Como Agendar seu Exame para um Dia Mais Próximo

Como Agendar seu Exame para um Dia Mais Próximo
16 de fevereiro de 2019 Dra. Nubia
Avatar
A Clínica, Destaques
como agendar seu exame para um dia mais proximo e esperar menos no dia do exame

Você sabia que existe uma forma de agendar seu exame para um dia mais próximo, e esperar menos no dia do exame?

Primeiramente, entenda que é complexo administrar as agendas em uma clínica, e que esperas são comuns e, por vezes, impossíveis de serem evitadas. Para saber mais leia nosso texto Como Escolher uma Clínica.

Agendar seu exame para um dia mais próximo

Os exames podem ser feitos em duas fases (bexiga vazia | bexiga cheia), a pessoa da primeira consulta atrasou, o caso é mais complexo e precisa de análise mais aprofundada… São muitos os motivos para atrasos nas consultas.

Agora, existe a possibilidade de você agendar alguns exames para um dia mais próximo.

E esperar menos no dia do exame!

 

Faça seu exame à tarde!

 

Eu sei, há muitos exames que exigem um preparo, a fim de se conseguir uma melhor avaliação de certos órgãos. Este preparo pode incluir um jejum de 12 horas, o uso remédios afim de diminuir gases ou mesmo de laxantes. E isso restringe horários, obrigando que certos exames sejam feitos pela manhã.

marcar seu exame para um data mais próxima

Como esses exames são feitos preferencialmente no período matutino, eles provocam um maior fluxo de pacientes neste horário.

Isso justifica tanto datas mais distantes na marcação como maiores esperas na clínica, no dia do exame. Fique calmo, pois há esperança.

Saiba, primeiramente, muitos exames não têm preparo ou se têm não obrigam que os exames sejam feitos pela manhã.

Eles podem ser realizados no período da tarde, quando existe um fluxo menor de atendimento.

Será mais fácil marcar seu exame para uma data mais próxima e de um atendimento mais ágil também.

 

As pessoas não sabem dessa possibilidade e marcam seus exames para as manhãs, mesmo quando isso não é necessário.

 

Exames que podem (e devem) ser feitos à tarde

Primeiramente, cada exame nessa lista tem um link para a página específica do exame. Nessas páginas você encontra importantes informações de cada exame, como:

  • características,
  • patologias que podem ser descobertas nos exame,
  • tempo de entrega (na nossa clínica),
  • o que consta do resultado/laudo,
  • outros nomes do exame e,
  • se houver, o preparo pré-exame necessário e os cuidados pós-exame.

Você pode agendar um exame para um dia mais próximo, com chance de menor espera no dia do exame, para:

 

Exames de Glândulas

  • Ecografia de Tireoide, sem ou com Dopplerfluxometria, avalia o tamanho da glândula, a presença de nódulos, suas características e vascularização, a fim de fornecer importantes informações sobre a natureza de um nódulo, se houver.
  • Punção de Tireoide por Agulha Fina de nódulo(s), procedimento simples e rápido, onde retiramos material do nódulo para estudo em laboratório, a fim de  caracterizar a benignidade ou malignidade do mesmo.

 

Exames em Homens

  • Ecografia de Rins e Vias Urinárias é exame importante para pesquisa de cálculos nas vias urinárias, nódulos e cistos nos rins.
  • Ecografia de Próstata avalia o tamanho da próstata, a bexiga e vesículas seminais.
    Ecografia de Bolsa Testicular com Doppler é indicada para avaliar processos inflamatórios, tumorais, torção testicular, varicocele (presença de varizes na bolsa escrotal, que podem causar infertilidade), hidrocele (presença de líquido na bolsa escrotal) entre outros. Para crianças, da mesma forma, é importante para se pesquisar se o testículo se encontra na bolsa escrotal.

 

Exames Para Adultos

  • Ecodoppler de Carótidas e Vertebrais estuda as principais artérias que irrigam o cérebro, visando a detectar placas gordurosas e caracterizá-las, a fim de diagnosticar se há redução da passagem de sangue para o cérebro, que poderia causar um AVC. É um exame cujos resultados orientam o tratamento mais adequado para o paciente.
  • Ecodoppler de Membros Inferiores é o exame que possibilita a detecção de trombose ou de insuficiência vascular, imprescindível para se indicar tratamento por meio de cirurgia de varizes.
  • Ecografia Musculoesquelética permite o diagnóstico de bursites, tendinites, rupturas tendíneas e musculares, fasciite plantar e esporão calcanear, entre outros.
  • Ecografia de parede abdominal é um exame indicado para pesquisa de hérnias, diástase (afastamento) da musculatura do reto abdominal, frequente, acima de tudo, após as gravidezes, partos e cirurgias abdominais.

 

Densitometrias

  • Densitometria de Coluna Lombar e Fêmur avalia a densidade mineral óssea, permitindo o diagnostico de osteopenia e osteoporose, síndromes disabsortivas, artrite reumatoide, doenças hepáticas e nos acompanhamentos posteriores às cirurgias bariátricas.
  • Densitometria de Corpo Inteiro faz uma avaliação da massa corporal. É o exame padrão ouro para avaliação do percentual de gordura total, da gordura androide e ginoide. Esta densitometria avalia, da mesma forma, a massa muscular.

 

Exames em Mulheres e Grávidas

  • Ecografias Obstétricas indicadas para avaliação das estruturas do feto e de seu crescimento, da placenta e do liquido amniótico.
  • Ecografia Morfológica do 1º Trimestre é importante para a avaliação da translucência nucal, já que o aumento da espessura pode estar relacionado às cardiopatias graves, Síndrome de Down e outras malformações. Analisa, da mesma forma, o osso nasal e ducto venoso, marcadores também importantes de Síndrome de Down e cardiopatias. Esta ecografia deve ser realizada, preferencialmente, entre as 11ª e 14ª semanas da gravidez.
  • Ecografia Morfológica do 2º Trimestre, que deve ser realizada entre as 20ª a 24ª semanas, faz um estudo detalhado da anatomia fetal, visando a detectar malformações cardíacas, esqueléticas, do sistema digestivo, urinário, no cérebro e na face; além de avaliar líquido amniótico e placenta, instruindo as providências necessárias após o parto.
  • Ecografia Obstétrica com Dopplerfluxometria é um exame cujo principal objetivo é avaliar o bem esta fetal e assegurar que o feto não se encontra em sofrimento, isto é, ocorre pouca passagem de sangue materno para a placenta e/ou quando o cérebro fetal se encontra pouco oxigenado. Ademais, pode indicar pré-eclâmpsia e informar ao médico a necessidade de ele instituir tratamento adequado.

 

Exames de Mamas

  • Punção Aspirativa de Mama por Agulha Fina é indicada para esvaziamento de cistos e nódulos suspeitos.
  • Core Biópsia de Mama (Core Biopsy da Mama) é um procedimento realizado sob anestesia local. Consiste na retirada de material de um nódulo sólido com uma agulha acoplada a uma pistola. Os fragmentos retirados, visto que são maiores, permitem um diagnóstico preciso das lesões das mamas.
  • Mamografia é o principal exame indicado no rastreamento do câncer de mama, indicado de ser feito anualmente, a partir dos 40 anos, ou antes, caso a paciente tenha histórico familiar de câncer de mama.
  • Ultrassonografia Mamária é exame indicado em qualquer idade a fim de se determinar se um nódulo é cístico (líquido) ou sólido.

 

A Clínica Viver

Nós, da Clínica Viver de Brasília, consideramos que, acima de tudo, a informação é sua melhor companheira na busca por uma vida saudável. Estamos sempre à disposição para responder suas dúvidas, ainda que você não esteja em Brasília.

Oferecemos, igualmente, vídeos com informações importantes em nosso canal de saúde, no Youtube.

Se você está em Brasília, estamos sua disposição. Será um prazer cuidar da sua saúde.

A Clínica Viver de Imagens Médicas, em Brasília, tem os mais modernos aparelhos de ultrassonografia, mamografia digital e densitometria óssea. Igualmente, realizamos punções de tireoide e mama, além de biópsias.

Além disso, tem os profissionais experientes e preparados para consultas nas especialidades de Endocrinologia, Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia, para cuidar de seus exames e da sua saúde.

Ligue para a Viver. Conseguimos agendar sua consulta e/ou exame até para o mesmo dia.

Gostou das formas de marcar seu exame para uma data mais próxima, com menor espera no dia do exame?

Comente, pergunte e, acima de tudo, participe das nossas discussões.

Aguardamos e agradecemos sua participação.

 

Similarmente, se precisar de ultrassonografias, densitometrias, mamografias, tomografia, endoscopias ou biopsia em Planaltina-DF e região, procure a Clínica Afetus.

A Clínica Afetus também oferece consultas de gastroenterologia, cirurgia geral, ortopedia, clínica médica, endocrinologia, mastologia, ginecologia e obstetrícia, angiologia, cirurgia vascular, cardiologia, reumatologia, urologia, neurologia em Planaltina/DF.

Comentários (0)

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*