Cuidados com a casa em tempos de coronavírus

Cuidados com a casa em tempos de coronavírus
22 de abril de 2020 Dra. Nubia
Cuidados com a sua casa em tempos de coronavírus

Mesmo dentro de casa, em quarentena, é importante adotar boas práticas de higiene e segurança para se prevenir e proteger sua família do contágio pelo novo Coronavírus, o Sars-CoV-2. 

Dentre as medidas de prevenção contra o Coronavírus mais conhecidas estão o hábito de lavar as mãos com água e sabão frequentemente, evitar tocar o rosto com as mãos não lavadas e o distanciamento social. 

Essas recomendações são muito importantes para conter o avanço do vírus. Porém, muitas pessoas podem pensar que elas são as únicas providências necessárias e, caso estejam de quarentena em casa, acabam deixando passar batido outras orientações essenciais para que o isolamento social funcione – os cuidados com a casa.  

Neste artigo vamos trazer alguns cuidados básicos que você deve ter com a sua casa em tempos de coronavírus. Vamos lá?

Calçados

Delimite uma área suja, onde deve ter um banquinho para que você retire os sapatos ao entrar em casa. A ideia é não trazer para dentro de casa microorganismos que estiveram em contato com seus calçados na rua. Ao destinar uma área específica para retirar os sapatos e deixá-los ali, você previne que toda a casa fique exposta a vírus e bactérias patológicas. 

Roupas e itens pessoas

  • Deixe sua bolsa, carteira e chaves em um recipiente próximo à entrada;
  • Limpe o celular e óculos com sabão e água ou álcool;
  • Antes de falar com seus familiares, retire suas roupas (devem ser lavadas com água e sabão) e tome um banho;

Essas medidas, assim como a dos calçados, tem o objetivo de não trazer para dentro de casa possíveis microorganismos patológicos, como o novo coronavírus Sars-CoV-2. 

Toda vez que você sai de casa, está exposto ao contágio. Alguns estudos comprovam que o coronavírus pode sobreviver até 3 dias em algumas superfícies. Por isso é tão importante evitar trazer para dentro de casa objetos e itens pessoais que estiveram em contato com o exterior. 

Evite elevadores

Se você mora em apartamento, prefira subir pelas escadas. Os elevadores são instalações de uso comum, portanto, mais suscetíveis ao acúmulo de vírus e microorganismos. Nesse contexto, vale a pena utilizar escadas ao invés de elevadores. 

Cuidados com as compras

Ao voltar do supermercado, faça uma higienização dos produtos antes de consumí-los ou guardá-los na dispensa. Embalagens devem ser descartadas ou higienizadas com água e sabão ou álcool em gel.

Os produtos nos supermercados também entram em contato com muitas pessoas diferentes e podem carregar consigo o agente transmissor do coronavírus. 

Higiene da casa

Manter sua casa sempre limpa e bem ventilada faz muita diferença como método de prevenção – faça a limpeza da casa com água e sabão, desinfetante ou uma solução de água sanitária e água comum (proporção de 1 para 9). Lembre-se: atenção especial à maçanetas, descargas, e torneiras.

Cuidado com os produtos de limpeza

Produtos de limpeza podem ajudar muito no combate ao coronavírus, mas é importante prestar atenção nas medidas de segurança e armazenamento de cada um deles. Uma boa recomendação é não misturar vários produtos de limpeza diferentes, pois pode ocorrer reações químicas e a liberação de substâncias tóxicas.

Agora você já sabe como cuidar da sua casa durante a pandemia coronavírus. É importante que você siga as instruções dos órgãos responsáveis, como o Ministério da Saúde, dentro e fora de casa.

Recapitulando o que você precisa fazer: quando sair de casa, tome os cuidados necessários com os calçados, roupas e itens pessoais, evite instalações utilizadas por muitas pessoas diferentes (como elevadores) e redobre os cuidados com higiene da casa, mantendo-a sempre limpa e bem ventilada.  

 

Este artigo pode ser útil para você também:

10 mitos e verdades sobre o Coronavírus