A Importância dos Exames de Doppler Vascular

A Importância dos Exames de Doppler Vascular
27 de maio de 2019 Dra. Nubia
Avatar
Destaques, Exames de Imagem
doppler vascular

Os exames de Doppler Vascular são muitos, e todos igualmente importantes para nos anteciparmos a problemas potencialmente sérios.

 

Exames de Doppler Vascular

O Ecodoppler Vascular associa as imagens da ecografia (ultrassonografia) à análise do fluxo sanguíneo, e verifica, da mesma forma, a anatomia dos vasos da região analisada.

fluxo sanguíneoPor oferecer imagens de muita qualidade, também auxilia na visualização de tumores e sua atividade (suprimento sanguíneo).

Além disso, a análise da anatomia mostra estreitamentos dos vasos (estenoses) e dilatações (aneurismas).

O Doppler Vascular é o exame indicado para a busca dos perigosos coágulos de sangue.

Esses coágulos, quando se fixam em uma artéria formam os trombos, que causam as tromboses. E, quando se soltam e se deslocam para outros órgãos, formam os êmbolos, que provocam as embolias.

A Clínica Viver atende seu convênio, consegue marcar seu exame até para o mesmo dia e ainda libera o resultado de imediato. Entre em contato conosco para marcar seu exame!

 

doppler vascularA Importância dos Exames de Doppler Vascular

O exame de Doppler Vascular identifica a localização de um problema. E, de acordo com a localização do entupimento ou do destino do deslocamento do trombo ou êmbolo, pode ocorrer de o coágulo:

  • Vir de artéria pulmonar, se soltar e deslocar-se para os pulmões, quando ocorre a embolia pulmonar;
  • Obstruir vaso(s) do cérebro e causar um acidente vascular cerebral (AVC);
  • Obstruir vaso(s) das pernas e dos pés, e causar as tromboses. Isso também podem acontecer com os membros superiores. O exame ajuda, também, no acompanhamento de problemas com varizes.
  • Obstruir a irrigação de regiões ou tecidos, causando isquemias.

Os exames de Doppler Vascular são rápidos e seguros pois:

  • duram menos de 30 minutos,
  • são indolores e,
  • não têm riscos ou contraindicações, por não serem invasivos, não usarem radiação ou contraste e não precisarem de preparo. São exames que utilizam ondas de som de alta frequência a fim de captar as imagens.

São vários os tipos de doppler vasculares, de acordo com o que o exame pode identificar.

Veja os tipos de exame e informações completas clicando nos links abaixo:

 

Ecodoppler de Membro Superior (Arterial e Venoso)

O Ecodoppler de Membro Superior (Arterial e Venoso) é um doppler vascular que tem como objetivo analisar a circulação, nos braços, do sistema venoso.

Além disso, por meio deste exame, é possível encontrar coágulos no interior de veias dos braços (trombose). Estes coágulos implicam em risco, já que podem se soltar e ir para os pulmões, causando embolia pulmonar. Se diagnosticado a tempo, há tratamentos que podem impedir esta ocorrência.

Em casos mais graves podem surgir inchaço persistente nos braços, com feridas e alterações na coloração da pele. O exame de Ecografia de Membros Superiores com Doppler é importante para definir se é necessária a intervenção cirúrgica.

 

Ecodoppler de Membro Inferior (Arterial e Venoso)

O Ecodoppler de Membro Inferior (Arterial e Venoso) é um doppler vascular que tem como objetivo encontrar coágulos no interior de veias da perna (trombos). Estes trombos podem se soltar para os pulmões, causando embolia pulmonar. Se diagnosticado a tempo, há tratamentos que podem impedir esta ocorrência.

Este exame é mais comumente realizado para avaliação de inchaço e dores nos membros inferiores, causados por varizes. As varizes são veias dilatadas, tortuosas e que podem apresentar comprometimento das válvulas existentes em seu interior, que facilitam o movimento do sangue na direção correta.

Em casos mais graves, podem surgir inchaço persistente nos pés, feridas nas pernas e alterações na coloração da pele. O exame é importante a fim de definir a indicação cirúrgica.

 

Ecodoppler de Carótidas e Vertebrais

O Ecodoppler de Carótidas e Vertebrais analisa as carótidas, que são artérias que passam pela região do pescoço, originadas na curvatura torácica da aorta e direcionando-se ao encéfalo.

Como essas artérias são de fácil acesso ao ultrassom, permitem a analogia com as outras artérias de nosso corpo, de mais difícil acesso.

A síncope (desmaio), a pré-síncope (sensação de desmaio), os acidentes vasculares cerebrais, a hipertensão arterial de longa data ou complicada (aquela de difícil controle), as dislipidemias (alterações nas dosagens do colesterol e dos triglicerídeos) e o diabetes devem merecer estudo específico das carótidas.

 

Ecodoppler de Artérias Viscerais

O Ecodoppler Artérias Viscerais é um doppler vascular indicado quando há suspeita de insuficiência intestinal, ou seja, isquemia mesentérica, que é a redução do fornecimento de sangue para os intestinos delgado e grosso.

Este exame é aconselhável quando pacientes têm dores abdominais sem explicação ou incomuns, que aparecem após uma refeição, ou associadas à perda de peso e diarreia.

 

Ecodoppler do Fígado

O Ecodoppler do Fígado avalia o fluxo sanguíneo nas veias porta, supra-hepática, cava inferior e artéria hepática.

Este exame é indicado para a avaliação de distúrbios vasculares no fígado, principalmente na hipertensão portal, causada pela cirrose hepática, na oclusão da veia porta por trombose ou tumor, e na oclusão das veias hepáticas.

 

Ecodoppler de Veia Cava Inferior

O Ecodoppler de Veia Cava Inferior é um doppler vascular que avalia o fluxo sanguíneo na veia cava inferior, com o objetivo principal de verificar a presenta de trombos em seu interior.

A colocação de filtros na veia cava inferior e as neoplasias são as causas mais comuns de trombose, principalmente nos membros inferiores.

A trombose é uma das principais causas de morte de pessoas internadas, pois os coágulos podem se desprender e ir para o pulmão, causando embolia pulmonar.

 

Ecodoppler de Aorta e Ilíacas

O Ecodoppler de Aorta e Ilíacas é o exame que se avalia a aorta e as artérias ilíacas, além de seu fluxo sanguíneo.

Este exame é indicado na avaliação dos aneurismas de aorta, que são dilatações na parede aórtica, assintomáticos e normalmente relacionados à aterosclerose, fumo e doenças cardíacas.

É também recomendado para a avaliação de dissecções e obstruções arteriais, assim como no controle posterior ao tratamento clínico ou cirúrgico dos aneurismas. O exame avalia, da mesma forma, as próteses endovasculares, os stents.

 

Ecodoppler de Aorta e Artérias Renais

O Ecodoppler de Aorta e Artérias Renais é um doppler vascular que avalia a aorta abdominal, seu calibre, fluxo e a presença de aneurisma.

Normalmente, os aneurismas de aorta, que são dilatações na parede aórtica, são assintomáticos e relacionados à:

  • aterosclerose,
  • fumo e,
  • doenças cardíacas.

Este exame estuda, também, as artérias renais desde a sua origem na aorta até os rins, a fim de se identificar áreas de estenose (estreitamentos) destes vasos.

 

Ecografia de Bolsa Escrotal Com Doppler

O Ecografia de Bolsa Escrotal Com Doppler avalia os testículos, epidídimos e, graças ao uso do Doppler, sua vascularização. É indicada principalmente para diagnóstico de varicocele.

 

A Clínica Viver

Nós, da Clínica Viver de Brasília, consideramos que, acima de tudo, a informação é sua melhor companheira na busca por uma vida saudável.

Estamos sempre à disposição para responder suas dúvidas, mesmo que você não esteja em Brasília.

Oferecemos, também, vídeos com informações importantes em nosso canal de saúde, no Youtube.

Se você está em Brasília, estamos sua disposição. Será um prazer cuidar da sua saúde.

A Clínica Viver de Imagens Médicas, em Brasília, tem os mais modernos aparelhos de ultrassonografia, mamografia digital e densitometria óssea.

Realizamos, da mesma forma, punções de tireoide e mama, além de biópsias.

Passeie por dentro da Clínica Viver, navegando por fotos 360º, a fim de conhecer nossa excelente estrutura.

Além disso, temos profissionais experientes e preparados para consultas nas especialidades de Endocrinologia, Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia, a fim de cuidar de seus exames e da sua saúde.

Ligue para a Viver – Tel: (61) 3034-8833 ou WhatsApp: (61) 9937-12157.

Conseguimos agendar seu exame de doppler vascular até para o mesmo dia, já que temos 9 salas de ecografia. Aceitamos os principais convênios e você já sai da clínica com seu resultado.

 

Se precisar, da mesma forma, de ultrassonografias, densitometrias, mamografias, tomografia, endoscopias ou biópsias em Planaltina-DF e região, procure a Clínica Afetus.

A Clínica Afetus também oferece consultas de gastroenterologia, cirurgia geral, ortopedia, clínica médica, mastologia, ginecologia e obstetrícia, angiologia, cirurgia vascular, cardiologia, reumatologia, urologia e neurologia em Planaltina/DF.

Comentários (0)

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*