagem .

Quando devo fazer a minha primeira mamografia?

Punção aspirativa por agulha fina

A punção aspirativa normalmente é recomendada para o diagnóstico de nódulos, com o objetivo de avaliar se é benigno ou maligno. Quando essa punção é feita, pequenos “pedaços” dos nódulos  são retirados por meio de uma agulha. Além disso, os nódulos líquidos ou cistos são diminuídos por meio da punção, diminuindo a dor e o incômodo causado por eles. 

Este exame pode ser um pouco incômodo. Podem ser indicados anestésicos locais em pomadas para serem passados na região antes do exame. No entanto,  o exame é muito rápido, e o paciente pode exercer sua atividades normais no mesmo dia. 

A Clínica Viver realiza punções de mama e tireoide, além da core biopsia de mama, que é uma punção feita com agulha grossa  para se retirar fragmentos maiores dos nódulos, permitindo um diagnóstico mais preciso. A core biópsia de mama é feita com anestesia local, e completamente indolor. 

———————————————————-

Além dos exames citados acima, a Viver também faz exames de: Captura Híbrida, Cauterização Química, Ecocardiograma Fetal com Doppler e realiza o Implanon.  

Está com um pedido de exame de imagem em mãos mas ainda não realizou? Então agende agora mesmo! A Clínica Viver atende consultas particulares e também por convênios, que você pode conferir clicando aqui.

Leia também: